DESVENDANDO O AMBIENTE ESCOLAR: A FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO PARA A APROPRIAÇÃO DO LUGAR

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0268-4

Título do Trabalho
DESVENDANDO O AMBIENTE ESCOLAR: A FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO PARA A APROPRIAÇÃO DO LUGAR
Autores
  • Gustavo Gabriel Garcia
Modalidade
Resumo/Trabalho completo - Apresentação oral
Área temática
Eixo 7: Geografia Política e Ensino: Inovações Temáticas, Conceituais e Metodológicas
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivcongeo/659731-desvendando-o-ambiente-escolar--a-fotografia-como-instrumento-para-a-apropriacao-do-lugar
ISBN
978-65-272-0268-4
Palavras-Chave
Ambiente escolar, fotografia, conceito de lugar.
Resumo
Atualmente, estamos vivenciando um contexto peculiar nas instituições educacionais brasileiras, especialmente após a ocorrência da pandemia de covid-19, que resultou no afastamento de muitas crianças e jovens dessas escolas por um período de aproximadamente dois anos. Tal distanciamento propiciou uma reflexão tanto por parte dos alunos quanto dos profissionais da área da educação acerca da relevância e importância do ambiente escolar, entendido como o espaço onde ocorrem processos de aprendizagem e construção de experiências. Dessa forma, o presente artigo tem como propósito descrever uma atividade realizada no Colégio Estadual Doutor Felipe Silveira Bittencourt, localizado na cidade de Marialva, no estado do Paraná. Nessa atividade, foi adotada a utilização da fotografia como ferramenta pedagógica durante uma aula de Geografia destinada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, especificamente do módulo 2 do ensino médio. O objetivo principal foi promover a discussão e ampliação da compreensão do conceito de lugar, abarcando suas múltiplas significações. Esta investigação teórico-prática foi concebida com o intuito de fomentar nos discentes uma apreciação mais substancial acerca do ambiente escolar, reconhecendo sua presença intrínseca em suas vidas e reconhecendo-o como parte integrante de sua identidade. “A interação do sujeito com o lugar possibilita o desenvolvimento do sentimento de pertencimento e de identidade, o que pode contribuir muito para a sua aprendizagem”. (SILVA et al., 2020, p. 87). A fotografia, como forma de expressão visual, oferece uma perspectiva única para examinar e compreender a realidade, é “uma produção de um único instante no decorrer do tempo, produção de uma subjetividade a partir da condição espaço-temporal e deve ser lida a partir do contexto histórico e cultural de sua produção. (MATTOS et al., 2014. p. s/p). Segundo Niquele e Asalin (2016, p. 3-4) a fotografia é um “instrumento fundamental no ensino da Geografia, seja nos livros didáticos, seja nos acervos das mais variadas origens, as imagens fotográficas representam um caminho profícuo para começar e desenvolver trabalhos, ou até finalizar atividades”. A implementação da atividade fotográfica na aula de Geografia, durante o módulo 2 da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ocorreu por meio de uma aula geminada. Nesse contexto, a primeira etapa consistiu em explorar o conceito de "lugar" na disciplina de Geografia, juntamente com suas diversas interpretações. Após a exposição teórica, os alunos foram orientados a selecionar dois locais dentro das dependências da escola que representassem suas experiências pessoais. Em seguida, foi solicitado que eles registrassem fotograficamente esses lugares escolhidos, utilizando seus próprios dispositivos celulares. Complementarmente, os estudantes foram encorajados a redigir um texto descritivo sobre cada lugar, compartilhando suas percepções e experiências associadas a eles. Após a conclusão da dinâmica, os alunos retornaram à sala de aula e tornou-se evidente o entusiasmo com o qual compartilharam suas diversas experiências relacionadas ao ambiente escolar. Ao analisar as fotografias, pôde-se identificar um padrão recorrente nos lugares escolhidos pelos alunos. O ambiente mais frequentemente retratado foi o jardim e a entrada do colégio. Descrição dos alunos que fotografaram o jardim: - Um lugar que gosto de estar e apreciar é o jardim, porque as flores nos trazem alegria, quando estou em um jardim com flores me sinto feliz, a natureza é linda presente de Deus. Descrição dos alunos que fotografaram a entrada do colégio: - Esse lugar me traz satisfação e gratidão pois faltam apenas 2 semanas para terminar o ensino médio depois de muitos anos longe da escola me trouxe muitas tristezas não podendo trabalhar no que gosto por falta dos estudos e agora posso dar um passo à frente me sinto muito feliz. Em síntese, a análise revelou que tanto o jardim quanto a entrada do colégio foram considerados pelos alunos como os lugares mais significativos para eles. A entrada foi percebida como um lugar simbólico de esperança, associado a possibilidades de mudança, crescimento pessoal e novas oportunidades de trabalho. Essa área representou um ponto de transição entre o mundo exterior e o espaço escolar, despertando sentimentos de otimismo e expectativa. Por outro lado, o jardim foi reconhecido como um refúgio de calma e tranquilidade para os alunos, um lugar onde eles podem descansar e relaxar após um dia de trabalho. A presença da natureza no jardim proporcionou uma sensação de serenidade, oferecendo um ambiente propício para momentos de descanso e reflexão.
Título do Evento
IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (CONGEO)
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GARCIA, Gustavo Gabriel. DESVENDANDO O AMBIENTE ESCOLAR: A FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO PARA A APROPRIAÇÃO DO LUGAR.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO. Anais...Sao Paulo(SP) USP, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVCONGEO/659731-DESVENDANDO-O-AMBIENTE-ESCOLAR--A-FOTOGRAFIA-COMO-INSTRUMENTO-PARA-A-APROPRIACAO-DO-LUGAR. Acesso em: 02/06/2025

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