COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR POR MEIO DA APLICAÇÃO DE JOGOS.

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0189-2

Título do Trabalho
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR POR MEIO DA APLICAÇÃO DE JOGOS.
Autores
  • Lucas Di Giuseppe Germano
  • Maria Cristina Prado Vasques Cunha
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo 3 – Anos Finais do Ensino Fundamental
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-seminario-internacional-de-educacao-v-encontro-de-egressos-iii-encontro-de-praticas-pedagogicas-na-educacao-basica-do-mestrado-profissional-em-educacao-mpe-unitau-412432/785260-competencias-gerais-da-bncc-nos-anos-finais-do-ensino-fundamental--estrategia-interdisciplinar-por-meio-da-aplica
ISBN
978-65-272-0189-2
Palavras-Chave
Educação, Competências BNCC, Jogos.
Resumo
A busca por atrair a atenção dos discentes durante as aulas de matemática tem se mostrado fundamental para o êxito na aprendizagem, sendo assim, a Prefeitura Municipal de Taubaté em parceria com o programa “Mente inovadora” adquiriu os jogos pedagógicos Mind Lab, com o objetivo de desenvolver as habilidades de matemática de forma interdisciplinar, utilizando principalmente a disciplina de Língua Portuguesa, uma vez que já foi constatado em diversos estudos que a falta de interpretação de texto prejudica o entendimento dos estudantes durante a leitura de situações-problema em matemática. Além disso, os jogos abrangem também as competências gerais da BNCC de número 2 “Investigação, imaginação e criatividade” e 9 “Exercitar a empatia, o diálogo, promovendo respeito a si mesmo e ao outro”. O jogo “Equilíbrio” especificamente, foi desenvolvido para o 6° ano e trabalha também a competência de Língua Portuguesa número 2. Como o referido jogo tem como objetivo transmitir a ideia de que há acontecimentos na vida que não temos o total controle, durante a primeira aula, é oferecido aos estudantes um texto sobre lançamento de foguetes, onde relata que apesar de tudo ser calculado por diversas vezes acontecem imprevistos, após a leitura do texto há uma discussão entre professor e estudantes envolvendo a temática de planejamento, cuidados, estratégias, economia de recursos entre outros. Discutido o texto, os estudantes são convidados a iniciarem o jogo, que consiste em um tabuleiro vazio com dezenove casas onde durante a partida serão preenchidas em sua totalidade com peças em formato de hexágono, ganha o jogo o estudante com o maior número de pontos. O jogo consiste em tomar decisões a cada peça retirada, que por sua propicia a movimentação de diversas habilidades, como formar padrões e realizar cálculos matemáticos, por exemplo. A estrutura do jogo está baseada em intercalar uma rodada com um momento de reflexão, em etapas: 1) após três rodadas, é realizada a seguinte reflexão: “Como eles se sentiram com o fato de terem que tomar decisões sem terem certeza se a próxima peça iria concluir seus objetivos?”; 2) nova partida de um modo diferente, cada estudante coloca uma peça no tabuleiro do colega e não no seu próprio, o que com a dinâmica do jogo resulta em uma pontuação muito menor do que quando cada estudante joga com seu próprio tabuleiro, é realizada então uma nova reflexão: “Quando muitas pessoas planejam as ações por você, os resultados nem sempre são os esperados ou os planejados”. Conclui-se com a aplicação desse jogo que o estudante passa a perceber que ele é o protagonista de seus planos e que não deve delegar essa função a terceiros, assim como espera-se que eles adquiram as habilidades propostas na BNCC, além de melhorarem a operação de multiplicação e interpretação de situações-problema.
Título do Evento
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU
Título dos Anais do Evento
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GERMANO, Lucas Di Giuseppe; CUNHA, Maria Cristina Prado Vasques. COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR POR MEIO DA APLICAÇÃO DE JOGOS... In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU. Anais...Taubaté(SP) Unitau - Pós-graduação - Mestrado Profissional em Educação, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-seminario-internacional-de-educacao-v-encontro-de-egressos-iii-encontro-de-praticas-pedagogicas-na-educacao-basica-do-mestrado-profissional-em-educacao-mpe-unitau-412432/785260-COMPETENCIAS-GERAIS-DA-BNCC-NOS-ANOS-FINAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL--ESTRATEGIA-INTERDISCIPLINAR-POR-MEIO-DA-APLICA. Acesso em: 23/05/2025

Trabalho

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