ROBÓTICA, CRIATIVIDADE E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS COM METODOLOGIAS ATIVAS EM ELETIVA STEAM (2025)

Publicado em 19/03/2026 - ISBN: 978-65-272-2280-4

DOI
10.29327/9786527222804.1454860  
Título do Trabalho
ROBÓTICA, CRIATIVIDADE E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS COM METODOLOGIAS ATIVAS EM ELETIVA STEAM (2025)
Autores
  • Felipe Correa Silvano
  • José Neto de Oliveira Felippe
Modalidade
RESUMO SIMPLES
Área temática
GT 13 ENSINO DE CIÊNCIAS E A PRÁTICA EDUCATIVA Prof. Me. JOSÉ NETO DE OLIVEIRA FELIPPE (SEDUC – GO)
Data de Publicação
19/03/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-seminario-internacional-formacao-de-professores/1454860-robotica-criatividade-e-pensamento-computacional-na-educacao-basica--experiencias-com-metodologias-ativas-em-el
ISBN
978-65-272-2280-4
Palavras-Chave
Robótica educacional, programação em blocos, pensamento computacional, metodologias ativas, STEAM.
Resumo
: Este trabalho sistematizou a experiência formativa da eletiva Robótica, Criatividade, Lógica e Tecnologia em Movimento, desenvolvida no segundo semestre de 2025, no contexto da Educação Básica, focalizando a integração entre programação em blocos e robótica educacional como estratégia para o desenvolvimento do pensamento computacional, da criatividade e da autonomia intelectual. A proposta justificou-se pela necessidade de incorporar tecnologias digitais ao currículo de maneira pedagógica e significativa, superando o uso instrumental de ferramentas e favorecendo aprendizagens que articulassem raciocínio lógico, resolução de problemas, autoria e colaboração. Objetivou-se promover a aprendizagem de fundamentos de programação e robótica educacional por meio de metodologias ativas, com ênfase em aprendizagem baseada em projetos e na abordagem STEAM, considerando a construção de produtos digitais e protótipos físicos como evidências de aprendizagem. Metodologicamente, realizou-se uma intervenção pedagógica de natureza qualitativa, caracterizada como relato de experiência com registro sistemático do processo, organizada em três movimentos formativos: (i) introdução à lógica de programação mediante linguagem visual Scratch, com desafios graduados e exploração de estruturas como sequência, repetição, condição e eventos; (ii) realização de curso introdutório de programação na plataforma AVAMEC, concluído com certificação por todos os estudantes, fortalecendo rotina de estudo autônomo e critérios de acompanhamento; e (iii) desenvolvimento de projetos autorais em Scratch e atividades práticas de robótica educacional, com montagem de protótipos por meio de kits LEGO e componentes mecânicos, integrando programação digital, planejamento, testes e refinamento iterativo. A análise das produções e dos registros do percurso indicou elevado engajamento, ampliação do repertório para compreender conceitos abstratos (especialmente lógica, decomposição de problemas e depuração de erros), fortalecimento do trabalho colaborativo e maior persistência diante de desafios, com evidências de autoria nos projetos e de comunicação de ideias durante a socialização das soluções. Concluiu-se que a articulação entre programação em blocos, construção de protótipos e metodologias ativas configurou prática pedagógica consistente e viável para a Educação Básica, potencializando o pensamento computacional e a cultura maker em perspectiva STEAM; os resultados sustentaram a sistematização posterior da experiência em formato de resumo expandido.
Título do Evento
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARTES, CULTURA, EXPRESSÕES E ENSINO
Cidade do Evento
Rio Verde
Título dos Anais do Evento
NARRATIVAS... COMUNICAÇÕES DO IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/ I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARTES, CULTURA, EXPRESSÕES E ENSINO
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SILVANO, Felipe Correa; FELIPPE, José Neto de Oliveira. ROBÓTICA, CRIATIVIDADE E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS COM METODOLOGIAS ATIVAS EM ELETIVA STEAM (2025).. In: NARRATIVAS... COMUNICAÇÕES DO IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/ I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARTES, CULTURA, EXPRESSÕES E ENSINO. Anais...Rio Verde(GO) IF GOIANO, CAMPUS RIO VERDE, 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-seminario-internacional-formacao-de-professores/1454860-ROBOTICA-CRIATIVIDADE-E-PENSAMENTO-COMPUTACIONAL-NA-EDUCACAO-BASICA--EXPERIENCIAS-COM-METODOLOGIAS-ATIVAS-EM-EL. Acesso em: 26/07/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes