O “PARADIGMA DA FORMAÇÃO” E A GEOGRAFIA BRASILEIRA: SOCIEDADE, ESPAÇO E TERRITÓRIO

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0268-4

Título do Trabalho
O “PARADIGMA DA FORMAÇÃO” E A GEOGRAFIA BRASILEIRA: SOCIEDADE, ESPAÇO E TERRITÓRIO
Autores
  • THIAGO MACHADO
  • Maria Fernanda Silva Santos
  • Jaedna Danielle Alves da Costa
Modalidade
Resumo/Trabalho completo - Apresentação oral
Área temática
Eixo 1: Geografia Política e Geopolítica: dos Enfoques Clássicos às Renovações Contemporâneas
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivcongeo/670354-o-paradigma-da-formacao-e-a-geografia-brasileira--sociedade-espaco-e-territorio
ISBN
978-65-272-0268-4
Palavras-Chave
formação territorial, Pensamento Social Brasileiro, território
Resumo
O processo de renovação crítica da Geografia brasileira assimilou o conceito de “formação” no discurso geográfico sobre o Brasil. Desde o texto seminal de Santos (1977), em que analisa a formação social como teoria e método, vários autores mobilizaram a ideia de formação. Se Santos (1977) se apropriou do conceito marxista de “formação econômico-social” para destacar seu conteúdo geográfico ao formular o conceito de “formação socioespacial”, Moreira (1982) parte do mesmo referencial para se referir à “formação espacial” enquanto conceito capaz de explorar a relação entre a reprodução social e os arranjos espaciais de um espaço nacional concreto. Moraes (2011) procede de modo similar, mas vincula à formação o conceito geográfico de “território”, destacando o conteúdo político do processo de valorização do espaço atribuído aos projetos coloniais. Outros tantos autores manejam variantes geográficas da “formação” como recurso para lidar com questões envolvendo a rede urbana, a industrialização brasileira ou a questão ambiental, a exemplo de Andrade (2007; 1995), Porto-Gonçalves (1995); Corrêa (2000), Geiger e Davidovich (1982), dentre outros. Porém, a análise da operacionalização do conceito de “formação” na Geografia ficaria empobrecida se não a situássemos no âmbito do Pensamento Social Brasileiro, campo interdisciplinar que inclui a Crítica Literária, as Ciências Sociais, a Economia e a Historiografia. Arantes (1997) reconhece a existência de uma “verdadeira obsessão nacional” no estudo da formação brasileira registrada em obras canônicas como “Casa Grande & Senzala” (FREYRE, 1933), “Raízes do Brasil” (HOLANDA, 1936), “Formação do Brasil Contemporâneo” (PRADO JR., 1942), “Formação da Literatura Brasileira” (CANDIDO, 1959), “Formação Econômica do Brasil” (FURTADO, 1959), dentre outras. Alguns autores têm avaliado o esgotamento do, assim entendido, “paradigma da formação”, apontando para sua filiação ao caduco projeto nacional-desenvolvimentista (NOBRE, 2012) e para a necessidade de, em face ao aprofundamento da globalização, voltar-se mais à inserção internacional do que à formação brasileira (SANTIAGO, 2014). Tensionando, portanto, os usos e apropriações do conceito de “formação” na Geografia e no Pensamento Social, buscamos construir um problema de pesquisa destinado a examinar, a partir da relação entre ambos os campos disciplinares, qual o resultado da apropriação criativa realizada pela Geografia. Como recurso metodológico, selecionamos para análise textual um conjunto de obras (livros e artigos) dos geógrafos escolhidos (M. Santos, R. Moreira e A. C. R. Moraes), considerando como o conceito de formação foi operacionalizado para o estudo do território brasileiro e quais os diálogos mais evidentes com o cânone do Pensamento Social Brasileiro. Sem deixar de considerar outras publicações, a análise centrou-se em: “O Brasil: território e sociedade no início do século XX” (SANTOS; SILVEIRA, 2001); “Formação Espacial do Brasil” (MOREIRA, 2020); e “Bases da formação territorial do Brasil” (MORAES, 2011). Reconhecemos a formulação teórico-metodológica original a partir da Geografia brasileira que originou modelos explicativos que buscam dar conta do processo político e social de formação da sociedade brasileira a partir do seu território. Santos o faz ao compreender a formação como um processo dinâmico de expansão dos meios técnicos sobre os meios naturais, destacando a interação entre as heranças territoriais, os objetos técnicos e os novos usos do território. Moreira concentra-se na relação de poder transversal à tríade terra-território-Estado, o que se desdobra em sucessivos conflitos de espaço e contraespaço, referentes territoriais da oposição entre a ordem estatal e os arranjos comunitários. Já Moraes compreende o processo de valorização do espaço de acordo com a reiterada expansão colonial sobre os chamados fundos territoriais. Comum a estas formulações geográficas estão: a dualidade entre o território nominal da soberania estatal e o território de uso efetivo; e a tensão epistemológica entre os conceitos de “espaço” e de “território” enquanto categoria explicativa da formação. Além disso, podemos identificar de modo sintético cinco relações básicas do estudo da formação espacial/territorial a partir da Geografia brasileira e que servem de horizonte metodológico para as análises empreendidas: 1) relação espaço-tempo; 2) relação regional-nacional; 3) relação interno-externo; 4) relação Estado-território; 5) relação sociedade-natureza. Por fim, reconhecemos a dificuldade de atribuir ao estudo da formação o estatuto de “paradigma”, preferindo acompanhar Botelho (2020) na percepção de que não constitui uma unidade estável, ainda que seja um repertório cognitivo a que podemos recorrer. Consideramos esse entendimento válido não só para o Pensamento Social Brasileiro, mas para como a Geografia brasileira produziu seus próprios intérpretes do Brasil.
Título do Evento
IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (CONGEO)
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MACHADO, THIAGO; SANTOS, Maria Fernanda Silva; COSTA, Jaedna Danielle Alves da. O “PARADIGMA DA FORMAÇÃO” E A GEOGRAFIA BRASILEIRA: SOCIEDADE, ESPAÇO E TERRITÓRIO.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO. Anais...Sao Paulo(SP) USP, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVCONGEO/670354-O-PARADIGMA-DA-FORMACAO-E-A-GEOGRAFIA-BRASILEIRA--SOCIEDADE-ESPACO-E-TERRITORIO. Acesso em: 05/07/2025

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