ASAS PARA A IMAGINAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA SOBRE A REALIDADE CONCRETA E A CONSCIÊNCIA HUMANA

Publicado em 08/05/2020 - ISSN: 2674-6662

Título do Trabalho
ASAS PARA A IMAGINAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA SOBRE A REALIDADE CONCRETA E A CONSCIÊNCIA HUMANA
Autores
  • Tania Regina Rossetto
  • Larissa Rodrigues Da Silva
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Práticas do ensino de Arte e a oferta das linguagens artísticas nos IFs
Data de Publicação
08/05/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivenpaif/148695-asas-para-a-imaginacao--uma-experiencia-de-criacao-artistica-sobre-a-realidade-concreta-e-a-consciencia-humana
ISSN
2674-6662
Palavras-Chave
Imaginação; Realidade; Produção artística.
Resumo
Este estudo é uma das ações vinculadas ao Projeto de Pesquisa O Trabalho Criador em Arte: produção de significados no processo de apropriação do conhecimento, vinculado ao Instituto Federal do Paraná. A arte, nesse cenário, é uma das categorias do trabalho de cunho essencialmente criador, é ruptura, violência, subversão de posicionamentos naturalizados, considerando a realidade concreta, a realidade em suas múltiplas determinações. A este Projeto de Pesquisa se estendeu o Projeto Educacional A intervenção urbana como prática social constituído segundo o edital do Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social (PBIS), referente ao exercício de 2018. A ação fundamentou-se na permanência e êxito acadêmico e escolar de estudantes em condição de vulnerabilidade social e econômica mediante a comunidade local, na promoção do desenvolvimento acadêmico e no fomento da educação integral. Ao destacarmos a ação desenvolvida explicitamos que a imaginação é algo poderoso, pois corresponde à produção de novos conhecimentos por meio das ideias prévias em que o futuro determina o presente, por exemplo: voar de forma natural é impossível ao ser humano. Mas sabemos que é possível dar asas à imaginação e sonhar com o aparentemente impraticável, ao imaginarmos uma ação concebemos sonhos possíveis que se estendem às realizações concretas. Por conseguinte, o estudo apresentado envolve a relação das pessoas na constituição de imagens que possam realizar simbólica e concretamente sonhos e pretensões humanas. Em específico, questionamos: de que maneira a imaginação age sobre a realidade concreta? O objetivo é compor espaços de criação e reflexão sobre a realidade por meio de ações do imaginário. A metodologia envolve discussão teórica e de abordagem prática. Teoricamente a proposta fundamentou-se no Materialismo Histórico Dialético e na Teoria Histórico-Cultural, delineando-se pela constituição ontológica do ser social possível pelo trabalho. Os estudos foram embasados em Canclini (1980), Fischer (2002), Kosík (1976), Lukács (2013), Marx (2006), Vigotski (2009; 1999; 2004; 2008). Em síntese, os escritos desses autores, permitem conceber que a imaginação age no campo simbólico, mas tem alcance na realidade concreta, nas ações práticas e objetivas. A essência da realidade não é visível de início, mas se constitui como uma atividade prática e sensível, evidenciada pela ação sobre si mesma. Logo, a realidade concreta é criada pela própria representação das coisas e determinada historicamente. O ambiente cotidiano e a esfera comum da vida humana, naturalizam a realidade configurando uma falsa realidade. O duplo sentido dos fatos é corriqueiro e, ao mesmo tempo em que indica a essência, também a esconde. Mas, no decorrer da existência humana reelaboram-se conhecimentos já existentes e aprofundam-se sonhos e ações que vão se tornando possíveis. Por conseguinte, a prática desenvolvida neste estudo por meio de composições mistas – desenho, pintura, fotografia, impressão, recorte, colagem na produção de imagens que buscaram dar asas a imaginação. Os procedimentos da proposta incorporam: 1) Pintura das asas sobre a superfície de uma parede; 2) Abordagem dos participantes; 3) Resposta ao questionamento Se você tivesse asas para onde você voaria; 4) Observações e suposições efetuadas com intenção de situar os posicionamentos tomados pelos sujeitos da pesquisa; 5) Realização da fotografia; 6) Impressão das imagens e produção da fotomontagem; 7) Apresentação da imagem aos participantes e solicitação de divulgação da imagem; 8) Divulgação da imagem; 9) Síntese do processo de criação. Nesse percurso, 20 pessoas responderam à pergunta – se você tivesse asas pra onde você voaria – e se colocaram diante das asas para serem fotografadas. As respostas efetuadas foram: Para a França. Para um Festival de Surf Music. Para a Itália comer massas italianas. Para Gothan City para encontrar o Batman. Para o topo da Chapada Diamantina. Para Marte. Para o alto das montanhas. Para o mundo conhecer novas culturas e novos lugares. Para a terra da justiça. Conhecer o céu. Para a aurora boreal. Para um lugar que as pessoas me aceitem como sou e que eu tenha muitos amigos. Para o Norte para voar em meio à aurora boreal. Para o Canadá em meio à aurora boreal. Para o Canadá. Para o Norte. Para o Havaí. Para Tomorrowland, para os shows de música eletrônica. Mostrar o mundo para o Vitor. Para as pirâmides do Egito. A pesquisa assimilou impressões sensoriais a objetos materiais, combinações significativas aos participantes incluindo diversos lugares aos quais poderiam voar. Os sentidos humanos produzidos de maneira histórica e social e desenvolvidos pela capacidade estética proporcionaram o afastamento da barreira natural e pela resposta efetuada foram criados novos mundos, que existem pela consciência humana. A abordagem da pesquisa ao articular estudos teóricos e práticos demonstra que a imaginação fundamenta o desenvolvimento humano e se constitui como uma necessidade real, um mecanismo de materialização das imagens por meio da articulação de forças internas e externas que passam pela emoção e pelas experiências vividas e almejadas. Essas experiências ao serem combinadas e significadas pela composição das imagens são capazes de relacionar elementos que sustentam novas realidades. A ação simbólica torna possível vislumbrar respostas que unificam o passado e o presente e se lançam para o futuro, para a realização dos sonhos. Seguindo a problemática inicial deste estudo que envolve a relação das pessoas na constituição de imagens que possam realizar simbólica e concretamente pretensões humanas. Concluímos que as respostas efetuadas pelos participantes para o questionamento se você tivesse asas para onde você voaria, trazem à consciência esse desejo que ao ser verbalizado se materializa simbolicamente pela produção da imagem, conforme os vários desejos de voos mencionados. As ações desenvolvidas contribuem para o processo de ensino e aprendizagem e a educação da sensibilidade por meio da produção de imagens que aguçam a percepção e permite a passagem de uma ação simbólica à realidade concreta. Essa relação corresponde a pensamentos divergentes, contrários às concepções imediatas da realidade, rompe a normalidade dos fatos e propicia a constituição de novas formas de ser e estar no mundo, possíveis pela imaginação.
Título do Evento
IV Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROSSETTO, Tania Regina; SILVA, Larissa Rodrigues Da. ASAS PARA A IMAGINAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA SOBRE A REALIDADE CONCRETA E A CONSCIÊNCIA HUMANA.. In: Anais do Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais. Anais...Curitiba(PR) IFPR, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ivenpaif/148695-ASAS-PARA-A-IMAGINACAO--UMA-EXPERIENCIA-DE-CRIACAO-ARTISTICA-SOBRE-A-REALIDADE-CONCRETA-E-A-CONSCIENCIA-HUMANA. Acesso em: 13/05/2025

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