JOGOS DIGITAIS E AS HABILIDADES DO SÉCULO XXI: COMO O ENSINO DA PROGRAMAÇÃO AJUDA NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE

Publicado em 23/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0307-0

DOI
10.29327/1376672.712163  
Título do Trabalho
JOGOS DIGITAIS E AS HABILIDADES DO SÉCULO XXI: COMO O ENSINO DA PROGRAMAÇÃO AJUDA NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE
Autores
  • Anselmo Dos Santos Rocha Junior
  • João Pedro de Almeida Moraes
  • Joacir Simoes Ferreira
Modalidade
SICTI
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
23/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/712163-jogos-digitais-e-as-habilidades-do-seculo-xxi--como-o-ensino-da-programacao-ajuda-na-formacao-do-estudante
ISBN
978-65-272-0307-0
Palavras-Chave
Alunos do ensino médio; 21st Century Skills; Ensino
Resumo
O mundo dos jogos digitais está se expandindo exponencialmente, tornando-se uma parte central da cultura contemporânea, como indicado pela Pesquisa Game Brasil, que revela que 74,5% dos brasileiros jogam videogames. Este fenômeno trouxe à tona a necessidade de cultivar habilidades do século XXI, como pensamento crítico e colaboração, para preparar os alunos para um mundo em constante evolução. Este artigo apresenta um estudo que investigou a relação entre o ensino de programação, o desenvolvimento de jogos digitais e o cultivo dessas habilidades em estudantes do ensino médio. O estudo adotou uma abordagem prática, oferecendo um curso de desenvolvimento de jogos digitais com foco na plataforma Scratch. A metodologia do estudo é detalhada, incluindo informações sobre a amostra de 20 estudantes do 1° ano do ensino médio, ferramentas utilizadas e a estrutura do curso. O Scratch, uma plataforma de programação visual desenvolvida pelo MIT, desempenhou um papel fundamental na tornar a programação acessível e amigável para os iniciantes. O curso abrangeu tópicos como lógica de programação, algoritmos, criação de histórias e roteiros, análise de game design e muito mais. As aulas foram realizadas presencialmente, visando acomodar os alunos do período integral. O Scratch foi utilizado para ensinar conceitos fundamentais de programação, como variáveis, controle de fluxo, loops e condicionais. Além disso, os alunos aplicaram esses conceitos na criação de jogos, desenvolvendo suas habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. O estudo incluiu uma avaliação das habilidades do século XXI dos alunos, utilizando um questionário adaptado. Os dados foram coletados no início e no final do curso, permitindo a comparação do progresso dos alunos. No entanto, o projeto enfrentou algumas limitações e desafios. Uma alta taxa de evasão foi observada, com mais de 60% dos participantes iniciais não concluindo o curso devido a diversas razões, incluindo demandas de tempo e dificuldades iniciais com lógica e álgebra. Além disso, algumas expectativas dos alunos não estavam alinhadas com o conteúdo do curso, afetando o engajamento. Apesar dessas limitações, o estudo demonstrou que o ensino de programação através do desenvolvimento de jogos digitais pode ser uma ferramenta poderosa para cultivar habilidades do século XXI. As alunas se destacaram ao longo do curso, não apenas superaram os desafios apresentados, mas também apresentaram um notável crescimento em suas habilidades, destacando a importância da promoção da diversidade e inclusão no ensino de programação. Mesmo representando apenas 20% da turma inicial, a determinação do público feminino foi uma feliz surpresa, uma vez que nenhuma das evasões ocorridas na turma foi feita pelas alunas. O curso permitiu que os alunos aplicassem habilidades práticas em um ambiente real, melhorando sua compreensão de trabalho em equipe, liderança e análise de riscos e recompensas. As limitações e dificuldades encontradas forneceram insights valiosos para futuras iniciativas educacionais. Em resumo, o estudo destaca uma importante correlação entre o ensino de programação e o desenvolvimento de jogos digitais com a formação de habilidades do século XXI. Apesar dos desafios, o projeto deixou um legado importante para a educação do século XXI, incentivando abordagens inovadoras e holísticas no ensino e preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo digital em constante evolução.
Título do Evento
IVCPPGI-XXSICTI-IIIJE-IIPIBIEX
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e III Jornada de Extensão do IFBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

JUNIOR, Anselmo Dos Santos Rocha; MORAES, João Pedro de Almeida; FERREIRA, Joacir Simoes. JOGOS DIGITAIS E AS HABILIDADES DO SÉCULO XXI: COMO O ENSINO DA PROGRAMAÇÃO AJUDA NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/712163-JOGOS-DIGITAIS-E-AS-HABILIDADES-DO-SECULO-XXI--COMO-O-ENSINO-DA-PROGRAMACAO-AJUDA-NA-FORMACAO-DO-ESTUDANTE. Acesso em: 13/06/2025

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