GINCANA DO CONHECIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM POR MEIO DE DESAFIOS COMPETITIVOS

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0189-2

Título do Trabalho
GINCANA DO CONHECIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM POR MEIO DE DESAFIOS COMPETITIVOS
Autores
  • Anderson de Moraes Fonseca
  • Thaynara Pereira Coelho Americano
  • Letícia Aparecida Francisco
  • PAULO ATSUSHI SUZUKI
  • Willian José Ferreira
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo 4 – Ensino Médio
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-seminario-internacional-de-educacao-v-encontro-de-egressos-iii-encontro-de-praticas-pedagogicas-na-educacao-basica-do-mestrado-profissional-em-educacao-mpe-unitau-412432/782342-gincana-do-conhecimento--uma-experiencia-de-aprendizagem-por-meio-de-desafios-competitivos
ISBN
978-65-272-0189-2
Palavras-Chave
Educação. Gincana. Ludicidade.
Resumo
O papel das gincanas escolares, para além de criar condições de socialização entre os estudantes das diferentes séries, tem por objetivo desenvolver o conhecimento de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem. A Gincana do Conhecimento é um evento pedagógico que utiliza estratégias lúdicas, desafios intelectuais e físicos que visam promover o aprendizado mais dinâmico e participativo. Essas atividades são estruturadas para envolver os estudantes e professores, proporcionando uma experiência educacional fora da sala de aula. Em 2023, aconteceu a 2ª Gincana do Conhecimento, realizada pela Escola Monsenhor Ignácio Gióia, em São Luiz do Paraitinga – SP, pelo segundo ano consecutivo. Ao todo, participaram efetivamente do evento todos os professores e gestores da unidade escolar (22 docentes), além dos 216 alunos, no espaço da quadra poliesportiva cedido pela prefeitura, para comportar a todos. Os participantes foram organizados em equipes, neste caso, suas respectivas turmas, e cada qual recebeu uma cor de identificação. As provas e desafios abrangeram todas as áreas de conhecimento, incluindo as partes culturais, físicas, e sociais, contemplando as diferentes formas de aprendizagem (visual, auditiva e cinestésica). As atividades foram divididas com uma prova em equipe sobre conhecimentos gerais com 4 alternativas para cada questão e 10 questões para cada sala; 5 provas de aptidão física individuais e em equipe; duas provas culturais sendo uma de desenho com o tema pré-estabelecido e outra de caracterização de personagens folclóricos; prova da caixa surpresa, onde os alunos deveriam colocar nas caixas das respectivas salas itens diversos e aleatórios que seriam solicitados pela comissão organizadora; prova solidária com uma arrecadação de mantimentos direcionados ao lar dos idosos; e por fim uma pontuação para torcida mais animada. Todas as provas acumulavam pontos, que foram contabilizados para determinar a final, onde as duas melhores pontuadas disputaram a tradicional torta na cara com perguntas de conhecimentos gerais. A interação social foi muito incentivada, promovendo o espírito esportivo e o respeito mútuo entre as equipes concorrentes, consolidando conceitos já aprendidos, além de introduzir novos conhecimentos. Durante a apuração dos pontos para a final, houve um momento de descontração entre alunos e professores, promovido com música e danças coreografadas, criando assim laços de afetividade de ambas as partes. A sala vencedora recebeu um troféu simbólico e transitório, com a foto da sala, que permanecerá até o próximo evento, incentivando a motivação e o comprometimento dos participantes. Após a gincana, foi possível notar que as aulas e as interações em sala se tornaram mais colaborativas e harmoniosas, havendo maior engajamento na parte acadêmica, e respeito com os colegas de turma e comunidade. Concluímos que a gincana não apenas reforça o conhecimento intelectual acadêmico, mas também estimula a colaboração, a comunicação eficaz, e o trabalho em grupo, fortalecendo as habilidades sociais e promovendo o aprendizado colaborativo.
Título do Evento
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU
Título dos Anais do Evento
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FONSECA, Anderson de Moraes et al.. GINCANA DO CONHECIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM POR MEIO DE DESAFIOS COMPETITIVOS.. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU. Anais...Taubaté(SP) Unitau - Pós-graduação - Mestrado Profissional em Educação, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-seminario-internacional-de-educacao-v-encontro-de-egressos-iii-encontro-de-praticas-pedagogicas-na-educacao-basica-do-mestrado-profissional-em-educacao-mpe-unitau-412432/782342-GINCANA-DO-CONHECIMENTO--UMA-EXPERIENCIA-DE-APRENDIZAGEM-POR-MEIO-DE-DESAFIOS-COMPETITIVOS. Acesso em: 12/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes