AMBIENTE DIGITAL: O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NAS ESCOLHAS ALIMENTARES

Publicado em 09/12/2024 - ISBN: 978-65-272-0876-1

Título do Trabalho
AMBIENTE DIGITAL: O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NAS ESCOLHAS ALIMENTARES
Autores
  • Welma Bezerra Oliveira
  • Cicera Hellen Cavalcante Gonçalves
  • Francelina Santana Duarte
  • Clevyson Ian Felipe Belem
  • Amanda Diellen Pereira de Souza Amorim
  • allane costa da silva
Modalidade
Relatos de Pesquisa
Área temática
2. Ambiente Alimentar Digital
Data de Publicação
09/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-seminario-latino-americano-de-ambiente-alimentar-e-saude-458810/882065-ambiente-digital--o-impacto-das-redes-sociais-nas-escolhas-alimentares
ISBN
978-65-272-0876-1
Palavras-Chave
Alimentos, influência, rede social.
Resumo
Objetivos: Expor como o ambiente digital interfere no consumo alimentício da população. Métodos: Refere-se a uma revisão sistemática da literatura, mediante a problemática: “De qual forma as redes sociais influenciam os telespectadores nas escolhas alimentares?”. Para esta, foi utilizado as bases de dados MEDLINE e LILACS. Foram utilizados os seguintes Decs para busca: alimentos e rede social. Os estudos inclusos se deram a aqueles publicados entre 2019 e 2024, em português e inglês. Como meio de exclusão deu-se para os que pela leitura do título e resumo, não se enquadravam no tema proposto. Resultados: A busca inicial correspondeu a 1.899 artigos, no qual, após a aplicação dos critérios, passou a 329 estudos. Por fim, 7 compuseram este. Diante dos resultados obtidos, as redes impactam principalmente o público feminino. Com a crescente dos denominados influenciadores digitais, e a exposição dos “corpos perfeitos”, o público consumidor acaba por escolher os alimentos consumidos por estes, independente da veracidade do que é exibido. Há uma crescente em perfis de informações alimentares, mesmo sem a capacitação dos autores. O marketing digital das marcas também contribui para que seja reforçado a necessidade de compra de um determinado alimento, visto que estes trazem consigo promessas rápidas, muitas vezes de emagrecimento. Foi observado que muitos produtos alimentícios são anunciados como saudáveis, para atrair o público, porém, sua composição nutricional se revela ao oposto. Conclusões: Portanto, conclui-se que as redes sociais fazem um importante papel nas escolhas alimentares dos indivíduos, necessitando da responsabilidade nas propagações de informações.
Título do Evento
IV Seminário Latino-Americano de Ambiente Alimentar e Saúde
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Seminário Latino-Americano de Ambiente Alimentar e Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Welma Bezerra et al.. AMBIENTE DIGITAL: O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NAS ESCOLHAS ALIMENTARES.. In: Anais do IV Seminário Latino-Americano de Ambiente Alimentar e Saúde. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-seminario-latino-americano-de-ambiente-alimentar-e-saude-458810/882065-AMBIENTE-DIGITAL--O-IMPACTO-DAS-REDES-SOCIAIS-NAS-ESCOLHAS-ALIMENTARES. Acesso em: 23/03/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes