AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS NO BAIRRO DE ITACARANHA, SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR/BA: ANÁLISE DO SETOR 1, O MAIS ANTIGO DO BAIRRO

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0268-4

Título do Trabalho
AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS NO BAIRRO DE ITACARANHA, SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR/BA: ANÁLISE DO SETOR 1, O MAIS ANTIGO DO BAIRRO
Autores
  • Jeremias Pereira Pinto
Modalidade
Resumo/Trabalho completo - Apresentação oral
Área temática
Eixo 8: Geografia Política e Geopolítica Urbanas
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivcongeo/669395-as-transformacoes-socioespaciais-no-bairro-de-itacaranha-suburbio-ferroviario-de-salvadorba--analise-do-setor-1
ISBN
978-65-272-0268-4
Palavras-Chave
Transformações socioespaciais. Subúrbio/Periferia. Bairro de Itacaranha.
Resumo
O artigo tem a pretensão de promover discussões sobre a organização do espaço urbano inserido no processo capitalista e suas formas de produção, resultado de uma política que o torna, de um lado, acumulador de riquezas para os detentores do poder (grandes empresários, elite brasileira, políticos), e de outro, desigual e excludente para a população residente do local (CORRÊA,1985). Fazer a interpretação de um espaço, contextualizando as transformações, nos leva a refletir sobre a sua produção na sociedade capitalista e, consequentemente, nas grandes cidades dos países subdesenvolvidos, onde a estruturação de áreas periféricas/subúrbios é completamente diferente dos países desenvolvidos, apesar de, na fase inicial do processo de industrialização, existir relações tão perversas como em qualquer parte cidade. Neste trabalho, serão levantadas algumas questões que contribuíram para a formação do Subúrbio Ferroviário e das transformações do bairro de Itacaranha, como resultado da abertura da avenida Afrânio Peixoto evidenciando os problemas encontrados no primeiro setor, aqui denominado de Setor 1, ocupado em meados do século XX, depois da abertura da via férrea (FONSECA; SILVA,1992). No desenvolvimento da pesquisa e produção do artigo, foi utilizado o método de análise qualitativo, em que as análises são executadas nos aspectos mais profundos e subjetivos do tema estudado. Para Liebscher (1998 apud DIAS, 2000), no aprendizado dos métodos qualitativos, é preciso aprender a observar, registrar e analisar interações reais entre pessoas, e entre pessoas e sistemas. Nesta pesquisa, será ainda considerada a observação, o registro e as análises da interação entre pessoas, sistemas e o espaço. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado, aplicado aos moradores do bairro de Itacaranha. Ressalta-se que dados primários foram obtidos através dos relatos de vida e conversas informais no contato com cinquenta moradores do bairro. Ademais, também foi feito o registro fotográfico, produzido em campo pelo pesquisador, nos anos de 2015 e 2016, além de análises bibliográfica e documental em fontes eletrônicas, iconográficas e cartográficas. Para um melhor entendimento e compreensão do espaço estudado, este pesquisador seccionou o bairro de Itacaranha em três áreas denominadas de Setor 1 (histórico/antigo); o Setor 2 (miolo) que margeia a Avenida Afrânio Peixoto; e o Setor 3 (lagoa), parte alta à direita da avenida, sentido Paripe. Neste artigo, o objetivo foi explorar apenas ao Setor 1, o mais antigo, em função deste setor permitir dar uma ideia mais geral do surgimento do bairro, assim como indicar os problemas de infraestrutura que atinge os outros dois setores. (PINTO, 2017). Como conclusões da análise do Setor 1, do bairro de Itacaranha, apontamos que a gênese e a evolução do espaço analisado estão atreladas a fatores internos e externos ao bairro, à cidade de Salvador e ao estado da Bahia, que interferiram na formação do espaço de Salvador e do Subúrbio Ferroviário. Também foi possível verificar as condições em que vivem as populações que residem nos bairros periféricos do Subúrbio ferroviário, incluídos na lógica do capital imobiliário através da exclusão urbana (SOARES, 2004), principalmente no que tange à falta de estrutura física do local, e serviços básicos, sendo que a falta de segurança foi colocada como uma questão emergencial a ser sanada. Destaca-se também que existem belezas naturais e a importância da via férrea para o local e em especifico para o setor apresentado.
Título do Evento
IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (CONGEO)
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PINTO, Jeremias Pereira. AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS NO BAIRRO DE ITACARANHA, SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR/BA: ANÁLISE DO SETOR 1, O MAIS ANTIGO DO BAIRRO.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO. Anais...Sao Paulo(SP) USP, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVCONGEO/669395-AS-TRANSFORMACOES-SOCIOESPACIAIS-NO-BAIRRO-DE-ITACARANHA-SUBURBIO-FERROVIARIO-DE-SALVADORBA--ANALISE-DO-SETOR-1. Acesso em: 28/08/2025

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