MODELOS DIDÁTICOS A PARTIR DE IMPRESSORA 3D: UMA NOVA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA

Publicado em 23/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0307-0

Título do Trabalho
MODELOS DIDÁTICOS A PARTIR DE IMPRESSORA 3D: UMA NOVA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA
Autores
  • Kayo Maycon de Santana Oliveira
  • Marília Mércia Lima Carvalho Carneiro
Modalidade
SICTI
Área temática
Ciências Biológicas
Data de Publicação
23/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/705265-modelos-didaticos-a-partir-de-impressora-3d--uma-nova-ferramenta-para-o-ensino-de-botanica
ISBN
978-65-272-0307-0
Palavras-Chave
Inovação no ensino de Botânica, impressão 3D, tecnologia educacional
Resumo
A utilização de tecnologias educacionais inovadoras com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem tornou-se uma necessidade. Dessa forma, o uso de modelos didáticos a partir de impressão 3D surge como uma ferramenta atrativa e interessante, principalmente quando se trata do ensino da Botânica, considerado por grande parte dos estudantes como excessivamente teórico, com conceitos abstratos, de nomenclaturas difíceis e desinteressante, sendo este um grande desafio para os professores dessa área. Este quadro se torna ainda mais crítico particularmente para estudantes com necessidades específicas, o que aumenta os desafios para os educadores. Nesse contexto, buscando atenuar esses obstáculos, este projeto teve como objetivo produzir e utilizar modelos didáticos botânicos a partir de impressão 3D no IFBA/ Campus Irecê. Para isso, a execução do projeto foi estruturada em quatro etapas: 1) revisão bibliográfica e seleção dos modelos a serem produzidos e impressos; 2) design e produção/impressão dos modelos; 3) utilização prática desses modelos em sala de aula; e por fim, a 4) elaboração de resumos e artigo científico. As peças foram produzidas através do programa de modelagem “Blender 3D” e, para fatiamento, foi utilizado o “Ultimaker Cura”, ambas plataformas de código aberto e com muitos recursos. Para a escolha dos elementos a serem representados, foram priorizados aqueles com maior abstração e que possibilitassem a compreensão ampla de diferentes partes que compõem uma planta. Ao todo, foram modeladas e impressas três peças: um cloroplasto, organela vegetal essencial para a fotossíntese, com todas as suas particularidades impressas na peça (membranas, tilacóides e estroma); uma estrutura contendo a morfologia interna da folha (epiderme superior, parênquima paliçádico, parênquima esponjoso, xilema, floema, epiderme inferior e estômatos); e, por último, um corte transversal de uma raiz de monocotiledônea onde é possível visualizar sua composição externa e interna (epiderme, pêlos radiculares, parênquima cortical, endoderme, periciclo, xilema e floema). Após a impressão, foi realizado o polimento e a pintura das peças. A próxima etapa, que está em processo de execução, consiste na utilização das peças impressas nas aulas de Botânica do Campus e em exposições científicas visando facilitar o entendimento do conteúdo abordado, despertar a curiosidade dos estudantes e, por fim, garantir o aprendizado sem gerar impactos negativos tão comuns nessa área. Além disso, a implementação desses modelos visa também oferecer uma abordagem educacional mais inclusiva e tangível, devido à natureza táctil e tridimensional das peças impressas, que pode facilitar a compreensão de conceitos anteriormente abstratos e tornar o processo de ensino-aprendizagem em Botânica mais envolvente. Esta iniciativa não só representa um passo significativo para transformar a forma como a Botânica é ensinada e percebida, tornando-a mais acessível e interessante para todos os alunos, mas também visa desenvolver novas possibilidades pedagógicas e inclusivas no espaço escolar. Isso se dá através da integração entre ensino, pesquisa e extensão, ampliando as oportunidades para um aprendizado mais eficaz.
Título do Evento
IVCPPGI-XXSICTI-IIIJE-IIPIBIEX
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e III Jornada de Extensão do IFBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Kayo Maycon de Santana; CARNEIRO, Marília Mércia Lima Carvalho. MODELOS DIDÁTICOS A PARTIR DE IMPRESSORA 3D: UMA NOVA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/705265-MODELOS-DIDATICOS-A-PARTIR-DE-IMPRESSORA-3D--UMA-NOVA-FERRAMENTA-PARA-O-ENSINO-DE-BOTANICA. Acesso em: 27/08/2025

Trabalho

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