Título do Trabalho
PRÁTICA DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO A PARTIR DO TDL
Autores
  • PRISCILA CRISTIANE ESCOBAR SILVA
  • Rosana Passos Quitério de Carvalho
  • Katryn Rodrigues Mendes Gomes
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo 6 – Educação Inclusiva e Diversidade
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-seminario-internacional-de-educacao-v-encontro-de-egressos-iii-encontro-de-praticas-pedagogicas-na-educacao-basica-do-mestrado-profissional-em-educacao-mpe-unitau-412432/785070-pratica-docente-e-educacao-inclusiva--um-estudo-a-partir-do-tdl
ISBN
978-65-272-0189-2
Palavras-Chave
Educação Inclusiva, Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem, Formação docente
Resumo
A educação vem passando por mudanças ao longo do tempo, estamos falando de políticas, métodos e modelos de ensino, especialmente sobre os processos de inclusão, saindo do cenário de escola segregadora para inclusiva. Em linhas gerais a educação inclusiva diz a respeito da integração de crianças com deficiência ou distúrbios de aprendizagem na comunidade escolar, o que inclui aquelas com TDL (Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem). Cabe-nos frisar que este é um dos muitos problemas de desenvolvimento que atinge às crianças desde a primeira infância e, está relacionado as dificuldades persistentes no processo da linguagem, afetando direta e especialmente a fala, por conseguinte, influencia nos processos de ensino e aprendizagem. Outro ponto importante a ser mencionado é que embora o TDL não seja algo recente, este é um tema pouco conhecido e discutido, principalmente no meio acadêmico, haja vista, pertencer ao núcleo da educação inclusiva e interferir nas etapas do conhecimento. Neste sentido, o estudo buscou analisar a construção de uma oficina denominada “Educação especial e inclusiva: um olhar sobre o TDL”, realizada por alunas do curso de Pedagogia, como requisito parcial para a conclusão do “Seminário: Infância Juventude e Vida Adulta” do Centro Universitário ENIAC. Em relação a oficina é observada a prática da contação de história para crianças de 4 a 6 anos, de uma escola de medio porte, particular, na região de Guarulhos, visto que esta apresenta um aluno com tal laudo. Faz-se saber ainda que, a oficina foi dividida em 3 fases: (1) a organização das crianças e a explicação da atividade; (2) a contação de história; (3) entrega dos materiais para as crianças, a fim de que possam recriar a história ouvida sob a mediação das autoras. Os resultados apontam que a criança com TDL apresenta maior dificuldade na atividade proposta, porém consegue cumprí-la parcialmente a partir do auxílio prestado durante a tarefa. Ante o exposto, consideramos que o TDL compromete o processo emissivo e receptivo da comunicação, bem como a aprendizagem das crianças dentro do transtorno. Ademais, a realização da oficina, mostrou-se como estratégia pedagógica válida para estimular o desenvolvimento linguagem, permitindo que o processo seja mais inclusivo e que as futuras pedagogas pudessem vivenciar a educação especial e inclusiva.
Título do Evento
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU
Título dos Anais do Evento
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, PRISCILA CRISTIANE ESCOBAR; CARVALHO, Rosana Passos Quitério de; GOMES, Katryn Rodrigues Mendes. PRÁTICA DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO A PARTIR DO TDL.. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU. Anais...Taubaté(SP) Unitau - Pós-graduação - Mestrado Profissional em Educação, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-seminario-internacional-de-educacao-v-encontro-de-egressos-iii-encontro-de-praticas-pedagogicas-na-educacao-basica-do-mestrado-profissional-em-educacao-mpe-unitau-412432/785070-PRATICA-DOCENTE-E-EDUCACAO-INCLUSIVA--UM-ESTUDO-A-PARTIR-DO-TDL. Acesso em: 15/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes