CONCEITOS DA FÍSICA ALIADOS E APLICADOS AO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO IFBA CAMPUS ILHÉUS, NA PREVENÇÃO À COVID-19: CONTRIBUIÇÕES POR MEIO DO PROCESSO DE PESQUISA E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO.

Publicado em 23/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0307-0

DOI
10.29327/1376672.699297  
Título do Trabalho
CONCEITOS DA FÍSICA ALIADOS E APLICADOS AO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO IFBA CAMPUS ILHÉUS, NA PREVENÇÃO À COVID-19: CONTRIBUIÇÕES POR MEIO DO PROCESSO DE PESQUISA E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO.
Autores
  • Maria D'Ajuda Viana Lima
  • Thiago Nascimento Barbosa
  • Esau Francisco Sena Santos
  • José Henrique Pinto dos Santos
Modalidade
SICTI
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
23/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/699297-conceitos-da-fisica-aliados-e-aplicados-ao-ensino-de-educacao-fisica-no-ifba-campus-ilheus-na-prevencao-a-covid-
ISBN
978-65-272-0307-0
Palavras-Chave
COVID-19, Mecânica dos Fluidos, Radiação.
Resumo
Neste trabalho, utilizou-se da interdisciplinaridade, Física versus Educação Física, tendo como pano de fundo a prevenção à COVID-19, para colaborar tanto com a prática de atividades esportivas, quanto com o processo de ensino-aprendizagem, no campo da Educação Física. Isto se justifica, principalmente, com a implementação de um cenário de prevenção e conscientização após o grande impacto causado pela pandemia, decorrente desse vírus. Logo, se faz necessário que as instituições de ensino promovam a difusão do conhecimento em torno dessa temática, nos mais diversos ramos de estudo. Em relação ao objetivos traçados, tem-se como linha norteadora principal a minimização dos riscos e produção de recomendações, fundamentadas na pesquisa, considerando atividades esportivas aeróbicas e anaeróbicas, realizadas pela comunidade acadêmica e público externo, ao Instituto Federal da Bahia, Campus Ilhéus. Levando-se em consideração fatores como tosse, espirros, estudos em relação ao comportamento do fluxo de ar em máscaras, que envolve a mecânica dos fluidos, e, o estudo da radiação como auxiliar no aumento da imunidade do corpo humano. Para execução do projeto, fez-se um planejamento em atividades dispostas em etapas, que desenvolveram-se de forma contínua e sucessiva. Na primeira etapa desenvolveu-se uma revisão de literatura e encontros com a equipe para conhecimento e domínio das temáticas de mecânica dos fluidos, transporte de bioaerossóis no trato respiratório, focando-se na COVID-19. Com isto, ponderou-se avaliar materiais de máscaras para recomendações nas atividades físicas. Na etapa seguinte, propôs-se uma pesquisa de dados do ginásio poliesportivo do Campus Ilhéus, com o intuito de realizar o dimensionamento dos espaços de atividades de Educação Física, visto as limitações impostas pela COVID-19. Por conseguinte, tratou-se e analisou-se estes dados para projeções de recomendações de prevenção à saúde, fundamentadas cientificamente, para elaboração de uma disciplina para o Curso EAD de Licenciatura em Educação Física do IFBA Campus Ilhéus (campus de lotação da bolsista), intitulada “Física Aplicada à Prevenção de Riscos à COVID-19 no Ensino de Educação Física”, além do planejamento para utilizá-los em cursos de extensão e palestras. Os resultados, dentro dos objetivos propostos, foram a produção de material didático relacionados às duas áreas da Física que levou-se em consideração: a mecânica de fluidos (avaliação do risco em atividades de Educação Física, bem como avaliação de máscaras) e radiação (estratégias para aumento da imunidade do corpo humano). Concomitantemente, elaborou-se uma ementa de disciplina intitulada “Física Aplicada à Prevenção de Riscos à COVID-19 no Ensino de Educação Física” para proposição/submissão ao Curso EAD de Licenciatura em Educação Física do IFBA Campus Ilhéus e produziu-se palestras/minicursos em eventos científicos do IFBA, para publicização de informações relevantes abordadas durante o processo de pesquisa. Por fim, como resultado, todo o contexto do projeto indiretamente corroborou-se para o combate às fakenews e demais interpretações relacionadas à infecção por COVID-19, nas práticas de Educação Física. A conclusão deste trabalho é que pode-se gerar bons produtos quando se prospecta estudos na interface da interdisciplinaridade, com os dados da COVID-19, visto sua pluralidade de áreas para compreensão do comportamento do vírus em relação ao corpo humano, gerando assim uma conscientização alicerçada na ciência. na educação, referendando-se parâmetros tanto para o ensino-aprendizagem, quanto para o cotidiano das atividades esportivas.
Título do Evento
IVCPPGI-XXSICTI-IIIJE-IIPIBIEX
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e III Jornada de Extensão do IFBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

LIMA, Maria D'Ajuda Viana et al.. CONCEITOS DA FÍSICA ALIADOS E APLICADOS AO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO IFBA CAMPUS ILHÉUS, NA PREVENÇÃO À COVID-19: CONTRIBUIÇÕES POR MEIO DO PROCESSO DE PESQUISA E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/699297-CONCEITOS-DA-FISICA-ALIADOS-E-APLICADOS-AO-ENSINO-DE-EDUCACAO-FISICA-NO-IFBA-CAMPUS-ILHEUS-NA-PREVENCAO-A-COVID-. Acesso em: 10/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes