UMA DISCUSSÃO SOBRE CURRÍCULO TERRITORIALIZADO E CURRÍCULO NACIONAL: O CASO DAS ESCOLAS DA REGIÃO COSTEIRA DE PARATY, RJ

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0268-4

Título do Trabalho
UMA DISCUSSÃO SOBRE CURRÍCULO TERRITORIALIZADO E CURRÍCULO NACIONAL: O CASO DAS ESCOLAS DA REGIÃO COSTEIRA DE PARATY, RJ
Autores
  • Dafne Godoy
Modalidade
Resumo/Trabalho completo - Apresentação oral
Área temática
Eixo 7: Geografia Política e Ensino: Inovações Temáticas, Conceituais e Metodológicas
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivcongeo/676177-uma-discussao-sobre-curriculo-territorializado-e-curriculo-nacional--o-caso-das-escolas-da-regiao-costeira-de-par
ISBN
978-65-272-0268-4
Palavras-Chave
Caiçara, Educação, Territótorio
Resumo
Tendo em vista minha vivência para com as comunidades tradicionais da Península da Juatinga, a partir do projeto de extensão da UFRJ o qual faço parte desde 2017, e minha pesquisa iniciada no bacharelado em Geografia,o presente trabalho é voltado para compreender de que maneira o currículo diferenciado caiçara (currículo territorializado) implementado nas escolas na região costeira de Paraty pode ajudar a pensar possibilidades outras para as políticas de currículo, um currículo territorializado, tencionando a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) mais especificamente na área da Geografia. O currículo diferenciado vem sendo construído por e para as comunidades tradicionais caiçaras da região pautado na legislação da Educação do Campo, que contempla essas comunidades. Para tanto, nesta região foi organizado o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), um movimento social que alia três populações tradicionais da região: caiçaras, quilombolas e indígenas. A partir desta organização política e social, foi efetivada a garantia dos seus direitos por parte da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação, em 2015, em parceria com a Universidade Federal Fluminense, UFF, campus Angra dos Reis, para a elaboração e implementação da educação diferenciada, que pressupõe a construção de um novo currículo, chamado de currículo integrado e diferenciado. Além disso, o projetoa referido anteriormente, elabora atividades em parceria com o corpo docente para valorização da cultura local. Dessa forma o currículo diferenciado caiçara deve atender e considerar as especificidades das comunidades tradicionais as quais as escolas estão localizadas, pois é isso que o torna diferenciado (NOBRE, 2019). Este currículo será pensado, neste trabalho, a partir da noção de currículo territorializado, ou seja, decorrente de um processo de territorialização do povo caiçara, conceituado por Souza e Teixeira (2009) como objetivação de controle espacial, mesmo que os propósitos sejam econômicos ou culturais. Controle espacial, no caso dos caiçaras, através da educação diferenciada como uma forma de se manter no local e valorizar sua cultura. Portanto, “território” nas suas mais diversas categorias de análise é essencial tanto para a região estudada, alvo de diversas disputas de poder, quanto para definir e analisar o objeto de estudo a partir do termo “currículo territorializado”. Assim, a necessidade do trabalho está em contribuir para o repensar da atual política de currículo nacional construída tendo como base a cultura nacional, do Brasil, no entanto; entende-se que muitas vezes “A cultura nacional comum confunde-se com a cultura dominante” (SILVA, 199. p. 89); e, por conseguinte, pode-se entender também que o currículo nacional comum confunde-se com a cultura dominante. Exatamente por essa suposição por vezes ser verídica, o movimento social do FCT lutou e conquistou seu direto de uma educação diferenciada, pensada por e a partir dos povos tradicionais presentes na região estudada: caiçaras, quilombolas e indígenas. Essa educação pautada na Lei de Educação do Campo pressupõe a valorização das especificidades locais, sua cosmovisão e modo de vida, e a construção de uma escola própria para elas, que aqui nós chamaremos de um currículo territorializado. Para além da dimensão acadêmica, vale ressaltar os saberes tradicionais como conhecimentos essenciais para construção de pensamento crítico e mais, raciocínio geográfico, de uma ética ambiental pautados em uma ética ambiental, ou poderíamos dizer, ética caiçara. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é analisar em que medida este currículo pode ajudar a pensar possibilidades outras para a política curricular. Para execução da pesquisa serão feitas entrevistas semi estruturadas com os professores das escolas para compreender as especificidades deste currículo construído pós factum e suas vivências no cotidiano escolar desses território. Também serão feitas tabelas para pensar relações do currículo com a BNCC identificando essas outras possibilidades. Por fim, serão utilizados relatos de atividades escolares elaboradas e executadas em parceria com as escolas a partir das experiências da autora em sua longínqua participação no projeto de extensão Raízes e Frutos: uma vivência nas comunidades tradicionais da Península da Juatinga, Paraty, vinculado ao departamento de Geografia da UFRJ. A partir do conceito de currículo territorializado e dos debates acerca das políticas nacionais de currículo comum pretende-se responder às perguntas motivadoras. Por fim, será feito debate acerca dessas relações e possibilidades com o objetivo de mostrar o potencial que a implementação desta modalidade de educação tem, pensando em uma política nacional que contempla os mais diversos “Brasis” presentes no território nacional. Assim, poderemos trazer também as dificuldades para com o projeto da educação diferenciada que vem enfrentando e também os alcances que esse projeto vêm tendo nas regiões vizinhas.
Título do Evento
IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (CONGEO)
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GODOY, Dafne. UMA DISCUSSÃO SOBRE CURRÍCULO TERRITORIALIZADO E CURRÍCULO NACIONAL: O CASO DAS ESCOLAS DA REGIÃO COSTEIRA DE PARATY, RJ.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO. Anais...Sao Paulo(SP) USP, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVCONGEO/676177-UMA-DISCUSSAO-SOBRE-CURRICULO-TERRITORIALIZADO-E-CURRICULO-NACIONAL--O-CASO-DAS-ESCOLAS-DA-REGIAO-COSTEIRA-DE-PAR. Acesso em: 13/06/2025

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