A GEOPOLÍTICA, A MÍDIA E O ENSINO BÁSICO: AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DOS ACADÊMICOS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS JUNTO ÀS EDUCANDAS E AOS EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE MARILIA-SP.

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0268-4

Título do Trabalho
A GEOPOLÍTICA, A MÍDIA E O ENSINO BÁSICO: AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DOS ACADÊMICOS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS JUNTO ÀS EDUCANDAS E AOS EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE MARILIA-SP.
Autores
  • Noemia Ramos Vieira
  • Silvia Aparecida de Sousa Fernandes
Modalidade
Resumo/Trabalho completo - Apresentação oral
Área temática
Eixo 7: Geografia Política e Ensino: Inovações Temáticas, Conceituais e Metodológicas
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivcongeo/670189-a-geopolitica-a-midia-e-o-ensino-basico---acoes-didatico-pedagogicas-dos-academicos-de-relacoes-internacionais-j
ISBN
978-65-272-0268-4
Palavras-Chave
Geopolítica; Ensino de Geopolítica; Mídia Impressa e televisiva
Resumo
O contexto da extensão universitária traz para a sociedade importantes contribuições, pois apresenta o contato dos acadêmicos e das acadêmicas com o público em geral, em que as teorias aprendidas em sala de aula se concretizam. A aproximação da universidade pública com a educação básica é uma importante alternativa para a promoção da qualidade da escola pública, a qual a maioria da população tem acesso. O presente trabalho tem como objetivo apresentar aspectos teóricos e metodológicos de uma ação extensionista dos acadêmicos e das acadêmicas do curso de Relações Internacionais junto aos educandos e às educandas do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Marília-SP. De modo específico, essas ações se deram junto ao componente curricular de Geografia especificamente aos conteúdos de ensino pertencentes a temática da geopolítica. As ações realizadas para esse caminho partiram do pressuposto que a compreensão da organização espacial da sociedade se fará de forma mais concreta à medida que o professor iniciar os estudos dessa organização a partir da análise dos elementos presentes na realidade vivida pelo aluno, pois isso faz com que o aluno se envolva mais com os estudos e se encontre como sujeito social ativo dentro de sua realidade, conseguindo realizar generalizações importantes sobre a realidade política e espacial global. Nesse contexto, importante contribuição pode ser dada pela mídia impressa e televisiva, uma vez que a natureza de seus recursos linguísticos e visuais contribuem para despertar o interesse do aluno por questões sociais, políticas e econômicas da realidade que o cerca. A partir da problematização dos conteúdos das notícias veiculadas pela mídia é possível iniciar junto aos educandos e à educandas e aos educandos o estudo de temas da geopolítica mundial levando-os, posteriormente, a uma compreensão das questões da correlação de forças militares, políticas, econômicas, tecnológicas, culturais e sociais no âmbito mundial. Há que se destacar que o conhecimento veiculado pela mídia impressa e televisiva deve ser o ponto de partida para a análise da realidade. Nesse momento as acadêmicas e os acadêmicos do curso de Relações Internacionais tiveram papel importante na medida em que contribuíram para o aprofundamento do conteúdo levando as educandas e os educandos ultrapassassem o conhecimento do senso comum e adquirissem, através do conhecimento científico, a compreensão da realidade muito além do que é veiculado pela mídia superando o sensacionalismo, a ideologia e os estereótipos comuns dessa forma de apresentação da realidade. O tema escolhido foi as ações do Estado Islâmico sobre as quais foram selecionadas reportagens das mídias impressa e televisiva. Antes da apresentação das reportagens, realizamos uma sondagem do conhecimento das educandas e dos educandos sobre a temática. Em seguida a isso seguiram as seguintes ações: a) problematização do conteúdo das reportagens; b) levantamento de hipóteses junto às educandas e aos educandos sobre os problemas levantados; c) pesquisa bibliográfica por parte das acadêmicas e dos acadêmicos sobre o tema; d) apresentação às educandas e aos educandos dos conteúdos acadêmico-científicos capazes de superar o conhecimento veiculado pelas reportagens a fim de refutar ou comprovar as hipóteses levantadas pelas educandas e educandos; e) sistematização e avaliação do conhecimento adquirido; f) autoavaliação, por parte das educandas e dos educandos do ensino básico e também dos acadêmicos e das acadêmicas. Os resultados obtidos a partir dessas ações mostraram um aprimoramento do conhecimento das educandas e dos educandos sobre a temática trabalhada e também o desenvolvimento de um olhar crítico sobre os conhecimentos veiculados pela mídia. No que diz respeito aos acadêmicos e acadêmicas foi possível avaliar que houve um amadurecimento dos mesmos no que tange a temática trabalhada e também as teorias da geopolítica.
Título do Evento
IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (CONGEO)
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VIEIRA, Noemia Ramos; FERNANDES, Silvia Aparecida de Sousa. A GEOPOLÍTICA, A MÍDIA E O ENSINO BÁSICO: AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DOS ACADÊMICOS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS JUNTO ÀS EDUCANDAS E AOS EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE MARILIA-SP... In: Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO. Anais...Sao Paulo(SP) USP, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVCONGEO/670189-A-GEOPOLITICA-A-MIDIA-E-O-ENSINO-BASICO---ACOES-DIDATICO-PEDAGOGICAS-DOS-ACADEMICOS-DE-RELACOES-INTERNACIONAIS-J. Acesso em: 16/07/2025

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