A CHINA E O PAQUISTÃO NO CONTEXTO DA BELT AND ROAD INITIATIVE: UMA ANÁLISE DO CORREDOR ECONÔMICO CHINA-PAQUISTÃO

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0268-4

Título do Trabalho
A CHINA E O PAQUISTÃO NO CONTEXTO DA BELT AND ROAD INITIATIVE: UMA ANÁLISE DO CORREDOR ECONÔMICO CHINA-PAQUISTÃO
Autores
  • Pablo Ibañez
  • Maria Franco De Carvalho Reis
  • Daniel Medeiros de Oliveira
Modalidade
Resumo/Trabalho completo - Apresentação oral
Área temática
Eixo 1: Geografia Política e Geopolítica: dos Enfoques Clássicos às Renovações Contemporâneas
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivcongeo/676312-a-china-e-o-paquistao-no-contexto-da-belt-and-road-initiative--uma-analise-do-corredor-economico-china-paquistao
ISBN
978-65-272-0268-4
Palavras-Chave
Belt and Road Initiative, China, Índia, Paquistão, geoeconomics, Geopolítica.
Resumo
Atualmente, a agenda diplomática chinesa é muito complexa, proativa e impacta diversos países ao redor de todo o mundo. Sua economia e modelo de desenvolvimento hoje, demonstram-se tão abrangentes e eficazes que são sentidos em todos os níveis do sistema econômico mundial. A China, durante o período recente, tornou-se uma grande incógnita do ponto de vista geopolítico. A ampliação de sua esfera de influência econômica, baseada em um processo de industrialização acelerado e em crescimento econômico extremamente acelerado, passa a incluir uma estratégia internacional sem precedentes, ainda muito recente, mas bem delimitada, porém difícil de prever. Com isso, pode-se dizer que “a influência da China já foi sentida de Portugal à Vladivostok e da Groelândia ao Paquistão” (Mayer, 2018). No final da década de 1970, com a liderança de Deng Xiaoping, que a China inicia uma abertura ao mundo realmente efetiva e se industrializa, atingindo níveis de crescimento econômico inimagináveis em um período de tempo muito curto. Hoje, trata-se da segunda maior economia do planeta. A BRI é o resultado da união de duas propostas lançadas no segundo semestre de 2013, o Cinturão Econômico da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima do Século XXI. É uma estratégia bastante ambiciosa e desafiadora de conexão regional e transcontinental entre a China e países da Eurásia, que busca o desenvolvimento e expansão de influência (Mayer, 2018), sendo parte de um forte esforço chinês de consolidação de seu poder no cenário internacional. A BRI está mudando os mecanismos e o modo de fazer a geopolítica clássica, ao mesmo tempo em que está levantando questões muito relevantes em termos de segurança e governança global. De um ponto de vista estratégico, ferramentas geopolíticas e novas formas de governança podem apoiar o entendimento, e também prevenir e ajudar a China a enfrentar conflitos e consertar diferentes tipos de problemas que surgirão. Esse uso preferencial de mecanismos econômicos para a resolução de problemas geopolíticos é bem exposto por Blackwill e Harris (2016), que deixam claro que a China faz uso dos instrumentos da geoeconomics, frequentemente, como primeiro recurso em suas relações com o resto do mundo. A geoeconomics não substitui a geopolítica, mas sim a reformula (COWEN e SMITH 2009), pois olha para a segurança territorial de uma outra forma, uma vez que se utiliza de outros instrumentos, que não a força militar, para proteção de um território. Ambas as teorias, geoeconomics e geopolítica, andam juntas, e podemos ver isso no que estamos nos propondo a analisar: a estratégia presente na Belt and Road Initiative e na relação Sino-Paquistanesa. É quase impossível falar sobre a geopolítica da China e não mencionar o Paquistão. A relação entre a China e o Paquistão com objetivos estratégicos não é tão recente assim. Em 1963, a assinatura do acordo sino-paquistanês já demonstrava a estratégia geopolítica chinesa de manter um espaço relevante de influência entre a Ásia e o Oriente Médio. Durante a década de 1970, essa relação se tornaria cada vez mais próxima e forte, especialmente devido ao papel que o Paquistão desempenhou na reaproximação entre a China e os EUA. Além desse evento, essa década permaneceu marcada pela ajuda militar chinesa ao Paquistão e pela confiança mútua entre os dois. Logo, a questão militar, a partir dessa década, ganha uma nova faceta, a nuclear. O Corredor Econômico China-Paquistão (em inglês, China-Pakistan Economic Corridor – CPEC), é um dos carros-chefes da Belt and Road Initiative e uma das maiores apostas do governo, por ser um dos mais importantes e urgentes projetos. Proposto pelo presidente chinês Xi Jinping (BLANCHARD, 2018) e assinado em 5 de julho de 2013, o Memorando de Entendimento (MoU) sobre o CPEC. É um projeto multidimensional que inicialmente propôs gastar, inicialmente, US$ 46 bilhões em projetos focados em infraestrutura, ciência, tecnologia e inovação, e cooperação, com o objetivo de construir milhares de quilômetros de estradas, ferrovias e oleodutos, ligando Kashgar, no Noroeste da China, ao Porto de Gwadar no Sudoeste do Paquistão. Com o exposto até o momento, nosso objetivo nessa pesquisa será analisar a Belt and Road Initiative e o papel do Paquistão na expansão do poderio chinês. E esse tema é extremamente relevante pela centralidade que a Belt and Road Initiative e o China- Pakistan Economic Corridor possuem na política externa chinesa. Também, por se tratar do estudo de um dos principais e mais influentes países do momento, e quiçá, o mais importante do século, a República Popular da China, sobre uma das iniciativas mais importantes do momento, e como essa relação com a Eurásia e, especificamente, com o Paquistão, é um ponto chave e essencial para a compreensão da atual política externa do gigante asiático.
Título do Evento
IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (CONGEO)
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

IBAÑEZ, Pablo; REIS, Maria Franco De Carvalho; OLIVEIRA, Daniel Medeiros de. A CHINA E O PAQUISTÃO NO CONTEXTO DA BELT AND ROAD INITIATIVE: UMA ANÁLISE DO CORREDOR ECONÔMICO CHINA-PAQUISTÃO.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO. Anais...Sao Paulo(SP) USP, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVCONGEO/676312-A-CHINA-E-O-PAQUISTAO-NO-CONTEXTO-DA-BELT-AND-ROAD-INITIATIVE--UMA-ANALISE-DO-CORREDOR-ECONOMICO-CHINA-PAQUISTAO. Acesso em: 03/05/2025

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