RETICULOPERICARDITE TRAUMÁTICA EM BOVINO – RELATO DE CASO

Publicado em 16/12/2021 - ISBN: 978-65-5941-477-2

Título do Trabalho
RETICULOPERICARDITE TRAUMÁTICA EM BOVINO – RELATO DE CASO
Autores
  • Carlos José Rocha Teixeira
  • Natalia Cristina Vieira de Moura
  • Heloísa de Paula Pedroza
Modalidade
Relato de Caso
Área temática
Clínica e Cirurgia
Data de Publicação
16/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivjavetunipaclafaiete/424971-reticulopericardite-traumatica-em-bovino--relato-de-caso
ISBN
978-65-5941-477-2
Palavras-Chave
corpo estranho perfurante, insuficiência cardíaca, sepse
Resumo
TEIXEIRA, Carlos José Rocha¹*; MOURA, Natália Cristina Vieira²; PEDROZA, Heloisa de Paula³ ¹ Médico Veterinário, Mestrando, UFMG - MG ² Médica veterinária autônoma, Ouro Branco, MG ³ Professora do curso de Medicina Veterinária, UNIPAC – Lafaiete, MG *carlosteixeiravet@gmail.com A retículopericardite traumática ocorre devido à perfuração da parede do retículo por objeto pontiagudo ingerido junto ao alimento, que ao atravessar a parede do retículo pode provocar lesões em diafragma, pulmões, pericárdio e coração, além de órgãos abdominais. Como consequência das lesões, animais podem desenvolver insuficiência cardíaca, sepse e toxemia. Bovinos são animais pouco seletivos quanto à alimentação, seleção e separação de partículas durante a ingestão dos alimentos, o que favorece a ingestão de corpos estranhos quando os mesmos estão em associação com o alimento disponível. O presente trabalho objetiva descrever a ocorrência de reticulopericardite traumática a um bovino. Foi atendido um bovino da raça holandesa, sexo feminino, 6 anos, cujo proprietário relatou anorexia e queda abrupta na produção de leite. Verificou-se que o animal apresentava posição de cavalete, jugular ingurgitada, pescoço distendido e relutância em se movimentar. Ao exame físico foi verificado hipomotilidade ruminal, som cardíaco abafado, áreas de consolidação pulmonar, febre e sinais de dor torácica. O animal foi a óbito e foi realizada necropsia, na qual se constatou na cavidade abdominal fígado congesto, aderências entre retículo e diafragma, perfuração na porção cranioventral do retículo envolta por cápsula purulenta se estendendo-se e atravessando o diafragma. Observou-se a presença de duas pedras junto ao conteúdo ruminal, além de um parafuso pontiagudo de 2 cm de comprimento no interior da perfuração na parede do retículo envolto por conteúdo purulento. Ademais, o útero estava gestante de aproximadamente 4 meses, contendo feto com hemorragias cavitárias. Na cavidade torácica, se verificou empiema torácico, aderências entre pulmões, pericárdio e diafragma, pneumonia gangrenosa, pleurite fibrinosa, e presença de conteúdo purulento no saco pericárdico. Os sinais clínicos e achados de necropsia associados à presença de corpo estranho perfurante no retículo foram utilizados como base para diagnóstico de reticulopercardite traumática, que resultou em insuficiência cardíaca e choque séptico, que possivelmente foram as causas do óbito do animal.
Título do Evento
II Web Congresso Mineiro de Medicina Veterinária – COMVET e IV Jornada Acadêmica de Medicina Veterinária (JAVET)
Título dos Anais do Evento
Anais do II Web Congresso Mineiro de Medicina Veterinária: COMVET e IV Jornada Acadêmica de Medicina Veterinária (JAVET)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TEIXEIRA, Carlos José Rocha; MOURA, Natalia Cristina Vieira de; PEDROZA, Heloísa de Paula. RETICULOPERICARDITE TRAUMÁTICA EM BOVINO – RELATO DE CASO.. In: Anais do II Web Congresso Mineiro de Medicina Veterinária: COMVET e IV Jornada Acadêmica de Medicina Veterinária (JAVET). Anais...Conselheiro Lafaiete(MG) UNIPAC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVJAVETUNIPACLAFAIETE/424971-RETICULOPERICARDITE-TRAUMATICA-EM-BOVINO--RELATO-DE-CASO. Acesso em: 17/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes