O TEATRO COMO FORMA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL

Publicado em 08/05/2020 - ISSN: 2674-6662

Título do Trabalho
O TEATRO COMO FORMA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL
Autores
  • Maurício Marcelino De Lima
  • Camila Aparecida Bueno Luiz
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Projetos de extensão e sua representatividade na Educação Profissional
Data de Publicação
08/05/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivenpaif/147660-o-teatro-como-forma-de-expressao-e-comunicacao-na-formacao-basica-e-profissional
ISSN
2674-6662
Palavras-Chave
Arte e Profissionalização, Ensino do Teatro, Espetáculos teatrais
Resumo
O referido resumo refere-se ao relato de experiência dos projetos de teatro, desenvolvidos no IFPR Câmpus Cascavel, o primeiro, de ensino, intitulado “O teatro como forma de expressão e comunicação” e o segundo, de extensão, intitulado “Ifaz de Conta”. Tais projetos são trabalhados de maneira integrada, com o objetivo de criar duas frentes de desenvolvimento acerca do teatro, dentro e fora da instituição. A primeira enfatiza a valorização do teatro como área do conhecimento, capaz de produzir o objeto artístico, a peça, para representar diferentes realidades, temáticas e opiniões. E a segunda trata-se da produção de espetáculos teatrais para a comunidade, estimulando a reflexão e apreciação da linguagem como uma forma de criar opinião crítica, embasada na realidade, considerando-a, inclusive, como uma forma de profissionalização. Os projetos surgiram em momentos diferentes, primeiro o de ensino, em 2016, com o intuito de ensinar a teoria e prática teatral aos alunos dos cursos técnicos integrados, e posteriormente, em 2017, o de extensão, ampliando a oferta aos alunos de escolas públicas estaduais, matriculados no nível médio. A integração entre ensino e extensão foi idealizada quando percebeu-se que o projeto de ensino conseguiu superar o campo teórico, possibilitando a montagem de pequenas peças apresentadas na instituição e para a comunidade. Em 2017, diante desses resultados e com a necessidade de ampliar seu acesso aos alunos externos, foi criado o projeto de extensão “Ifaz de Conta’. A partir dessa nova formatação, os projetos funcionaram como atividades complementares entre si, pensados de maneira fundamentada teoricamente, a partir dos pensamentos de Janson (1996), que defende a produção do objeto artístico, embasado em três importantes aspectos, a imaginação, criatividade e originalidade. e pelo pensamento de Fischer (2014) onde a arte deve funcionar como uma forma de superar a alienação, promovendo a crítica e rompendo com o formato contemplativo da obra. Já na parte que abrange especificamente a formação de consciência e habilidades em teatro, utilizou-se 1 Licenciado em Artes Visuais (2010); Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá(2016). Professor do Instituto Federal do Paraná - IFPR, Câmpus Cascavel. E-mail: mauricio.lima@ifpr.edu.br 2 Estudante do curso Técnico Integrado em Análises Químicas do Instituto Federal do Paraná - IFPR, Câmpus Cascavel; Bolsista do Programa PIBEX (Programa Institucional de Bolsas de Extensão), da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e inovação – PROEPI, e-mail: camila_buenol@hotmail.com os ensinamentos e teorias desenvolvidas por Koudela (2013), quanto a importância dos jogos teatrais para a composição do ato dramático e os ensinamentos defendidos por Spolin (2015) sobre a improvisação, partindo das próprias experiências. A principal motivação para a criação do projeto de ensino, ainda em 2016, foi a criação de um espaço extraclasse, onde os alunos pudessem desenvolver habilidades na área do teatro, tanto no conhecimento histórico, como das questões práticas na produção da cena e literatura, criação do texto, compreendendo que ser ator é também uma forma de trabalho. A ideia primária do projeto, surgiu com a professora de literatura, Dra. Patrícia de Lara Ramos, integrando-o como colaborador o professor Ms. Mauricio Marcelino de Lima, da área da arte. Em conjunto, os professores tinham como objetivos específicos o estímulo à leitura, especialmente sobre a história do teatro, as teorias técnicas e as obras da literatura universal. Objetivou-se, também, o desenvolvimento da escrita, especialmente de esquetes, para o aprimoramento de habilidades cênicas que contribuíssem além da formação na área para a formação geral, como a imaginação, criatividade e interação social. Focou-se, inclusive, a apropriação das habilidades específicas do teatro, como o jogo dramático a performance corporal e auditiva e a improvisação. No ano seguinte, 2017, com a criação do projeto de extensão ampliou-se os objetivos quanto a participação da comunidade externa, sendo assim, o projeto de ensino, centrou-se na formação teórico-prática, e o projeto “Ifaz de conta” partiu para a produção e ensaio de espetáculos teatrais para apresentações públicas, considerando o nível de desenvolvimento dos integrantes. Instigou-se, inclusive, a criação própria dos roteiros, com temáticas do cotidiano, incluindo temas polêmicos como a questão do aborto, das cotas sociais e do preconceito contra o negro, a mulher e LGBTs. Neste ano, o projeto enfrentou um desafio, pois a professora Patrícia se afastou para a conclusão de seu doutorado, fazendo com que os projetos fossem coordenados apenas pelo professor Mauricio, o que ocasionou na ideia de selecionar alguns orientandos para serem tutores, contribuindo com a divisão das atribuições.O desenvolvimento das atividades são realizadas por fases. No início de todo ano o professor coordenador faz o levantamento dos alunos que permaneceram no projeto e das vagas que serão disponibilizadas para ingresso de novos estudantes, sendo ofertada um limite de 20 vagas para o projeto de ensino e 15 vagas para o projeto de extensão. Realiza-se, então, uma chamada pública com edital de seleção, onde os interessados inscrevem-se por meio eletrônico, podendo ser alunos ou não do IFPR. As audições realizam-se em local, data e horário definido pelo edital, tratando-se de um monólogo. A seleção é necessária, pois a demanda de participação nos projetos é intensa. Dessa forma, como o objetivo não é apenas trazer os alunos com habilidades dramáticas, disponibilizamos cinco vagas a mais para alunos que necessitam desenvolver-se na parte cênica, que participarão, neste momento, apenas do projeto de ensino, justamente para oportunizar seu desenvolverem dramático, e no futuro integrar o projeto de extensão. Os alunos selecionados no projeto de extensão, automaticamente integrarão as aulas de ensino, que trabalha com o aperfeiçoamento dos conhecimentos teóricos e práticos, focando-se especialmente na improvisação e no jogo dramático. Participam do projeto de extensão os alunos que já fazem parte do projeto de anos anteriores e os calouros, até o número de 15 alunos, sendo que nem todos que fazem parte do projeto de ensino integram esta atividade de extensão, pois o seu foco é a aplicação prática das habilidades desenvolvidas no projeto de ensino, a produção de peças, elaboração de roteiros e o ensaio para participação em eventos. Em 2018, com o sucesso da integração entre projeto de ensino e extensão e o amadurecimento significativo dos participantes, criou-se a primeira companhia de teatro do Campus Cascavel, levando o mesmo nome do projeto , “ifaz de conta”. A partir disso, ele foi contemplado com bolsa do programa PIBEX3, produzindo uma quantidade importante de roteiros e apresentações, cerca de 11 montagens teatrais, só neste ano. Ao longo do período em que os projetos estão em vigência, os resultados são notórios, visto que, com a formação amadora de alunos não apenas no ramo da atuação, como também em questões técnicas (iluminação, sonoplastia, roteirização, indumentária e improvisação), já foi possível a criação de 17 peças teatrais, todas com roteiros autorais dos alunos participantes do projeto, evidenciando, inclusive, que a área é uma possibilidade de trabalho. Um dos resultados mais significativos foi a disseminação da arte cênica para a comunidade e aos alunos da instituição, pois mesmo que eles não sigam carreira profissional como atores, os ensinamentos e trocas de experiências proporcionados pelo teatro, contribuíram com a sua vida profissional, especialmente para as relações pessoais, a reflexão e criatividade. O projeto deu um passo importante no caminho da construção da valorização artística e cultural, permitindo aos alunos e espectadores a chance de perceberem a arte como um caminho profissionalizante e de cunho acadêmico. Além disso, em 2018 houve o ingresso da aluna do projeto, Emilly Guedes, no curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá.
Título do Evento
IV Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Maurício Marcelino De; LUIZ, Camila Aparecida Bueno. O TEATRO COMO FORMA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL.. In: Anais do Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais. Anais...Curitiba(PR) IFPR, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ivenpaif/147660-O-TEATRO-COMO-FORMA-DE-EXPRESSAO-E-COMUNICACAO-NA-FORMACAO-BASICA-E-PROFISSIONAL. Acesso em: 27/05/2025

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