FILMES EM SALA DE AULA: A GEOPOLÍTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0268-4

Título do Trabalho
FILMES EM SALA DE AULA: A GEOPOLÍTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Autores
  • Martinho Felizardo Guimarães de Oliveira
  • Thaysa Paula Souza da Silva
Modalidade
Resumo/Trabalho completo - Apresentação oral
Área temática
Eixo 7: Geografia Política e Ensino: Inovações Temáticas, Conceituais e Metodológicas
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivcongeo/669976-filmes-em-sala-de-aula--a-geopolitica-nas-aulas-de-geografia
ISBN
978-65-272-0268-4
Palavras-Chave
Ensino da Geografia, Filmes, Geopolítica
Resumo
Esta pesquisa tem como pretensão destacar a importância de métodos contemporâneos em sala de aula, indicando os inúmeros benefícios que essas ferramentas podem apresentar e auxiliar no ensino aprendizagem na educação básica, conscientizando o docente sobre como uma aula bem planejada e elaborada faz a diferença no ensino, evitando a transmissão mecânica do conteúdo, mas estimulando os alunos a serem indivíduos questionadores e críticos. Portanto, teve-se como o tema principal do estudo realizar uma proposta de utilização de filmes para ensinar geopolítica na escola. Com as transformações no comportamento da sociedade cada vez mais atrelado ao avanço das tecnologias e usos das mídias digitais e visuais, a escola e os processos de ensino-aprendizagem têm procurado se transformar para atender um público (seja criança e/ou jovem) cada vez mais versátil, dinâmico, curioso e que precisa necessita ser incentivado e estimulado, isso através do uso de metodologias diferentes como a linguagem para ensinar e aprender. Considerando o fato de que o mundo evoluiu, parece natural identificar que o ensino precisa evoluir com ele, não faz sentido ensinar alunos com mentes contemporâneas através de metodologias tradicionais. Mas como planejar uma metodologia didática pedagógica que alcance o sucesso no processo ensino-aprendizagem de cada aluno em uma turma com diversos perfis? É de conhecimento geral no âmbito escolar que uma sala de aula é composta por diferentes perfis de alunos, cada qual tem sua maneira de aprender, o que desafia o docente a procurar formas inovadoras de expor seu conteúdo. Desta forma, utilizando o audiovisual pode-se chegar à boa parte destes perfis de aluno, aquele que aprende escutando, o outro que aprende lendo, visualizando e, se a atividade for bem planejada e ministrada, é possível abranger aquele que aprende escrevendo. Diante algumas considerações, este estudo tem como objetivo geral desenvolver uma proposta didático-metodológica a partir da linguagem audiovisual para a compreensão de temas e contextos da geopolítica mundial presente nas aulas de geografia da Educação Básica; e como objetivos específicos investigar na linguagem cinematográfica, filmes que possam ser utilizados nas aulas de geografia no contexto dos temas e conteúdos de Geopolítica; elaborar proposta didático-metodológica, roteiro de estudo a partir de filmes para a compreensão do pensamento espacial e geopolítico nas aulas de Geografia. A metodologia utilizada nesta pesquisa apresentou duas etapas: primeiramente, foi feita uma pesquisa bibliográfica em livros e textos acadêmicos relacionados ao tema da pesquisa. Esta etapa foi significativa, colaborou na fundamentação teórica sobre o uso da linguagem visual em sala de aula e principalmente sua contribuição no ensino-aprendizagem dos temas e conteúdos de geopolítica na educação básica. Posteriormente, a pesquisa esteve direcionada a elaboração de um material didático-pedagógico, um roteiro de estudo, para ser usado a partir da exposição e análise de um filme em sala de aula. Este roteiro de estudo foi elaborado a partir do filme O Pianista, o filme conta a história do pianista judeu polonês Wladyslaw Szpilman, durante a 2ª Guerra Mundial. O filme destaca o drama vivido pelo povo judeu desde o início da sua perseguição até ao fim da guerra. Mostra a humilhação e o desespero deste povo num momento doloroso da História Mundial. O surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para separar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. O roteiro de estudo contou com fases a serem seguidas pelos professores que ajudarão na exploração e discussão das temáticas do filme escolhido. E, auxiliará para demais filmes, motivando, contudo, o uso da linguagem visual nas aulas de Geografia, como prática didático-pedagógica.
Título do Evento
IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (CONGEO)
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Martinho Felizardo Guimarães de; SILVA, Thaysa Paula Souza da. FILMES EM SALA DE AULA: A GEOPOLÍTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO. Anais...Sao Paulo(SP) USP, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVCONGEO/669976-FILMES-EM-SALA-DE-AULA--A-GEOPOLITICA-NAS-AULAS-DE-GEOGRAFIA. Acesso em: 09/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes