“AGRO NEGÓCIO”: TEATRO COM ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS EM ADMINISTRAÇÃO E AGROPECUÁRIA INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO

Publicado em 08/05/2020 - ISSN: 2674-6662

Título do Trabalho
“AGRO NEGÓCIO”: TEATRO COM ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS EM ADMINISTRAÇÃO E AGROPECUÁRIA INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Eduardo Machado Dos Santos
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Práticas do ensino de Arte e a oferta das linguagens artísticas nos IFs
Data de Publicação
08/05/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivenpaif/148783-agro-negocio--teatro-com-estudantes-dos-cursos-tecnicos-em-administracao-e-agropecuaria-integrados-ao-ensino-me
ISSN
2674-6662
Palavras-Chave
Teatro; Agro negócio; Arte Política; Processo Criativo.
Resumo
Implantado no extremo norte do estado de Mato Grosso, região conhecida como Amazônia mato-grossense, o IFMT – Alta Floresta atualmente oferta dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, sendo eles os cursos de Administração e Agropecuária. Inserido neste contexto, foi criado no campus, em 2017, o grupo de teatro Fulcro Abstração, formado por estudantes dos referidos cursos. O grupo surgiu após uma Oficina de Teatro oferecida pelo Campus em parceria com o Teatro Experimental de Alta Floresta, resultando na criação do espetáculo “Cidade dos Sonhos”, em 2016, acerca do processo de colonização da cidade. Seu primeiro espetáculo como grupo formado foi “Menino Minotauro”, de Luiz Felipe Botelho, sobre o conflito entre a natureza e a cultura na formação da personalidade de uma criança, em 2017; o segundo trabalho, intitulado de “Essa Obsessão”, em 2018, foi criado a partir de contos de “A vida como ela é...”, de Nelson Rodrigues. Em seu terceiro processo criativo de pesquisa e montagem cênica, no ano de 2019, o grupo investiga o texto dramatúrgico “Agro Negócio”, de Marco Catalão (2012), desta vez, em função da necessidade de refletir artisticamente sobre questões locais, articuladas ao universo de formação dos estudantes, ou seja, os cursos técnicos em Administração e Agropecuária. Na peça, vozes entrecruzadas expõem um acontecimento que deflagra uma investigação: um homem teve a cabeça decepada por um instrumento de trabalho utilizado no corte da cana-de-açúcar. Este homem é o dono da usina, no entanto, o que mais intriga a todos é o fato de que a cabeça continua a falar mesmo após ter sido arrancada do corpo. O leitor/espectador é convidado a investigar as causas do crime, mas também a refletir sobre as relações de trabalho na produção agropecuária, notadamente no setor sulcroalcooleiro que, na peça, através da citação de textos do padre Antônio Vieira, é comparado ao trabalho escravo. A estrutura do texto não é convencional. Nela, não há personagens em diálogos ou cenas estruturadas em sequência de ações concretas. O texto é dividido em duas colunas apenas, nas quais há indicações cênicas à esquerda e falas à direita. Estas falas, por sua vez, são fragmentadas e ora estão grafados em negrito, ora em itálico, ora em negrito-itálico e ora normais. Cada grafia representa um universo, camada ou perspectiva da história que está sendo contada ao leitor/público. Há ainda a indicação de que há apenas duas pessoas em cena, além de uma cabeça cortada, que fala durante toda a peça. Além disso, há uma instrução inicial que recomenda que as vozes sejam pré-gravadas, ora dubladas, ora ignoradas pelos atores. Neste sentido, a estrutura dramatúrgica em si representa um grande desafio para a criação de um espetáculo teatral, sobretudo no contexto escolar, em um grupo com 30 estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Neste trabalho, que é desenvolvido em contraturno escolar, pergunta-se “como construir um espetáculo teatral, através de um processo de pesquisa cênica laboratorial, introduzindo o tema do agronegócio, numa perspectiva poética e crítica – logo política –, com estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio?” O principal objetivo é relatar a experiência do trabalho teatral desenvolvido no IFMT – Alta Floresta, no tocante ao processo inicial de criação do espetáculo “Agro negócio” com o grupo Fulcro Abstração. A noção de encenação como prática pedagógica (GAMA, 2016) é fundamental para este trabalho, considerando o processo criativo teatral para “Agro negócio”, sobretudo na fase inicial de análise dramatúrgica e laboratório teatral, chamados pelo grupo de “laboratório da performance” e “experimentos para a cena”, nos quais há uma ênfase no treinamento de impulsos para o trabalho do ator (GROTOWSKI, 2010), refletindo sobre as relações entre arte e política na cena contemporânea (RANCIÈRE, 2009), notadamente, na análise do texto dramatúrgico objeto deste trabalho e criação do espetáculo no contexto escolar. Trata-se de um relato de experiência de um processo criativo em andamento de pesquisa cênica e elaboração de um espetáculo, considerando as etapas de: leitura e análise dramatúrgica; laboratório da performance; criação de experimentos; desenvolvimento das ações físicas, impulsos externos e internos e alternâncias de tensões; leitura e análise dos diários de bordo dos estudantes-atores e estudantes- atrizes e relação da peça com a área de estudo dos estudantes. Por se tratar de um processo em andamento, ainda não é possível descrever resultados muito definitivos, no entanto, na atual etapa, ressalta-se o processo de apropriação temática e estética, pelos estudantes, do universo do espetáculo em construção, além das relações com o mundo do trabalho e da exploração de mão-de-obra, temas estes que extrapolam o universo do agronegócio e nos fazem refletir sobre outras questões e relações sociais. A partir da análise do diário de bordo dos estudantes, referentes ao primeiro mês de ensaio, notamos que, inicialmente, houve um estranhamento do universo do espetáculo e, aos poucos, à medida em que a experiência partia do corpo, na sala de ensaio, aliado aos estímulos internos e externos para os exercícios e experimentos com o texto, os estudantes vão revelando cada vez mais uma aproximação com o tema do espetáculo e já percebem as relações com sua área de estudo em seus cursos técnicos, além das diversas questões sociais suscitadas na peça.
Título do Evento
IV Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Eduardo Machado Dos. “AGRO NEGÓCIO”: TEATRO COM ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS EM ADMINISTRAÇÃO E AGROPECUÁRIA INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO.. In: Anais do Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais. Anais...Curitiba(PR) IFPR, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ivenpaif/148783-AGRO-NEGOCIO--TEATRO-COM-ESTUDANTES-DOS-CURSOS-TECNICOS-EM-ADMINISTRACAO-E-AGROPECUARIA-INTEGRADOS-AO-ENSINO-ME. Acesso em: 10/06/2025

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