ENSINO DE MÚSICA NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: UMA ANÁLISE DE ASPECTOS NORMATIVOS À LUZ DO CICLO DE POLÍTICAS DE STEPHEN BALL

Publicado em 08/05/2020 - ISSN: 2674-6662

Título do Trabalho
ENSINO DE MÚSICA NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: UMA ANÁLISE DE ASPECTOS NORMATIVOS À LUZ DO CICLO DE POLÍTICAS DE STEPHEN BALL
Autores
  • Marcos de Souza Ferreira
Modalidade
Trabalho completo
Área temática
O desenvolvimento da pesquisa em Arte nos IFs
Data de Publicação
08/05/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivenpaif/148770-ensino-de-musica-no-instituto-federal-da-bahia--uma-analise-de-aspectos-normativos-a-luz-do-ciclo-de-politicas-de
ISSN
2674-6662
Palavras-Chave
Educação Musical, Instituto Federal da Bahia, Ciclo de Políticas de Stephen Ball.
Resumo
O presente trabalho faz um recorte na pesquisa de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de 2013 a 2016, que tomou como campo de investigação o ensino de música no Instituto Federal da Bahia (IFBA) e teve como objetivos gerais: identificar e analisar a presença/ausência da educação musical como conteúdo na estrutura curricular do IFBA; descrever e analisar de que maneira o ensino de música era desenvolvido no âmbito da instituição. Os resultados preliminares permitiram traçar um panorama do ensino do componente curricular Arte na instituição e constatar que o ensino de música estava presente em apenas quatro campi (25%) da instituição. Parte da pesquisa bibliográfica resultou na análise da inserção do ensino de música na Educação Básica, uma trajetória marcada por diversas leis educacionais de abrangência nacional. A pesquisa também se dedicou à análise da criação e desenvolvimento do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Ensino Integrado), onde o ensino de música está inserido. A práxis musical desenvolvida pelos docentes do IFBA foi analisada à luz do modelo teórico musical C(L)A(S)P de Keyth Swanwick. A pesquisa evidenciou, ainda, que os resultados da prática musical desenvolvida nos demais campi do IFBA são análogos aos resultados obtidos no campus Vitória da Conquista. Para entender a trajetória do ensino de música na Educação Básica e a dinâmica do sistema legal, este artigo destaca o estudo sobre as abordagens do Ciclo de Políticas de Stephen Ball, que consiste, sinteticamente, em pensar as políticas voltadas para o ensino, pesquisar e teorizar sobre elas, e criar maneiras para refletir como elas são construídas. Desta forma, a utilização do ciclo de políticas de Ball representa uma possibilidade de compreensão e análise das políticas públicas associadas à trajetória por vezes sinuosa da Educação Musical no Brasil, mesmo após a promulgação da Lei n. 11.768/2008.
Título do Evento
IV Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Marcos de Souza. ENSINO DE MÚSICA NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: UMA ANÁLISE DE ASPECTOS NORMATIVOS À LUZ DO CICLO DE POLÍTICAS DE STEPHEN BALL.. In: Anais do Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais. Anais...Curitiba(PR) IFPR, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ivenpaif/148770-ENSINO-DE-MUSICA-NO-INSTITUTO-FEDERAL-DA-BAHIA--UMA-ANALISE-DE-ASPECTOS-NORMATIVOS-A-LUZ-DO-CICLO-DE-POLITICAS-DE. Acesso em: 10/08/2025

Trabalho

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