‘INDEPENDÊNCIA OU MORTE’?: UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA DO REVISIONISMO HISTÓRICO NO CAPÍTULO QUATRO DA SÉRIE: “A ÚLTIMA CRUZADA” DO BRASIL PARALELO.

Publicado em 24/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-161-0

DOI
10.29327/ivreuniaogetea.307773  
Título do Trabalho
‘INDEPENDÊNCIA OU MORTE’?: UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA DO REVISIONISMO HISTÓRICO NO CAPÍTULO QUATRO DA SÉRIE: “A ÚLTIMA CRUZADA” DO BRASIL PARALELO.
Autores
  • Rebeca Belmont
  • Maria Gabrieli Favoretti Fornazier
  • Thayná Lima
  • Mauro Henrique Miranda de Alcântara
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação Profissional e Tecnológica no Contexto Amazônico
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivreuniaogetea/307773-independencia-ou-morte--uma-analise-historiografica-do-revisionismo-historico-no-capitulo-quatro-da-serie--a-
ISBN
978-65-5941-161-0
Palavras-Chave
Brasil: A Última Cruzada; Independência ou Morte; Brasil Paralelo.
Resumo
O presente trabalho, tem como objetivo analisar o quarto capítulo da série “Brasil: a última cruzada”, intitulado “Independência ou morte”. Este capítulo visa apresentar a marcha pela independência brasileira, discorrendo desde a infância de Dom Pedro I, sua juventude, intrigas pessoais e políticas, até seu falecimento. Eles utilizam fragmentos de narrativas históricas, que segundo eles não é conhecida por todos, assim como citam materiais documentos e textos históricos, sem a devida referência bibliográfica. Diante disso, buscamos analisar as tipologias e estratégias narrativas do capítulo. Para realizar tal análise, realizamos leituras sobre ideologia, a partir de textos do Michael Löwy, Paul Ricoeur e Terry Eagleton. Também utilizamos o conceito de tipologia narrativa de Jörn Rüsen, para relacionar o projeto ideológico da empresa à narrativa em análise. A partir de então, relacionamos a narrativa do vídeo à textos historiográficos sobre o período da Independência, escritos por Boris Fausto, Anthony McFarlane e João Paulo G. Pimenta. Destarte, a partir das ideias aqui apresentadas é notório que tal empresa não possui evidências históricas e não se amparam na historiografia, para produzir o seu material. Buscam realizar um ‘revisionismo’, que na verdade, negligência a história, pautada em análises científicas, com acesso a documentação e discussão historiográfica. A independência, na perspectiva da empresa, foi um processo minucioso e mal interpretado pela história acadêmica.
Título do Evento
IV Reunião Ampliada do Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas da Amazônia
Título dos Anais do Evento
IV Reunião Ampliada do Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas da Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

BELMONT, Rebeca et al.. ‘INDEPENDÊNCIA OU MORTE’?: UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA DO REVISIONISMO HISTÓRICO NO CAPÍTULO QUATRO DA SÉRIE: “A ÚLTIMA CRUZADA” DO BRASIL PARALELO... In: IV Reunião Ampliada do Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas da Amazônia. Anais...Ji-Paraná(RO) IFRO, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ivreuniaogetea/307773-INDEPENDENCIA-OU-MORTE--UMA-ANALISE-HISTORIOGRAFICA-DO-REVISIONISMO-HISTORICO-NO-CAPITULO-QUATRO-DA-SERIE--A-. Acesso em: 23/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes