CURSINHOS COMUNITÁRIOS: UM ESTUDO DO PROJETO INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-SOCIEDADE PRÓ-ENEM UFMT

Publicado em 24/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-161-0

DOI
10.29327/ivreuniaogetea.307552  
Título do Trabalho
CURSINHOS COMUNITÁRIOS: UM ESTUDO DO PROJETO INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-SOCIEDADE PRÓ-ENEM UFMT
Autores
  • Elaine Cristina Lopes de Barros
  • Desconhecido2269
  • Patrick Cruz Moreira Da Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação e Diversidades na Amazônia
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivreuniaogetea/307552-cursinhos-comunitarios--um-estudo-do-projeto-integracao-universidade-sociedade-pro-enem-ufmt
ISBN
978-65-5941-161-0
Palavras-Chave
Cursinho comunitário, ensino, ENEM, prática docente, protagonismo acadêmico.
Resumo
Este estudo tem por objetivo apresentar o projeto Integração Universidade-Sociedade PRÓ-ENEM, “cursinho PRÓ-ENEM UFMT”, em suas esferas pedagógicas, de resgate social e de prática docente, e salientar quatro aspectos em que o projeto se difere de outros cursinhos comunitários e/ou populares no ambiente acadêmico. O primeiro aspecto a se destacar é o protagonismo discente/acadêmico - a tomada de decisões é quase totalmente dos (as) discentes/acadêmicos, em todas as esferas: de planejamento, organização, execução e avaliação. Em um segundo aspecto podemos destacar a participação política dos (as) discentes/acadêmicos e, consequentemente, dos (as) estudantes. Não nos ausentamos em debater temas que afligem a comunidade acadêmica e dividimos esse anseio com os (as) estudantes do cursinho, pois os (as) futuros (as) ingressantes nas IES precisam estar atentos (as) às demandas políticas que ferem nossa permanência nas universidades. A apresentação dos espaços da UFMT para os (as) estudantes do cursinho é um terceiro aspecto que consideramos importante, pois a partir dessas visitas e de conversas com os (as) acadêmicos (as), os (as) estudantes passam a conhecer os espaços da universidade (espaço público), além de facilitar a compreensão dos (as) estudantes dos processos universitários e do próprio cursinho. No quarto aspecto, e com destaque bastante expressivo por se tratar de um cursinho preparatório, são as aulas experimentais, especialmente na área de exatas, que são executadas no intervalo das aulas regulares. As aulas experimentais aproximam os (as) estudantes do saber científico, aumentando a compreensão dos fenômenos, e quebrando o paradigma mecanicista que a maioria dos cursinhos adota.
Título do Evento
IV Reunião Ampliada do Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas da Amazônia
Título dos Anais do Evento
IV Reunião Ampliada do Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas da Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

BARROS, Elaine Cristina Lopes de; , Desconhecido2269; SILVA, Patrick Cruz Moreira Da. CURSINHOS COMUNITÁRIOS: UM ESTUDO DO PROJETO INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-SOCIEDADE PRÓ-ENEM UFMT.. In: IV Reunião Ampliada do Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas da Amazônia. Anais...Ji-Paraná(RO) IFRO, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ivreuniaogetea/307552-CURSINHOS-COMUNITARIOS--UM-ESTUDO-DO-PROJETO-INTEGRACAO-UNIVERSIDADE-SOCIEDADE-PRO-ENEM-UFMT. Acesso em: 20/06/2025

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