A CONSTRUÇÃO DE JOGOS GEOGRÁFICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA GEOPOLÍTICA NO ENSINO BÁSICO

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0268-4

Título do Trabalho
A CONSTRUÇÃO DE JOGOS GEOGRÁFICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA GEOPOLÍTICA NO ENSINO BÁSICO
Autores
  • Marcelo Alonso Morais
Modalidade
Resumo/Trabalho completo - Apresentação oral
Área temática
Eixo 7: Geografia Política e Ensino: Inovações Temáticas, Conceituais e Metodológicas
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivcongeo/666744-a-construcao-de-jogos-geograficos-como-estrategia-de-aprendizagem-da-geopolitica-no-ensino-basico
ISBN
978-65-272-0268-4
Palavras-Chave
Geopolítica, Jogos, Ensino de Geografia.
Resumo
Sabemos que a Geopolítica não se limita mais ao estudo de relações de poder de um determinado Estado projetadas sobre o espaço. Apesar da relevância de pensarmos uma dimensão interna da Geopolítica (RODRIGUES, 2016) e até mesmo uma antigeopolítica (LIMA, 2013), a abordagem clássica, que está relacionada às ações dos Estados pelo controle de determinados espaços, continua a ser extremamente relevante para a formação cidadã dos (as) estudantes do Ensino Básico, dada a quantidade de situações geográficas que ocorrem quase que diariamente e afetam, direta ou indiretamente, a vida dos (as) alunos (as), assim como a cobrança dessas situações em concursos vestibulares. Além da importância revelada acima, exigências legais da BNCC e da implementação do Novo Ensino Médio levaram a Escola Alemã Corcovado, localizada no bairro de Botafogo, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, a criar, com a participação do corpo docente, disciplinas eletivas que deveriam ser oferecidas aos (às) estudantes do Ensino Médio. Diante dessa proposta, a equipe de Ciências Humanas criou quatro disciplinas eletivas, dentre elas uma que foi intitulada “Geopolítica do Mundo Contemporâneo”, a ser ministrada para alunos (as) do 2º ano do Ensino Médio no ano letivo de 2023. Diante do desafio apresentado, algumas reflexões instigaram a elaboração da pesquisa, como quais conteúdos deveriam ser trabalhados, de que maneira ensinar os conteúdos de Geopolítica de forma prazerosa, qual a contribuição da construção do conhecimento geopolítico para o (a) aluno (a), de que forma poderíamos desenvolver habilidades como socialização, engajamento e, finalmente, trabalhar com os princípios do raciocínio geográfico (BNCC, 2018). Nesse sentido, para possibilitarmos e ajudar a turma a desenvolver conceitos e habilidades de forma prazerosa, elaboramos o presente trabalho, que tem como objetivo central avaliar e discutir a importância da construção de jogos para o ensino da Geopolítica. Levando em conta o nível de maturidade, competência leitora, interesses pessoais na temática e a quantidade e peridiocidade das aulas (um tempo de aula de 45 minutos semanalmente), foi elaborado um planejamento que permitisse trabalhar algumas definições de Geopolítica, sua importância e tipos de poder, traçando um paralelo entre a Geopolítica no período da Guerra Fria e a do Pós – Guerra Fria. Ao longo das aulas, os (as) estudantes foram se apropriando de alguns conceitos-chave de Geopolítica que permitiriam uma reflexão mais aprofundada a partir de estudos de casos selecionados a partir das demandas dos (as) alunos (as). Os temas foram escolhidos levando em conta os seguintes critérios: interesse da turma, impactos na vida cotidiana, possibilidades de cobrança nos vestibulares e viabilidade diante do tempo limitado pela reduzida carga horária. Ao final das discussões, foram selecionados os seguintes temas: os Estados mais atuantes durante a Guerra Fria; a disputa pela Palestina entre o Estado de Israel e os árabes palestinos; a Guerra na Ucrânia e as possibilidades de saída de norte-coreanos como refugiados. A seguir, apresentamos uma proposta de construção de jogos educativos que tivessem excelência, na medida em que deveriam estar presentes o lúdico, o pedagógico e os conteúdos (ITO e AZEVEDO, 2022), além dos princípios do raciocínio geográfico, a fim de estimular a cooperação, a assimilação de conteúdos, a criatividade, a leitura cartográfica e, claro, proporcionar prazer (VILELA, 2018). Com a aprovação da proposta pela turma, as aulas se transformaram em laboratórios para a produção autoral dos jogos, permitindo ao professor avaliar a potencialidade da construção de jogos como instrumento didático-pedagógico para o ensino da Geografia. Após a conclusão dos materiais, a turma utilizou os jogos em sala de aula, com o docente e foi feita uma avaliação da funcionalidade, ludicidade e do processo de aprendizagem a partir da construção dos jogos.
Título do Evento
IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (CONGEO)
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MORAIS, Marcelo Alonso. A CONSTRUÇÃO DE JOGOS GEOGRÁFICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA GEOPOLÍTICA NO ENSINO BÁSICO.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO. Anais...Sao Paulo(SP) USP, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVCONGEO/666744-A-CONSTRUCAO-DE-JOGOS-GEOGRAFICOS-COMO-ESTRATEGIA-DE-APRENDIZAGEM-DA-GEOPOLITICA-NO-ENSINO-BASICO. Acesso em: 18/07/2025

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