CICLO HIDROSSOCIAL E CULTURA DA ÁGUA: EXPERIÊNCIAS CRÍTICAS DE APRENDIZAGEM PARA A GOVERNANÇA HÍDRICA COMUNITÁRIA E SUSTENTABILIDADE

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0268-4

Título do Trabalho
CICLO HIDROSSOCIAL E CULTURA DA ÁGUA: EXPERIÊNCIAS CRÍTICAS DE APRENDIZAGEM PARA A GOVERNANÇA HÍDRICA COMUNITÁRIA E SUSTENTABILIDADE
Autores
  • Júlia Bastos Borges
  • Emmanuel Santos Vilas Boas
  • Monika Richter
Modalidade
Resumo/Trabalho completo - Apresentação oral
Área temática
Eixo 7: Geografia Política e Ensino: Inovações Temáticas, Conceituais e Metodológicas
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivcongeo/675285-ciclo-hidrossocial-e-cultura-da-agua--experiencias-criticas-de-aprendizagem-para-a-governanca-hidrica-comunitaria
ISBN
978-65-272-0268-4
Palavras-Chave
Segurança Hídrica, Educação Ambiental, Água, Inovação metodológica, Cultura.
Resumo
Apesar de possuir, em seu território, 12% do estoque hídrico disponível no mundo (GANDRA, 2018), o Brasil possui 35 milhões de pessoas sem acesso à água (MARTINS, 2021). Na interseção do Ciclo Hidrossocial e da Cultura da Água, um poderoso caminho emerge, dinamizando a governança comunitária, revelando conflitos e potencialidades em cada território, e pavimentando o caminho para um futuro sustentável e resiliente. O objetivo do estudo é apresentar duas experiências de aprendizagem com o Ciclo Hidrossocial, ocorridas em diferentes territórios e com públicos distintos. A primeira experiência foi conduzida com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Professora Amélia Araújo Lage, localizada em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, através da disciplina de Geografia. A segunda experiência envolveu discentes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), na cidade de Marabá, Pará, por meio de um curso de Extensão que abordou não apenas o Ciclo Hidrossocial, mas também a Cultura da Água. O Ciclo Hidrossocial é uma abordagem acadêmica que reconhece a importância dos aspectos culturais e sociais no manejo da água, compreendendo que o ciclo hidrológico não é apenas um processo geofísico, mas também social e influenciado por práticas e crenças culturais das comunidades que integram os territórios (SWYNGEDOUW, 2019). A Cultura da água envolve a compreensão dos múltiplos usos e significados em diferentes contextos socioculturais. Segundo Vargas (2006) é um elemento fundamental para a gestão sustentável dos corpos hídricos, uma vez que leva em consideração a diversidade de valores, crenças e práticas relacionadas à água em diferentes grupos sociais. Pode ser vista como um instrumento para promover a educação ambiental e a participação social na governança comunitária. O estudo apresenta o resultado das ações educativas que utilizaram distintas metodologias: na primeira experiência, em Angra dos Reis, a metodologia incluiu aulas em sala de aula, aulas passeio (FREINET, 1998) e interações com a comunidade local para promover a consciência ambiental e o engajamento na proteção dos recursos hídricos. Na segunda experiência, em Marabá, envolveu atividades teóricas, debates e práticas, abordando a relação entre a água e o território amazônico, considerando aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais. As experiências demonstraram a eficácia da abordagem transdisciplinar do Ciclo Hidrossocial e da Cultura da Água na promoção da educação ambiental, manejo sustentável da água e engajamento comunitário. O estudo identifica o potencial do Ciclo Hidrossocial e Cultura da Água como abordagens inovadoras para o ensino e pesquisa na área de Geografia Política. Através do uso transdisciplinar dos conceitos é potencializada a compreensão, complexa e qualificada, dos cenários em cada território, estimulando a proteção dos corpos hídricos e das espécies dependentes desses ecossistemas. A aplicação dessas abordagens em ações educativas permite o debate interdisciplinar e aprofundamento das discussões, considerando as demandas dos sujeitos envolvidos. As experiências demonstraram que a combinação desses conceitos pode fomentar a elaboração de políticas públicas mais eficazes, direcionadas às necessidades específicas de cada local. Além disso, a abordagem transdisciplinar possibilitou a inclusão de diferentes campos do conhecimento, como economia, ecologia, geografia, sociologia, história e direito, enriquecendo as análises sobre o uso e gestão da água. A integração do Ciclo Hidrossocial no ensino fundamental, especialmente na disciplina de Geografia, permite o ensino sobre o ciclo da água, suas propriedades físicas e químicas, bem como a importância da água para os seres vivos e ecossistemas. Além disso, a valorização do conhecimento local contribuiu para a redução do epistemicídio, racismo e elaboração de políticas para a redução da desigualdade hídrica. Globalmente, as experiências de aprendizagem apresentaram indícios importantes de que o uso do Ciclo Hidrossocial e da Cultura da Água pode ser uma abordagem valiosa para o ensino e pesquisa, especialmente no manejo e conservação da água. Esses conceitos interdisciplinares mostraram-se promissores para promover práticas sustentáveis e cooperativas em relação aos corpos hídricos. O trabalho conclui que as experiências evidenciaram o potencial dos conceitos trabalhados como impulsionadores da Segurança Hídrica, permitindo aprimorar o manejo e conservação da água. Além disso, essas práticas ampliaram a compreensão interdisciplinar e contribuíram para a governança hídrica. Os resultados destacam a importância de promover a conscientização, o conhecimento e a ação coletiva em busca de soluções sustentáveis para os desafios hídricos enfrentados no Brasil.
Título do Evento
IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (CONGEO)
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BORGES, Júlia Bastos; BOAS, Emmanuel Santos Vilas; RICHTER, Monika. CICLO HIDROSSOCIAL E CULTURA DA ÁGUA: EXPERIÊNCIAS CRÍTICAS DE APRENDIZAGEM PARA A GOVERNANÇA HÍDRICA COMUNITÁRIA E SUSTENTABILIDADE.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO. Anais...Sao Paulo(SP) USP, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVCONGEO/675285-CICLO-HIDROSSOCIAL-E-CULTURA-DA-AGUA--EXPERIENCIAS-CRITICAS-DE-APRENDIZAGEM-PARA-A-GOVERNANCA-HIDRICA-COMUNITARIA. Acesso em: 10/05/2025

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