O COMÉRCIO ELETRÔNICO E A NOVA GEOPOLÍTICA DO CONSUMO: HEGEMONIA E BUSCA DE CONSENSOS

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0268-4

Título do Trabalho
O COMÉRCIO ELETRÔNICO E A NOVA GEOPOLÍTICA DO CONSUMO: HEGEMONIA E BUSCA DE CONSENSOS
Autores
  • Igor Venceslau
Modalidade
Resumo/Trabalho completo - Apresentação oral
Área temática
Eixo 5: Integração Regional, Regionalismo e Novos Espaços de Cooperação e Conflito Internacional
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivcongeo/674492-o-comercio-eletronico-e-a-nova-geopolitica-do-consumo--hegemonia-e-busca-de-consensos
ISBN
978-65-272-0268-4
Palavras-Chave
E-commerce; geopolítica; Brasil
Resumo
Com o surgimento das técnicas da informação, as implicações políticas de seu uso não se restringem aos usuários indivíduos, nem mesmo às corporações. Os próprios países passaram a se diferenciar pelo uso das tecnologias digitais em diversas áreas, da militar à econômica. As atividades da economia digital, dentre as quais o comércio eletrônico se destaca tanto por sua escala quanto pelos agentes relevantes que participam, ao ampliarem o consumo em escala global, inauguram um conjunto de conflitos de ordem geográfica e política. Esta comunicação tem por objetivo apresentar elementos de uma nova geopolítica do consumo, erigida a partir da emergência do comércio eletrônico e sua difusão. Os resultados são provenientes da pesquisa de doutorado concluída recentemente, que se debruçou a respeito da difusão do comércio eletrônico no território brasileiro. Para a pesquisa, utilizamos os procedimentos de revisão bibliográfica; pesquisa documental de dados sobre o comércio eletrônico em órgãos governamentais e grandes empresas; e trabalho de campo com entrevista na Organização Mundial do Comércio (OMC/ONU) em Genebra, Suíça. Por comércio eletrônico, estamos entendendo o conjunto de operações de compra e venda de mercadorias realizadas a distância e mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação, desde a etapa da escolha do produto até o pagamento e entrega. Ainda que as teses mais conservadoras advoguem a perda de relevância do espaço geográfico com na economia digital, sua operação supõe fluxos intensos e constantes de dados e mercadorias que atravessam as fronteiras de maneira crescente, o que recoloca o problema do espaço como ainda mais estratégico. A divisão internacional do trabalho que se apresenta, com clara definição entre países vendedores e consumidores, está longe de superar as históricas desigualdades entre os países e regiões. A ausência de uma regulação internacional para esse tipo de comércio acirra ainda mais os conflitos atuais. Identificou-se, de um lado, os interesses das empresas representadas por seus países, como EUA e China, na corrida pela expansão do e-commerce, enquanto a União Europeia ensaia algum esforço de acordo comum. No âmbito da OMC, a produção de uma normatização mundial está na ordem do dia, tendo as forças representados principalmente pela Índia, ao defender seu enquadramento como serviço, e Singapura, grande plataforma logística que lidera a diplomacia por uma regulação específica. A América Latina e o Brasil, ao possuírem relevante mercado interna e empresas regionais competitivas, busca controlar seus mercados e a porosidade territorial de suas fronteiras, enquanto continuam muito aquém da produção dessas tecnologias. Conhecer esses diversos interesses e conflitos auxiliam na elaboração de uma estratégia nacional que vise uma inserção ativa do Brasil na denominada quarta revolução industrial. Uma regulação no âmbito da OMC seria bem-vinda, mas é preciso garantir que seus termos beneficiem também os países consumidores, que são a absoluta maioria.
Título do Evento
IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (CONGEO)
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VENCESLAU, Igor. O COMÉRCIO ELETRÔNICO E A NOVA GEOPOLÍTICA DO CONSUMO: HEGEMONIA E BUSCA DE CONSENSOS.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO. Anais...Sao Paulo(SP) USP, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVCONGEO/674492-O-COMERCIO-ELETRONICO-E-A-NOVA-GEOPOLITICA-DO-CONSUMO--HEGEMONIA-E-BUSCA-DE-CONSENSOS. Acesso em: 12/05/2025

Trabalho

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