A IDENTIDADE INSTITUCIONAL DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA A PARTIR DE NARRATIVAS PESSOAIS: O QUE DIZEM OS TRABALHOS QUE DISCUTEM A IDENTIDADE DOCENTE NOS IFS?

Publicado em 23/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0307-0

Título do Trabalho
A IDENTIDADE INSTITUCIONAL DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA A PARTIR DE NARRATIVAS PESSOAIS: O QUE DIZEM OS TRABALHOS QUE DISCUTEM A IDENTIDADE DOCENTE NOS IFS?
Autores
  • Paulo Roberto Sousa dos Santos
  • Samir Pérez Mortada
  • Naiaranize Pinheiro da Silva
Modalidade
SICTI
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
23/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/711982-a-identidade-institucional-dos-institutos-federais-de-educacao-ciencia-e-tecnologia-a-partir-de-narrativas-pesso
ISBN
978-65-272-0307-0
Palavras-Chave
Identidade docente; Institutos Federais; Professores.
Resumo
A presente pesquisa é uma pesquisa do tipo qualitativa no qual buscou-se investigar o conceito de identidade institucional nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) em especial o conceito de identidade docente, a partir de narrativas pessoais durante o período de 2008 a 2018. Os IFs passam, portanto, por transformações e incertezas nos últimos anos. Atravessam, de certa forma, uma crise de identidade. Herdeiros e presos às suas tradições, encaram o desafiante projeto de expansão, em meio a complexo contexto político e social. Nesses tempos, muitas pesquisas sobre os IFs foram realizadas. Como focos e metodologia variados, procuraram ouvir estudantes, docentes, funcionários, público em geral, sobre aquilo que os Institutos representam ou representaram nas suas vidas O conceito de identidade é amplo, abrangente e complexo, no entanto fazendo uma especificidade no contexto de identidade docente, procuramos compreender alguns aspectos como: formação desses professores, construção da sua identidade profissional como servidores dessa instituição de ensino, relação professores-alunos, por exemplo. Os Institutos Federais representam uma instituição especializada na educação profissionalizante e tecnológica, dito isso representam uma instituição com características próprias como qualquer outra, por exemplo, possuem um viés profissional, uma variedade enorme de cursos, estão vinculadas ao Ministério da Educação por meio da Secretária de Educação Profissional e Tecnológica. Os IFs foram criados a partir da Lei nº 11.892/2008, são, paradoxalmente, instituições novas e centenárias, oriundas das tradicionais Escolas Técnicas Federais (ETFs) e dos CEFETs (Centros Federais de Educação Tecnológica). Ampliaram suas dimensões, sua presença nacional, diversificando a oferta de cursos. Nesse processo, seu escopo de ações e suas atribuições foram também redefinidas. Ademais, os IFs não surgiram a partir da lei que os criou e sim de um processo de transformação complexo de outras instituição de ensino anteriores nos Institutos Federais. Os objetivos da nossa pesquisa são: contribuir para a compreensão sobre a educação profissional e sobre os Institutos Federais, através do reconhecimento e da sistematização das pesquisas realizadas em seus dez primeiros anos de existência; contribuir para a compreensão do papel dos IFs na construção identitária, seja de sua comunidade interna, seja do público em geral; investigar em como se deu a construção da identidade docente nos Institutos Federais. A metodologia que utilizamos na nossa pesquisa foi a Analise de Conteu´do da Bardin (1977), pois como a pesquisa qualitativa e´ trabalhosa, reflexo de uma atividade minuciosa, o tratamento dos dados deve ser realizado com muito cuidado. Sendo assim a Ana´lise de Conteu´do mostrou-se muito adequada a essa pesquisa. Após a análise dos trabalhos coletados foi possível identificar e perceber em como a estrutura organizacional dos Institutos é capaz de construir a identidade docente dos professores, os cursos de licenciatura, o grau de liberdade que os professores possuem e a sua formação ajudaram a construir a identidade desse profissional.
Título do Evento
IVCPPGI-XXSICTI-IIIJE-IIPIBIEX
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e III Jornada de Extensão do IFBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Paulo Roberto Sousa dos; MORTADA, Samir Pérez; SILVA, Naiaranize Pinheiro da. A IDENTIDADE INSTITUCIONAL DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA A PARTIR DE NARRATIVAS PESSOAIS: O QUE DIZEM OS TRABALHOS QUE DISCUTEM A IDENTIDADE DOCENTE NOS IFS?.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/711982-A-IDENTIDADE-INSTITUCIONAL-DOS-INSTITUTOS-FEDERAIS-DE-EDUCACAO-CIENCIA-E-TECNOLOGIA-A-PARTIR-DE-NARRATIVAS-PESSO. Acesso em: 13/05/2025

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