EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO COM PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE JI-PARANÁ

Publicado em 24/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-161-0

DOI
10.29327/ivreuniaogetea.308084  
Título do Trabalho
EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO COM PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE JI-PARANÁ
Autores
  • Camila De Sousa Silva Maia
  • Isaura Isabel Conte
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Educação e Diversidades na Amazônia
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivreuniaogetea/308084-educacao-infantil-do-campo-com-pedagogia-da-alternancia-na-rede-publica-municipal-de-ji-parana
ISBN
978-65-5941-161-0
Palavras-Chave
Palavras-chave: Educação infantil do campo. Pedagogia da alternância. Crianças. Educampo.
Resumo
Resumo: Este texto apresenta discussões sobre crianças da educação infantil do campo em uma das escolas do Educampo, da rede municipal de ensino de Ji-Paraná, Rondônia. A educação do campo com adoção da pedagogia da alternância na rede pública é uma ação inovadora e recente em Rondônia e em todo Brasil, e a educação infantil torna o contexto ainda mais raro. A metodologia adotada é a pesquisa-ação, tendo como instrumento de coleta de dados a pesquisa participante em uma turma de 23 crianças da educação infantil, sendo Pré I e Pré II. Destaca-se que as crianças se fazem protagonistas, dizendo do seu universo camponês nas brincadeiras e nas falas na escola. Fica nítido que elas conhecem muito bem a vida no/do campo e a dinâmica de trabalho com plantações e animais; passeios e, a vida comunitária, e se alicerçam nessas vivências e conhecimentos para ampliar suas aprendizagens escolares. O Educampo tem sido mais desafiador para com a educação infantil, inclusive para pôr em prática os instrumentos da pedagogia da alternância com crianças pequenas, mas, é isto que torna a experiência importante: há um projeto, entretanto, o ritmo é das crianças.
Título do Evento
IV Reunião Ampliada do Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas da Amazônia
Título dos Anais do Evento
IV Reunião Ampliada do Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas da Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

MAIA, Camila De Sousa Silva; CONTE, Isaura Isabel. EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO COM PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE JI-PARANÁ.. In: IV Reunião Ampliada do Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas da Amazônia. Anais...Ji-Paraná(RO) IFRO, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ivreuniaogetea/308084-EDUCACAO-INFANTIL-DO-CAMPO-COM-PEDAGOGIA-DA-ALTERNANCIA-NA-REDE-PUBLICA-MUNICIPAL-DE-JI-PARANA. Acesso em: 02/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes