RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “IFAZ DE CONTA”: UM OLHAR DISCENTE

Publicado em 08/05/2020 - ISSN: 2674-6662

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “IFAZ DE CONTA”: UM OLHAR DISCENTE
Autores
  • Maurício Marcelino De Lima
  • Camila Aparecida Bueno Luiz
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Projetos de extensão e sua representatividade na Educação Profissional
Data de Publicação
08/05/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivenpaif/148419-relato-de-experiencia-do-projeto-de-extensao-ifaz-de-conta--um-olhar-discente
ISSN
2674-6662
Palavras-Chave
Arte e Profissionalização; Ensino do Teatro; Espetáculos teatrais
Resumo
O objetivo deste resumo é relatar a experiência vivenciada pelos alunos do IFPR Câmpus Cascavel, como também de alunos externos à instituição, no projeto de extensão “Ifaz de Conta”, que em conjunto com o projeto de ensino “O teatro como forma de expressão e comunicação” visa o desenvolvimento da prática teatral pelos alunos insertos no projeto. Sendo iniciado em 2016 pela Dra. Patrícia de Lara Ramos, professora de literatura, e pelo Ms. Mauricio Marcelino de Lima, da área da arte. A etapa primária, do projeto, teve como finalidade um aprofundamento teórico, viabilizando ao aluno o acesso à literatura, principalmente de cunho teatral, como também o estudo de técnicas cênicas e de roteirização, o que permitiu à eles um contato inicial com este ramo, até então não explorado no Campus Cascavel. O projeto de extensão foi proposto para dar uma nova perspectiva da arte dramática dentro da e fora da instituição, visto que durante as aulas regulares, os alunos demonstravam , o não conhecimento e importância da arte, especialmente do teatro, como uma forma de profissionalização, onde o ator realiza os espetáculos com uma dedicação integral, e que trata-se de uma profissão como qualquer outra. Além disso, percebeu-se que os alunos em grande parte pertenciam a comunidade local e que esta tinha pouco acesso aos espetáculos cênicos. Na tentativa de articular uma rotina artística mais próxima dos alunos, e também da comunidade, foi pensado neste projeto, que ampliou a disseminação do teatro para além das aulas regulares, possibilitando aos alunos e comunidades visualizar está área da arte como algo que vai além do lazer, que é uma disciplina prática, mas também teórica, com pressupostos metodológicos importantes e que contribui com aspectos sociais e culturais. Desse modo, em conjunto com a prefeitura do município, foram realizadas apresentações teatrais em escolas municipais da região onde o IFPR Cascavel está situado. Este primeiro contato com o público proporcionou aos alunos uma visão mais ampla do teatro, pois assim puderam sentir por si 1Licenciado em Artes Visuais (2010); Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá(2016). Professor do Instituto Federal do Paraná - IFPR, Câmpus Cascavel, e-mail: mauricio.lima@ifpr.edu.br 2 Estudante do curso Técnico Integrado em Análises Químicas do Instituto Federal do Paraná - IFPR, Câmpus Cascavel; Bolsista do Programa PIBEX (Programa Institucional de Bolsas de Extensão), da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e inovação – PROEPI, e-mail: camila_buenol@hotmail.com mesmos a junção de teoria e prática, e a comunidade pôde perceber o teatro e o IFPR mais próximos de si. No ano seguinte, a professora Patrícia teve de se afastar da execução deste para concluir seu doutorado. Em um novo momento, o projeto adquiriu uma diferente identidade, agora buscando maiores resultados práticos, mas ainda assim caminhando com a teoria. A metodologia utilizada para a aplicação do projeto se desenvolveu baseada no ensino teórico-prático de conteúdos técnicos e de práticas que possibilitaram o desenvolvimento do aluno. Os jogos teatrais e as práticas de improvisação, são norteadores importantes, no estágio inicial da atividade, seguida de um incentivo a escrita de roteiros pelos integrantes do projeto, observando as temáticas e assuntos que abrangiam a realidade da comunidade local, para que os espetáculos pudessem ser melhor compreendidos e valorizados pelo público, que não se limitou aos alunos do IFPR, mas articulou-se com a comunidade em geral. O projeto conta com uma rotina de ensaios semanais, onde no início de cada um é realizado aquecimentos vocais e corporais, seguidos de jogos teatrais que visam o aperfeiçoamento dos alunos em sua capacidade de improvisação. Os jogos teatrais contribuem muito para a desenvoltura do aluno em palco, mas também em sua interação com os outros integrantes do projeto, e até mesmo nas demais atividades escolares. Após o aquecimento com os jogos teatrais inicia-se o ensaio das peças, cujos roteiros são produzidos pelos próprios alunos, que em parceria com o coordenador podem ser adaptados para a montagem dos espetáculos. Nestes ensaios muitas técnicas vistas em teoria são colocadas em prática, o que torna muito mais palpável a percepção de como cada uma delas funciona efetivamente.O estudo teórico expandido até então, acarretou na construção, pelos alunos, desses roteiros autorais, que diferente da primeira peça, trouxeram enredos com um teor mais crítico, abordando temas polêmicos como aborto, pedofilia, suicídio, drogas, violência, entre outros. O propósito destas novas construções teatrais foi trazer ao espectador uma maior reflexão a respeito de temas ainda vistos como tabus em nossa sociedade, além de conscientizá-la da necessidade de maior atenção a casos relacionados aos temas, fazendo com que o projeto assumisse, também, uma função social. O ano de 2017 foi repleto de muitos desafios, oportunizando um amplo amadurecimento e experimentações em diversas situações, passando pela roteirização, interpretação, montagem e elementos técnicos. Isso propiciou resultados importantes, como a apresentação de vários curtas e de um longa metragem “A culpa foi minha” considerado pelos participantes o maior desafio e, simultaneamente, o marco mais expressivo do projeto até hoje. A partir do ano de 2018 houve a criação do projeto de ensino “O teatro como forma de expressão e comunicação” sendo este um complemento do projeto “Ifaz de conta”, que, trabalhando em conjunto, permitiu a criação da primeira companhia de teatro do IFPR Câmpus Cascavel , batizada com o nome do projeto fundador das ações teatrais na instituição. Agora com um maior amadurecimento das atividades propostas pelo projeto, e também por parte dos alunos, houveram avanços significativos no processo de produção de peças teatrais pela Companhia. Tendo passado pelas etapas teóricas e práticas do teatro com base em Janson (1996) que nos traz a arte como um meio de transmitir sentimentos impossíveis de serem demonstrados de outra forma, e também por Fisher (2014) que defende a importância da arte como função social, tendo o papel de ir contra a “alienação” do mundo em que vivemos. Autores como Spolin (2015) que constrói a ideia de que o educando em teatro pode desenvolver muitas capacidades individuais, tais como a expressão criativa, a partir das experiências, e Koudela (2013) que enfatiza a dimensão das práticas de improvisações teatrais como um fator de extrema relevância no trabalho de formação do aluno-ator, contribuíram para o desenvolvimento do projeto. O ingresso de novos alunos a cada ano, por meio de audições realizadas com base em editais disponibilizados pelo projeto Ifaz de Conta, permite a este estar sempre se renovando além de ofertar a um maior número de alunos a oportunidade de ingressar no ramo cênico e desenvolver uma nova concepção a respeito da arte, podendo obter um olhar crítico e técnico simultaneamente. O espaço para membros da comunidade externa, permite aumentar seu elo existente com a Instituição, fazendo com que surja maior interesse ao público externo em assistir os trabalhos realizados pela companhia, visto que estes não são apenas apresentados para os membro do Campus, mas também em locais ofertados em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura da instituição (NAC) e o município de Cascavel. Desde o início do projeto, pode-se notar uma grande mudança no espaço interno da instituição onde o projeto atua, muitas pessoas que apresentavam um olhar mais recluso a arte e seus produtos, passaram a valorizar o trabalho proposto pela companhia além de demonstrar maior interesse em participar dos eventos realizados pela mesma. É possível perceber também que os alunos e servidores do IFPR Câmpus Cascavel apontam um novo olhar para as oportunidades trazidas aos alunos participantes do projeto.Os resultados trazidos pelo “Ifaz de conta” ultrapassam os palcos, visto que a Companhia já começou a ser reconhecida no município no qual está localizada, além de que podemos observar a notória mudança nos alunos participantes, que não se desenvolveram apenas como atores, roteiristas, mas também como pessoas. Uma das fortes características do projeto é a oportunidade de seus integrantes se expressarem e poderem descobrir suas aptidões na arte, um grande exemplo disso é a atual estudante de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Emily Sabrina Guedes Pimenta, ex-integrante do “Ifaz de Conta”. O projeto apresenta uma importante relevância social e moral para os integrantes, além de auxiliar muito na construção individual de cada um, visto que muitos sofrem problemas para se expressarem perante a sociedade ou até mesmo para interagirem com outras pessoas próximas. Nessa senda, é perceptível que muitos resultados foram galgados, o que permite vislumbrar novos horizontes e oportunidades na luta pelo reconhecimento do teatro, não só como atividade prática e de lazer, mas como área de estimada relevância, de cunho teórico e que permite a profissionalização.
Título do Evento
IV Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Maurício Marcelino De; LUIZ, Camila Aparecida Bueno. RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “IFAZ DE CONTA”: UM OLHAR DISCENTE.. In: Anais do Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais. Anais...Curitiba(PR) IFPR, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ivenpaif/148419-RELATO-DE-EXPERIENCIA-DO-PROJETO-DE-EXTENSAO-IFAZ-DE-CONTA--UM-OLHAR-DISCENTE. Acesso em: 13/06/2025

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