ANALFABETISMO CIENTÍFICO PARA QUEM? CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS DE CLASSE SOCIAL, ETNIA E GÊNERO EM ÂMBITO DAS REDES PÚBLICAS E PRIVADAS DE ENSINO

Publicado em 23/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0307-0

Título do Trabalho
ANALFABETISMO CIENTÍFICO PARA QUEM? CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS DE CLASSE SOCIAL, ETNIA E GÊNERO EM ÂMBITO DAS REDES PÚBLICAS E PRIVADAS DE ENSINO
Autores
  • Gorhan Freitas Noronha
  • Verônica Maria Bastos Maciel Bispo
Modalidade
SICTI
Área temática
Interdisciplinar
Data de Publicação
23/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/711259-analfabetismo-cientifico-para-quem-caracterizacao-do-perfil-cientifico-tecnologico-do-municipio-de-camacari-em-r
ISBN
978-65-272-0307-0
Palavras-Chave
Alfabetização científica, Ensino de ciências, Desenvolvimento científico e tecnológico
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de caracterizar o perfil científico-tecnológico do município de Camaçari e seus níveis de alfabetização científica através de uma escala de proficiência. A sociedade contemporânea está inserida em um ambiente o qual é modificado e influenciado diariamente pelo desenvolvimento científico e tecnológico, mas que não compreende ou pouco entende as bases teóricas que fundamentam o referido desenvolvimento. Os eventos da pandemia de COVID-19 confirmaram que o analfabetismo científico é um problema público e que é capaz de causar graves prejuízos à economia, processo democrático e segurança nacional. Ocorreu em 2018 um acompanhamento parcial pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, que revelou que mais de 75% dos estudantes brasileiros não sabem definir o que é ou não uma ciência. No entanto, para que a difusão do conhecimento científico seja feita de forma eficaz, é preciso conhecer a realidade do local de atuação, considerando as múltiplas desigualdades existentes no Brasil. Assim, faz-se necessário realizar uma caracterização prévia, visto que o indicador de conhecimento científico aplicado pelo programa avalia o país como um todo e não considera todas as nuances locais. A coleta de amostras entre os estudantes de nível médio das redes pública e privada localizadas no distrito Sede do município de Camaçari se deu por meio de questionários aplicados para 100 estudantes entre os meses de fevereiro e maio de 2023. Na identificação do voluntário, foram selecionados os recortes étnicos, de renda familiar (em salários mínimos), idade, identidade de gênero e série atual do ensino médio. A definição dos níveis leva em consideração critérios como interpretar situações do cotidiano com ou sem necessidade de aplicação de conhecimentos científicos, estando ou não em linguagem simples e a capacidade de formular hipóteses a partir de evidências fornecidas que podem ou não se contradizerem, com a referência sendo o nível básico. Além disso, cada item faz referência a um tópico científico de modo generalizado, não sendo restrito a uma área do conhecimento específica e sim ao conhecimento científico geral que envolve a compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais, da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática e entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente. Por meio do teste U de Mann-Whitney, observou-se que há diferença estatística significativa no referente à rede de ensino. Enquanto 62% (31 estudantes) da rede particular de ensino estiveram abaixo do nível adotado como referência, na rede pública foram apenas 11 estudantes (22% deste público). No primeiro grupo, a questão com maior incidência de acertos era relativa à identificação de elementos presentes em um gráfico, enquanto a de mais erros tratava da importância do método científico; para o segundo grupo, a questão de leitura da bula de um medicamento foi a mais acertada, enquanto a questão de interpretação de um gráfico apresentou mais dificuldades. Houve também diferença entre os que se identificam com o gênero masculino das duas redes. É possível concluir que os estudantes da rede pública obtiveram melhores resultados por terem maior acesso a programas de pesquisa, extensão e inovação, além de participar de um número maior de olimpíadas científicas, o que propicia o maior contato desses estudantes ao processo de formação do conhecimento científico.
Título do Evento
IVCPPGI-XXSICTI-IIIJE-IIPIBIEX
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e III Jornada de Extensão do IFBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NORONHA, Gorhan Freitas; BISPO, Verônica Maria Bastos Maciel. ANALFABETISMO CIENTÍFICO PARA QUEM? CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS DE CLASSE SOCIAL, ETNIA E GÊNERO EM ÂMBITO DAS REDES PÚBLICAS E PRIVADAS DE ENSINO.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/711259-ANALFABETISMO-CIENTIFICO-PARA-QUEM-CARACTERIZACAO-DO-PERFIL-CIENTIFICO-TECNOLOGICO-DO-MUNICIPIO-DE-CAMACARI-EM-R. Acesso em: 03/10/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes