Título do Trabalho
SOFRIMENTO ÉTICO-POLÍTICO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Autores
  • Claudio Gonçalves Mendes Galiotto
  • Débora Inácia Ribeiro
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo 6 – Educação Inclusiva e Diversidade
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-seminario-internacional-de-educacao-v-encontro-de-egressos-iii-encontro-de-praticas-pedagogicas-na-educacao-basica-do-mestrado-profissional-em-educacao-mpe-unitau-412432/785442-sofrimento-etico-politico-no-contexto-educacional
ISBN
978-65-272-0189-2
Palavras-Chave
Afetos, Escola, Sofrimento ético-político.
Resumo
O sofrimento ético-político é proveniente de práticas econômicas, políticas e sociais que demarcam corpos como forma de manutenção da opressão, negando suas próprias necessidades básicas. É um sofrimento proveniente dos processos de exclusão ocasionados pelas relações de poder e da desigualdade social. Esta pesquisa bibliográfica, de caráter exploratória e qualitativa, tem como objetivo compreender como o sofrimento ético-político pode ser relacionado com o contexto educacional. Verificou-se a relevância da dimensão emocional afetiva relacionada a eventos que afetam o cotidiano escolar, como os ataques às escolas mencionados na pesquisa, cujas causas estão associadas ao bullying, à exposição de conteúdos violentos, ao papel negativo das redes sociais e à uma pedagogia autoritária e opressora que opera numa lógica excludente da multiplicidade e complexidade das relações humanas dentro da escola. As implicações psicossociais destes ataques e de suas causas produzem sofrimento ético-político que advém da tristeza de estar impedido de agir. Levantou-se questões acerca da afetividade como práxis psicossocial no contexto educacional resultante de encontros que aumentam ou diminuem a potência de ação (conatus) entre as pessoas. Conclui-se que potencializar a ação pressupõe o desenvolvimento de valores éticos na forma de sentimentos, desejos e necessidades para superar o sofrimento ético-político. Neste sentido, é necessário compreender a multiplicidade e complexidade das relações sociais e das tensões geradas por estas relações no espaço escolar, desnaturalizando a escola de estratégias ideológicas neoliberais e olhando a realidade com a lentes do “pensar com” ou do pensar “outramente” a diferença, com vistas ao enfrentamento da dialética exclusão/inclusão e para uma transformação social mais ampla.
Título do Evento
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU
Título dos Anais do Evento
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GALIOTTO, Claudio Gonçalves Mendes; RIBEIRO, Débora Inácia. SOFRIMENTO ÉTICO-POLÍTICO NO CONTEXTO EDUCACIONAL.. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU. Anais...Taubaté(SP) Unitau - Pós-graduação - Mestrado Profissional em Educação, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-seminario-internacional-de-educacao-v-encontro-de-egressos-iii-encontro-de-praticas-pedagogicas-na-educacao-basica-do-mestrado-profissional-em-educacao-mpe-unitau-412432/785442-SOFRIMENTO-ETICO-POLITICO-NO-CONTEXTO-EDUCACIONAL. Acesso em: 11/09/2025

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