A MÚSICA E O JOVEM INGRESSANTE NO IFG – CÂMPUS URUAÇU

Publicado em 08/05/2020 - ISSN: 2674-6662

Título do Trabalho
A MÚSICA E O JOVEM INGRESSANTE NO IFG – CÂMPUS URUAÇU
Autores
  • Kristiane Munique Costa e Costa
Modalidade
Trabalho completo
Área temática
O desenvolvimento da pesquisa em Arte nos IFs
Data de Publicação
08/05/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivenpaif/148652-a-musica-e-o-jovem-ingressante-no-ifg--campus-uruacu
ISSN
2674-6662
Palavras-Chave
Ensino Médio, Educação Musical, contexto musical, preferência musical.
Resumo
A vivência musical dos jovens que ingressam no Ensino Médio dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Goiás (IFG) – Câmpus Uruaçu é o tema da pesquisa aqui apresentada. Pretende-se responder a seguinte indagação: Qual é a compatibilidade entre os documentos orientadores para o ensino da música e o contexto musical do aluno que ingressa no Ensino Médio Integrado do IFG – Câmpus Uruaçu? A juventude que ali estuda não parece ser diferente dos demais jovens brasileiros, cujo contexto musical está baseado nas experiências cotidianas, porque as escolas públicas de Ensino Básico ainda apresentam uma ausência significativa do ensino formal da música. A identificação e o conhecimento dos códigos e meios musicais usados por estes jovens podem propiciar a construção de um currículo mais próximo da realidade, por considerar o real conhecimento musical apresentado pelos alunos. O objetivo geral da pesquisa é encontrar a “zona de interesse” entre a proposta dos documentos norteadores para o ensino da música no Ensino Médio e o contexto musical do jovem. Para tanto, foi necessário buscar nos documentos norteadores as definições para Ensino Médio e Ensino Médio Integrado; pesquisar as características comportamentais, psicológicas e cognitivas do jovem de Ensino Médio; identificar o contexto musical do aluno de Ensino Médio Integrado do IFG – Uruaçu; delinear os significados oriundos do contexto musical apresentados por estes jovens; definir os parâmetros, através dos documentos norteadores, para o ensino de música no Ensino Médio Integrado; e relacionar os dados coletados com os documentos norteadores. A metodologia aplicada é a quali-quanti, apoiado em técnicas de coleta de dados. O estudo se desenvolveu a partir de pesquisa bibliográfica (literatura sobre o tema e estudo investigativo nos documentos base), pesquisa de campo (questionários, entrevistas e observação e anotações das vivências musicais), catalogação e análise dos dados. Como resultado parcial, o texto apresenta dados sobre o primeiro questionário aplicado para os alunos ingressantes em 2018 que trata da preferência musical. Espera-se que esta pesquisa aponte direções para uma didática mais efetiva e significativa no ensino da música.
Título do Evento
IV Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Kristiane Munique e. A MÚSICA E O JOVEM INGRESSANTE NO IFG – CÂMPUS URUAÇU.. In: Anais do Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais. Anais...Curitiba(PR) IFPR, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ivenpaif/148652-A-MUSICA-E-O-JOVEM-INGRESSANTE-NO-IFG--CAMPUS-URUACU. Acesso em: 23/06/2025

Trabalho

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