Título do Trabalho
SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DA DIDÁTICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores
  • FABRÍCIA CRISTIANE GUCKERT
  • Alaim Souza Neto
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo 3 – Anos Finais do Ensino Fundamental
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-seminario-internacional-de-educacao-v-encontro-de-egressos-iii-encontro-de-praticas-pedagogicas-na-educacao-basica-do-mestrado-profissional-em-educacao-mpe-unitau-412432/782769-sequencia-didatica-a-luz-da-didatica-da-pedagogia-historico-critica
ISBN
978-65-272-0189-2
Palavras-Chave
Teatro. Didática da Pedagogia Histórico-Crítica. Formação de leitores literários.
Resumo
O foco desta apresentação é socializar a experiência de elaboração de um produto pedagógico, uma Sequência Didática (SD), construído a partir de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, com objetivos interpretativos e interventivos, que fez uso da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). O título da pesquisa é A relevância do teatro no processo de formação de leitores: uma proposta didática para os Anos Finais do Ensino Fundamental. A SD é subsidiada pela Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, pois “[...] explicita o nível de desenvolvimento atual e a zona de desenvolvimento imediato, dos quais resulta o novo nível de desenvolvimento atual, como síntese de ambos” (GASPARIN, 2020, p.x), bem como pela Pedagogia Histórico-Crítica, que é estruturada a partir dos cinco passos propostos por Saviani (2007): Prática Social, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática Social. Tais passos foram transpostos em uma Didática teórico-prática por Gasparin (2012) e nomeada de Didática da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Optou-se pela transposição didática dos fundamentos da PHC para o chão da sala, conforme proposto por Gasparin (2012), pois são explicitadas as ações necessárias para que se possa aplicar a proposta teórico-metodológica nos diversos campos do conhecimento. A SD se originou a partir de questões observadas no contexto do ensino de Língua Portuguesa, principalmente, sobre o lugar do teatro no currículo escolar e foi problematizada a partir da seguinte questão norteadora: de que forma o teatro pode contribuir com o processo de formação de leitores de modo significativo e relevante na disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental – Anos Finais na rede pública de ensino?. A pesquisa foi planejada e aplicada com os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais.Trata-se de um material que toma como objeto de conhecimento a formação do leitor literário e tem como objetivo geral incentivar a formação de leitores capazes de imprimir suas marcas ao texto que leem, estabelecendo com ele um diálogo vivo e único, cujo horizonte não é apenas a busca de respostas, mas também a formulação de novas indagações por meio de práticas teatrais. A SD é composta por quatro tópicos de conteúdos que contêm fundamentação teórica e as respectivas sugestões de atividades. Por meio dessa sequência, pretende-se propiciar aos professores um material conciso para que obtenham suporte teórico, oportunizando assim, uma prática pedagógica pautada na concepção da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica.
Título do Evento
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU
Título dos Anais do Evento
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GUCKERT, FABRÍCIA CRISTIANE; NETO, Alaim Souza. SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DA DIDÁTICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU. Anais...Taubaté(SP) Unitau - Pós-graduação - Mestrado Profissional em Educação, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-seminario-internacional-de-educacao-v-encontro-de-egressos-iii-encontro-de-praticas-pedagogicas-na-educacao-basica-do-mestrado-profissional-em-educacao-mpe-unitau-412432/782769-SEQUENCIA-DIDATICA-A-LUZ-DA-DIDATICA-DA-PEDAGOGIA-HISTORICO-CRITICA. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes