O DEFICIENTE FÍSICO E AS VIAS PÚBLICAS- COMO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DE UM JOGO DIGITAL.

Publicado em 23/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0307-0

Título do Trabalho
O DEFICIENTE FÍSICO E AS VIAS PÚBLICAS- COMO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DE UM JOGO DIGITAL.
Autores
  • Bruna Dos Santos De Jesus
  • Luiz Machado
Modalidade
SICTI
Área temática
Educação
Data de Publicação
23/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/711459-o-deficiente-fisico-e-as-vias-publicas--como-demonstrar-a-importancia-da-acessibilidade-atraves-de-um-jogo-digita
ISBN
978-65-272-0307-0
Palavras-Chave
Jogos Digitais, Cadeirantes, Aprendizagem
Resumo
A inclusão nos últimos anos tornou-se um tema piloto a ser refletido em todo mundo. Com a diminuição da taxa de mortalidade e o aumento da natalidade, a densidade demográfica em metrópoles e cidades só vem aumentando, contudo, de forma adjacente o número de pessoas que possuem deficiências. A área de jogos digitais está em crescente expansão, nas mais diversas plataformas disponíveis: console, web, entre outras. Este projeto de pesquisa propôs desenvolvimento de um jogo voltado para a área educacional e informacional. Com base no cenário atualmente presenciado nas vias públicas brasileiras onde se observa irregularidade nas construções, obstáculos que dificultam a circulação de pessoas com necessidades especiais como os cadeirantes, pessoas cegas e pessoas com mobilidade reduzida, torna-se necessário estabelecer uma discussão substancial acerca desta temática. Uma vez que os jogos digitais, são ferramentas com potencial educacional, informacional e também são capazes de gerar comoção com os consumidores da obra, torna-se viável a construção de um jogo digital que aborda esse tema e promove a aprendizagem e a reflexão. Objetivou-se desenvolver uma proposta que estabelece a aprendizagem de conceitos e a discussão sobre a falta de acessibilidade nas vias públicas, no tocante a pessoas com necessidades especiais, mais especificamente o caso dos cadeirantes, por meio de um jogo digital. Sendo assim, torna-se possível conscientizar e retratar a importância de ter acessibilidade para pessoas com deficiência física, a partir deste trabalho. Durante o desenvolvimento deste projeto utilizou-se um método conhecido como cascata, ou também conhecido como Waterfall, que consiste na divisão processual do trabalho em fases, para auxiliar o desenvolvimento. Por se tratar de um jogo que envolve a concepção, pré-produção, produção, testes e a sua finalização, essa metodologia emergiu como uma alternativa viável para tal atividade. A partir da definição dos objetivos e dos métodos a serem realizados no plano de trabalho de desenvolvimento do jogo, resultou-se em uma obra denominada “Empurrando Limites” que trata-se de uma narrativa que aborda a história Fernando, um professor que após ter sofrido um acidente de carro, acabou tornando-se cadeirante, diante da nova realidade do personagem, e através da sua ótica, o jogador toma como experiência os desafios e algumas problemáticas que envolvem a falta de acessibilidade nas vias públicas brasileiras, e por meio deles aprende conceitos importantes sobre o tema que vão desde legislações e normas correlatas. Também é válido ressaltar que para ser mais fiel em relação às vias brasileiras, foram utilizadas referências da cidade de Salvador e Lauro de Freitas, na Bahia. Uma vez que se identifica a necessidade de construir um diálogo, e estabelecer discussões sobre um tema tão importante quanto este apresentado, observa-se que uma proposta que combina tecnologia e aprendizagem a partir de um jogo digital, evidencia-se o seu grande potencial como uma ferramenta para universalizar esses tópicos, seja na academia, e na sociedade.
Título do Evento
IVCPPGI-XXSICTI-IIIJE-IIPIBIEX
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e III Jornada de Extensão do IFBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JESUS, Bruna Dos Santos De; MACHADO, Luiz. O DEFICIENTE FÍSICO E AS VIAS PÚBLICAS- COMO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DE UM JOGO DIGITAL... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/711459-O-DEFICIENTE-FISICO-E-AS-VIAS-PUBLICAS--COMO-DEMONSTRAR-A-IMPORTANCIA-DA-ACESSIBILIDADE-ATRAVES-DE-UM-JOGO-DIGITA. Acesso em: 18/05/2025

Trabalho

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