Título do Trabalho
EMPODERANDO JOVENS RUMO AO MUNDO PROFISSIONAL “ALTAS AULAS”
Autores
  • Eliton José de Paula Andrade
  • Anderson de Moraes Fonseca
  • Willian José Ferreira
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo 4 – Ensino Médio
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-seminario-internacional-de-educacao-v-encontro-de-egressos-iii-encontro-de-praticas-pedagogicas-na-educacao-basica-do-mestrado-profissional-em-educacao-mpe-unitau-412432/785367-empoderando-jovens-rumo-ao-mundo-profissional-altas-aulas
ISBN
978-65-272-0189-2
Palavras-Chave
Autonomia. Educação. Mercado de trabalho.
Resumo
Sabe-se que todas as profissões têm importância, pois a interdependência entre elas é fundamental. Portanto, não se menospreza nenhuma ocupação, já que cada profissional exerce relevância social em sua área. Reconhece-se também que a escolha profissional é uma das tarefas mais desafiadoras atualmente, especialmente para os jovens, uma vez que essa decisão delineia seus caminhos futuros. Essa dificuldade na seleção de carreira não é restrita aos adolescentes, contudo, nota-se que durante essa fase essa dificuldade é mais acentuada, dado que é a primeira vez em que se deparam com decisões tão importantes. Nesse período, há uma maior pressão social vinda dos pares, familiares e, principalmente, da escola, visto que a escolha profissional está diretamente vinculada à sobrevivência, ao status social, habilidades e competências, sendo uma decisão que pode influenciar todo o seu projeto de vida futuro. Neste relato de experiência, promove-se uma reflexão sobre a profissão docente, também apresentando uma proposta voltada à concepção de ações que visam auxiliar os alunos na complexa jornada de escolha profissional. Essa iniciativa busca não apenas prepará-los para decisões futuras no mundo do trabalho, mas também orientá-los na construção de seus projetos de vida. O estudo foi realizado como uma atividade denominada 'altas aulas', conduzida na quadra da escola, envolvendo profissionais das áreas da saúde, segurança pública, advocacia, veterinária e da arte da tatuagem, que participaram de uma roda de conversa com todos os estudantes do ensino médio. A proposta foi concebida diante da compreensão de que a fase de escolha profissional coincide com a transição para a juventude, um período no qual os jovens tendem a sentir-se mais vulneráveis a desequilíbrios e inseguranças, dificultando a tomada de decisão sobre sua futura carreira. Esse momento é agravado pela pressão social que exige independência e autonomia financeira. Assim, a responsabilidade de criar iniciativas que preparem os alunos para adentrarem no mundo do trabalho recai sobre a escola, inserida em seu contexto histórico e social. Nesse sentido, o papel da instituição educacional é proporcionar uma Formação Integral aos estudantes, capacitando-os para fazer escolhas conscientes não apenas em relação à sua inserção no mundo profissional, mas também na construção de seus projetos de vida. A experiência estimulou a reflexão sobre a importância da entrada dos estudantes no mercado de trabalho e o entendimento das diversas profissões. Essa abordagem resultou na participação ativa dos estudantes, que exploraram variadas opções de inserção profissional e compreenderam a crescente necessidade de ampliar seu conhecimento, tanto no ambiente escolar, no ensino médio, quanto em cursos técnicos. Ficou evidente que as 'altas aulas' ofereceram aos jovens estudantes uma visão abrangente das diversas profissões e a oportunidade única de interagir com profissionais presentes, estimulando neles o desejo de adquirir conhecimento e assumir um papel protagonista não só na escola, mas também na sociedade e no mercado de trabalho.
Título do Evento
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU
Título dos Anais do Evento
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ANDRADE, Eliton José de Paula; FONSECA, Anderson de Moraes; FERREIRA, Willian José. EMPODERANDO JOVENS RUMO AO MUNDO PROFISSIONAL “ALTAS AULAS”.. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU. Anais...Taubaté(SP) Unitau - Pós-graduação - Mestrado Profissional em Educação, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-seminario-internacional-de-educacao-v-encontro-de-egressos-iii-encontro-de-praticas-pedagogicas-na-educacao-basica-do-mestrado-profissional-em-educacao-mpe-unitau-412432/785367-EMPODERANDO-JOVENS-RUMO-AO-MUNDO-PROFISSIONAL-ALTAS-AULAS. Acesso em: 24/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes