Título do Trabalho
PERCURSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNO AUTISTA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Wander Bessa
  • Virgínia Mara Próspero da Cunha
  • Katia Celina da Silva Richetto
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo 2 – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-seminario-internacional-de-educacao-v-encontro-de-egressos-iii-encontro-de-praticas-pedagogicas-na-educacao-basica-do-mestrado-profissional-em-educacao-mpe-unitau-412432/785415-percurso-de-alfabetizacao-de-aluno-autista-do-3-ano-do-ensino-fundamental
ISBN
978-65-272-0189-2
Palavras-Chave
Palavras-chave: Alfabetização; Autismo; Anos iniciais.
Resumo
A alfabetização de alunos autistas exige abordagens pedagógicas individualizadas que considerem as necessidades e características dos estudantes. Este resumo destaca a experiência na alfabetização de um aluno autista no 3º ano do ensino fundamental. A abordagem utilizada, integrou o uso de tirinhas, cantigas, quadrinhas e listas de nomes dos colegas. Os objetivos deste trabalho são apresentar as estratégias adotadas no processo de alfabetização do aluno autista; demonstrar a importância da personalização do ensino na promoção do sucesso acadêmico; compartilhar a experiência de utilização de recursos como elementos visuais, uso de música e de listas e destacar a relevância de manter a motivação do estudante utilizando nas atividades elementos constitutivos do seu entorno. O trabalho inicia-se com a leitura pelo aluno do alfabeto, seguida da leitura pelo professor de uma lista de nomes dos colegas, incentivando a indicação de letras e sílabas familiares e a tentativa de reconhecimento de padrões nas escritas das sílabas que compõem os nomes. Em seguida há a seleção pelo professor de tirinhas, quadrinhas e parlendas que dia a dia foram lidas e apresentadas impressas de modo a permitir ao aluno percorrer com os olhos e indicando com o dedo o que lhe era familiar, em um exercício de associação entre a palavra falada e sua representação gráfica. Figuras foram incorporadas para oferecer à associação entre objetos, animais e etc, e seus nomes. As letras de cantigas e os versos de quadrinhas foram facilmente memorizados, e a leitura e escrita das palavras encontradas nesses textos contribuíram para a aquisição de vocabulário e repertório de escrita do aluno. A experiência relatada resultou em avanços notáveis na alfabetização e no letramento do aluno em questão. No período em que este trabalho é escrito, o aluno acompanhado lê enunciados de questões e diálogos em tirinhas, além de escrever dezenas de palavras em acordo com o sistema alfabético. A abordagem personalizada proporcionou um ambiente inclusivo, reforçando a importância do contexto e dos conhecimentos prévios do estudante para promover avanços significativos em seu aprendizado.
Título do Evento
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU
Título dos Anais do Evento
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BESSA, Wander; CUNHA, Virgínia Mara Próspero da; RICHETTO, Katia Celina da Silva. PERCURSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNO AUTISTA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU. Anais...Taubaté(SP) Unitau - Pós-graduação - Mestrado Profissional em Educação, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-seminario-internacional-de-educacao-v-encontro-de-egressos-iii-encontro-de-praticas-pedagogicas-na-educacao-basica-do-mestrado-profissional-em-educacao-mpe-unitau-412432/785415-PERCURSO-DE-ALFABETIZACAO-DE-ALUNO-AUTISTA-DO-3-ANO-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 07/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes