TERRITÓRIOS INUMADOS E SACRALIZAÇÃO MARGINAL: A HISTÓRIA DE TRÊS MARIAS NA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA URBANA PAULISTA

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0268-4

Título do Trabalho
TERRITÓRIOS INUMADOS E SACRALIZAÇÃO MARGINAL: A HISTÓRIA DE TRÊS MARIAS NA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA URBANA PAULISTA
Autores
  • Orlando Caldeira de Farias Junior
Modalidade
Resumo/Trabalho completo - Apresentação oral
Área temática
Eixo 8: Geografia Política e Geopolítica Urbanas
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivcongeo/669960-territorios-inumados-e-sacralizacao-marginal--a-historia-de-tres-marias-na-classificacao-hierarquica-urbana-pauli
ISBN
978-65-272-0268-4
Palavras-Chave
Territórios Inumados, Cemitério, Geografia da Religião, Geografia das Emoções, Milagreiras.
Resumo
A pesquisa aspira analisar necrópoles de três municípios paulistas em diferentes classificações na hierarquia urbana de cidades e buscar compreender como cemitérios podem ser vistos como espaços para construção da memória e identidade territoriais em municípios de diferentes contingentes demográficos. A problematização é: como essas localidades podem ser vistas como concatenação de anamneses e territorialidades no espaço urbano com portes de cidades tão difusos? Para buscar resposta à indagação, é necessário ler esses espaços como territórios, e para verificar como tal categoria de análise enquadra-se em campos-santos, se faz basilar ler o território como Haesbaert propõe: não verificar o conceito somente como espaço de poder, mas também como espaços simbólicos, identitários e afetivos. Nos cemitérios da Saudade de Campinas e Bauru, bem como no Cemitério Municipal de Rincão, foram examinados três túmulos, um em cada necrópole, dedicados a três mulheres mortas violentamente, cujos exícios influenciaram o imaginário popular dos habitantes e hoje são locais de peregrinação, onde pessoas relatam que elas têm fama de milagreiras. Milagreiras será o termo utilizado para se dirigir a elas na pesquisa, pois santo é conexo com a Igreja Católica e um processo de canonização ligado ao clericalismo, diferentemente delas e outras que se enquadram em tal condição por serem aclamadas pelo povo, não por uma instituição religiosa. Esses jazigos serão denominados territórios inumados, onde a construção desses espaços é singular. Na cidade de Campinas, metrópole regional do estado de São Paulo, foi analisado o caso de Maria Jandira, meretriz que na década de 1920 tirou a própria vida ateando fogo em seu corpo após ser rejeitada pelo noivo, homem de abastada família campineira. Já em Bauru, importante centro regional paulista, temos o caso de Maria Lúcia, criança de nove anos vítima de estupro seguido de assassinato na década de 1970. O terceiro território inumado é o sepulcro de Maria Ozório, localizado no Cemitério Municipal da pequena Rincão, que na hierarquia de cidades, tem a classificação de cidade local. Foi assassinada brutalmente pelo marido na década de 1930 e possui uma capela em sua homenagem onde se localiza à loisa. Esses territórios, recorrendo ao método de interacionismo simbólico, nos leva a duas subáreas da Geografia: a Geografia da Religião e a Geografia das Emoções. Na Geografia da Religião, os territórios inumados são formados de paisagens religiosas como cruzes e ex-votos relatando garças alcançadas pelos fiéis nos túmulos, tal qual paisagens cerimoniarias em que o sepulcro se torna um santuário multifário, do mesmo modo que, se faz presente as paisagens de memória, nutridas pela fé do devoto em pertencer àquele território e zelar por ele, seja por memória ancestral ou por devoção a graça alcançada. Essas características dão aspecto aos territórios, igualmente à crença e o culto clandestino a essas mulheres que não são santificadas e tão pouco incluídas na hagiografia dos santos católicos, à semelhança de como o território se materializa, exempli gratia o túmulo de Maria Jandira, onde se observa a ritualística de seus devotos em não acender velas devido às dores que ela sofreu antes de sua morte, da mesma forma que os brinquedos e doces em oblação onde jazida Maria Lúcia e à capela erguida em memória de Maria Ozório. Já a Geografia das Emoções se faz presente com a tipofilia construída em tais territórios, criando forte conexão entre o crente e a milagreira sem a necessidade de um templo e controle de uma irmandade ou ordem religiosa, e sim, uma territorialidade simbólica, construída de comoção a uma morte violenta e acrescida de uma questão identitária, pois boa parte dos devotos tem um nexo com às barbáries que levaram essas mulheres à morte, bem como questões afetivas com fiéis compadecendo-se e alimentando a fé, criando uma simbiose com a milagreira e a pessoa adepta. Outra associação com a Geografia das Emoções é consonante com o corpo, ou seja, onde são sentidas as emoções. Os territórios inumados, com a análise metodológica oriunda do interacionismo simbólico, levou a pesquisa no construto da hipótese da qual os territórios inumados são frutos de um paisagismo endêmico, e que seus símbolos são arcabouçados por memórias, identidade, afeto e fé. No recorte do objeto, analisamos que quantitativamente, quanto maior a cidade, mais reconhecida se torna à milagreira, mas a narrativa construtiva desses espaços, independente da hierarquização, tornar-se-á equivalente na importância da constituição de tal território dentro do seu respectivo espaço urbano, quer dizer, os territórios inumados têm fabrico semelhante, logo, independentemente do número absoluto ou relativo de seus habitantes, equivalem-se em importância territorial dentro de suas necrópoles em cada município.
Título do Evento
IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (CONGEO)
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JUNIOR, Orlando Caldeira de Farias. TERRITÓRIOS INUMADOS E SACRALIZAÇÃO MARGINAL: A HISTÓRIA DE TRÊS MARIAS NA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA URBANA PAULISTA.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO. Anais...Sao Paulo(SP) USP, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVCONGEO/669960-TERRITORIOS-INUMADOS-E-SACRALIZACAO-MARGINAL--A-HISTORIA-DE-TRES-MARIAS-NA-CLASSIFICACAO-HIERARQUICA-URBANA-PAULI. Acesso em: 06/06/2025

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