CIRCULAÇÃO E INTEGRAÇÃO FÍSICA: DINÂMICAS ATUAIS DAS FRENTES PIONEIRAS NO SUL DO AMAZONAS

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0268-4

Título do Trabalho
CIRCULAÇÃO E INTEGRAÇÃO FÍSICA: DINÂMICAS ATUAIS DAS FRENTES PIONEIRAS NO SUL DO AMAZONAS
Autores
  • Ana Beatriz Castro de Jesus
  • Thiago Oliveira Neto
  • Fredson Bernardino Araújo da Silva
Modalidade
Resumo/Trabalho completo - Apresentação oral
Área temática
Eixo 5: Integração Regional, Regionalismo e Novos Espaços de Cooperação e Conflito Internacional
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivcongeo/674861-circulacao-e-integracao-fisica--dinamicas-atuais-das-frentes-pioneiras-no-sul-do-amazonas
ISBN
978-65-272-0268-4
Palavras-Chave
Rodovias; Amazônia; Frentes pioneiras; circulação.
Resumo
A Amazônia apresenta no período atual uma complexa rede de circulação com rios e rodovias que possibilitam articulações multiescalares, conectando diversos lugares a uma rede urbana nacional e internacional, apresentando transformações espaciais significativas com a consolidação de rodovias construídas na década de 1970 e a inserção de novas infraestruturas de circulação. No passado, as rodovias apresentavam o significado centrado na possibilidade de efetivar uma coesão territorial, reduzir possível satelitização da região amazônica às influências de países lindeiros e principalmente acesso terrestre às fronteiras e as terras para ocupação econômica. Depois de décadas, esses significados se mantém, mas nota-se outros elementos como a necessidade de potencializar a fluidez territorial na região via integração física especialmente com a conformação de corredores de exportação entre o Centro-Oeste e a bacia amazônica, necessidade de tornar caminhos trafegáveis sazonalmente em permanentes, consolidando processos de ocupação e possibilitando a fluidez contínua da produção e de pessoas entre os lugares. Nesse sentido, o sistema de objetos instalado, particularmente o sistema rodoviário, é historicamente um fator determinante da fluidez territorial na Amazônia. No entanto, a infraestrutura não é homogênea e, consequentemente, nem a integração física regional, pois a circulação depende dos segmentos rodoviários que podem ser trafegáveis o ano todo, somente por cerca de seis meses, além disso pode-se destacar a dispersão técnica e a alta pluviosidade sazonal na região amazônica. O presente trabalho tem como objetivo identificar os elementos da integração física do território centrados na circulação e na expansão das frentes pioneiras no Sul do estado do Amazonas, tendo em vista, que este recorte espacial passou apresentar, de acordo com Silva et al. (2021) e Castro de Jesus et al. (2023), mutações na faixa pioneira que apresenta rodovias trafegáveis e novas infraestruturas de transportes públicas e privados, constituindo novos arranjos da circulação regional na Amazônia Ocidental. Após várias décadas da construção dessas infraestruturas, as frentes pioneiras existentes apresentaram transformações, sendo atualmente o Sul do estado do Amazonas um de seus campos de atuação privilegiado, uma vez que houve uma dinâmica de revigoramento, como é mencionado por Silva et al. (2021) e identificado em trabalho de campo, e a existência de uma fluidez territorial e o avanço das atividades de pecuária em um recorte espacial que denominamos de faixa pioneira que atende à uma dinâmica da escala macrorregional amazônica. No âmbito operacional da pesquisa, estabeleceu-se duas etapas: a primeira consistiu em levantamento bibliográfico e conceitual dos temas frentes pioneiras circulação e integração física e territorial; seguidamente, realizou-se trabalho de campo no percurso Manaus-Lábrea, Lábrea-Humaitá e Humaitá-Apuí com objetivo de identificar as condições de circulação e da integração física nesse recorte espacial e sua relação com as frentes pioneiras. A circulação apresenta duas nuanças centradas na geopolítica e nas redes geográficas, primeiramente pela atuação do Estado por meio das políticas territoriais que estruturam um conjunto de infraestruturas voltadas para o estabelecimento da coesão territorial para fins de possibilitar trocas e acesso as fronteiras (VALLAUX, 1914; COSTA, 1991), estando contemplada a perspectiva histórica da expansão da malha rodoviária na Amazônia entre as décadas de 1960 e 1970, enquanto que no âmbito da rede urbana houve alterações e uma complexificação com a presença de um padrão fluvial e outro rodoviário (CORRÊA, 1987; THÉRY, 2005). O padrão estabelecido com as rodovias e os incentivos governamentais foram centrais para a expansão das frentes pioneiras na Amazônia, seguindo os caminhos rodoviários construídos (THÉRY, 2005). A faixa pioneira corresponde a uma fração territorial em processo de estruturação com novos sistemas de engenharia, expansão produtiva e consolidação de fluxos terrestre e fluvial com redes que articulam-se com as cidades de Porto Velho e de Manaus, formando arranjos espaciais compostos por linhas de ônibus intermunicipais e interestaduais, transporte de cargas em caminhões e em embarcações, característica que remete a inexistência de um “isolamento” terrestre. Nesse contexto, identificamos que uma dessas frações territoriais correspondem ao Sul do estado do Amazonas, entre as cidades de Lábrea, Humaitá e Apuí, apresentam, no período atual, um conjunto de mudanças espaciais que, por meio mudanças na integração física regional, influenciam diretamente na circulação e no revigoramento das frentes pioneiras com a expansão das atividades econômicas como a pecuária e a produção de grãos.
Título do Evento
IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (CONGEO)
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JESUS, Ana Beatriz Castro de; NETO, Thiago Oliveira; SILVA, Fredson Bernardino Araújo da. CIRCULAÇÃO E INTEGRAÇÃO FÍSICA: DINÂMICAS ATUAIS DAS FRENTES PIONEIRAS NO SUL DO AMAZONAS.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO. Anais...Sao Paulo(SP) USP, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVCONGEO/674861-CIRCULACAO-E-INTEGRACAO-FISICA--DINAMICAS-ATUAIS-DAS-FRENTES-PIONEIRAS-NO-SUL-DO-AMAZONAS. Acesso em: 06/06/2025

Trabalho

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