ERROS NA APRENDIZAGEM DE DERIVADAS: UMA ANÁLISE À LUZ DE TEORIAS EM DIDÁTICA DA MATEMÁTICA

Publicado em 23/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0307-0

Título do Trabalho
ERROS NA APRENDIZAGEM DE DERIVADAS: UMA ANÁLISE À LUZ DE TEORIAS EM DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
Autores
  • Sidna Gomes de Oliveira
  • Celso Eduardo Brito
Modalidade
SICTI
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
23/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/697217-erros-na-aprendizagem-de-derivadas--uma-analise-a-luz-de-teorias-em-didatica-da-matematica
ISBN
978-65-272-0307-0
Palavras-Chave
Autoanálise de erros, Derivadas, Ensino de Cálculo.
Resumo
Em relação ao erro, este é um fator característico no momento de construção de qualquer conhecimento. Tendo isso em vista, a autoanálise de erros possibilita uma nova perspectiva sobre o mesmo, uma vez que torna-se benéfico tanto para o educando que vai descrever e assimilar o seu desenvolvimento que levou ao desacerto, assim como para o docente que irá obter referências que vão auxiliar em suas estratégias de ensino. Dessa forma, a presente pesquisa tem como intuito analisar o processo metodológico das autoanálises de erros que foram elaboradas por estudantes ligados aos cursos da Licenciatura em Matemática e da Engenharia Civil, consistindo entre os anos letivos de 2017 a 2022, em que investigamos a instituição Cálculo Diferencial e Integral I, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Eunápolis. Em específico delimitamos o nosso objeto matemático (sendo este derivadas) utilizando do estudo quanti-qualitativo para coleta de dados. Cabe destacar que a metodologia utilizada organiza-se de maneira que os alunos produzam suas autoanálises de erros - após realizarem uma avaliação disposta pelo docente responsável da instituição, os mesmos caracterizam seus erros em conhecimentos prévios, atuais, erros de atenção e outros erros, atrelados a um registro semiótico, como tal registro algébrico, registro numérico, registro da língua materna e registro gráfico. Atribuindo ainda justificações das suas escolhas realizadas para desenvolver uma tarefa e, com esses registros significativos em posse dos pesquisadores, realizamos uma análise detalhada dessas informações em conjunto com as parciais, com objetivo de adquirir dados relacionados a entraves apontados nos registros de representação semiótica bem como nas tarefas analisando suas praxeologias. Ademais, para o alicerçamento das investigações, utilizou-se como referencial teórico, a Teoria Antropológica do Didático desenvolvida pelo matemático francês Yves Chevallard em 1992 e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica elaborada em 1993 pelo psicólogo Raymond Duval. Em suma, durante a pesquisa ficou perceptível que existem diversos fatores que influenciam nos diferentes tipos de erros em relação aos cursos investigados, uma vez que os estudantes do curso de Engenharia Civil possuem um maior índice em relação aos conhecimentos atuais que os alunos de Licenciatura em Matemática de acordo com suas autoanálises; no entanto os pesquisadores perceberam que os educandos de Engenharia Civil possuíam dificuldades em entender um novo objeto em seu habitat por não possuir conhecimentos nos seus nichos bem estruturados, devido os mesmos se depararem com essa disciplina já no primeiro semestre, diferentemente do curso de Licenciatura em Matemática que é apenas no terceiro semestre. Vale ressaltar também que, em respeito aos erros de atenção, existem mais recorrência dos alunos pertencentes ao curso de Licenciatura em Matemática, em razão de terem uma maior distração e menos tempo para se prepararem, sendo que grande parte dos educandos trabalham durante o dia e realizam o curso a noite, o que afeta significamente o seu tempo de estudo. Algo comum aos dois cursos encontra-se nos erros cometidos atrelado ao registro semiótico algébrico; ambos tem elevados indícios de desconforto em manipular ostensivos e não ostensivos na representação do registro algébrico. Constatamos pelos relatos dos educandos como foi positiva a aplicação dessa metodologia para o processo de estruturação do seu conhecimento, criando uma nova perspectiva sobre o erro, agora sendo entendido com um desequilíbrio a ser superado, não como algo proibido de acontecer no ambiente educacional.
Título do Evento
IVCPPGI-XXSICTI-IIIJE-IIPIBIEX
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e III Jornada de Extensão do IFBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Sidna Gomes de; BRITO, Celso Eduardo. ERROS NA APRENDIZAGEM DE DERIVADAS: UMA ANÁLISE À LUZ DE TEORIAS EM DIDÁTICA DA MATEMÁTICA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/697217-ERROS-NA-APRENDIZAGEM-DE-DERIVADAS--UMA-ANALISE-A-LUZ-DE-TEORIAS-EM-DIDATICA-DA-MATEMATICA. Acesso em: 28/06/2025

Trabalho

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