O PROGRAMA ESCOLAS DO TERRITÓRIO E SUA ATUAÇÃO EM ANGRA DOS REIS-RJ E PARATY-RJ

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0268-4

Título do Trabalho
O PROGRAMA ESCOLAS DO TERRITÓRIO E SUA ATUAÇÃO EM ANGRA DOS REIS-RJ E PARATY-RJ
Autores
  • Aline Atthie de Souza Pinto
  • Debora Brito Silva
  • Vinicius Guimarães Ribeiro
Modalidade
Resumo/Trabalho completo - Apresentação oral
Área temática
Eixo 7: Geografia Política e Ensino: Inovações Temáticas, Conceituais e Metodológicas
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivcongeo/675877-o-programa-escolas-do-territorio-e-sua-atuacao-em-angra-dos-reis-rj-e-paraty-rj
ISBN
978-65-272-0268-4
Palavras-Chave
Escolas do Território; educação diferenciada; comunidades tradicionais.
Resumo
O Programa Escolas do Território consiste em projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados ao Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR-UFF). Iniciou-se em 2015, através de formação continuada de professores indígenas e não indígenas, no Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda, localizado na Aldeia Sapukai - Angra dos Reis, RJ. O programa, atualmente, desenvolve atividades no âmbito da Formação de Professores mediante a elaboração participativa de Projetos Políticos Pedagógicos, na perspectiva de construção de currículos diferenciados, integrados e interdisciplinares nas escolas que estão situadas em áreas de comunidades tradicionais em Angra dos Reis e Paraty - RJ. Sua metodologia freireana consiste na articulação de atores sociais para a incidência na elaboração e implementação de políticas públicas de Educação Diferenciada, construídas e experimentadas em Educação Escolar Indígena, Caiçara e Quilombola, tais como Acordos de Cooperação Técnica entre a Universidade e Secretarias Municipais e Estadual. O Programa tem como parceiros diversas instituições que atuam no território: Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT); Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação Diferenciada (NEPEDIF) do Colégio Pedro II; Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS/Fiocruz/FCT); e Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Raízes e Frutos/UFRJ. Dessa forma, o Programa Escolas do Território busca, através de suas formações promover uma quebra secular de um ensino normalizador, a partir de uma valorização de saberes e experiências produzidos pelos alunos e comunitários. Os currículos trabalhados ultrapassam os limites da grade curricular, integrando práticas pedagógicas multiculturais dentro e fora da sala de aula. O programa atua nas comunidades caiçaras, de toda a Zona Costeira de Paraty, com formação continuada de professores, assim como na Ilha Grande (Angra dos Reis-RJ) e nos Quilombos do Campinho e do Cabral (Paraty-RJ), com formação continuada de professores do primeiro e segundo segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ademais, trabalha-se também com os Guarani Mbya da Aldeia Sapukai (Angra dos Reis-RJ) e Paraty-Mirim (Paraty-RJ), juntamente com a SEEDUC-RJ, oferecendo o Ensino Médio com habilitação em Magistério Indígena. O Programa Escolas do Território inova ao experimentar uma política curricular crítica e progressista, que toma como referência a metodologia dos temas geradores articulados em redes temáticas de base freireana, aliada ao estudo dos conceitos integradores de cada área do conhecimento, para construção coletiva de projetos políticos pedagógicos que se constituam em propostas curriculares integradas e diferenciadas, que contribuam para a defesa dos territórios tradicionais caiçaras, quilombolas e indígenas; o fortalecimento das culturas locais e a defesa de suas bandeiras de luta, como o direito a uma educação diferenciada de qualidade. O presente trabalho tem como objetivo apresentar o mapa e o histórico do Programa Escolas do Território, buscando relacioná-los aos processos educativos em curso na região e às iniciativas políticas de defesa dos territórios tradicionais. A pergunta é: em que medida a educação escolar pode ser um vetor importante na articulação dos vínculos comunitários com o território e dos conhecimentos tradicionais locais?
Título do Evento
IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (CONGEO)
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PINTO, Aline Atthie de Souza; SILVA, Debora Brito; RIBEIRO, Vinicius Guimarães. O PROGRAMA ESCOLAS DO TERRITÓRIO E SUA ATUAÇÃO EM ANGRA DOS REIS-RJ E PARATY-RJ.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO. Anais...Sao Paulo(SP) USP, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVCONGEO/675877-O-PROGRAMA-ESCOLAS-DO-TERRITORIO-E-SUA-ATUACAO-EM-ANGRA-DOS-REIS-RJ-E-PARATY-RJ. Acesso em: 13/06/2025

Trabalho

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