METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZANDO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA

Publicado em 23/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0307-0

Título do Trabalho
METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZANDO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA
Autores
  • Emilly Gomes Limoeiro
  • Ronaldo Gonçalves Pires
Modalidade
SICTI
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
23/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/695475-metodologias-ativas-utilizando-rotacao-por-estacoes--uma-proposta-para-o-ensino-de-cinetica-quimica
ISBN
978-65-272-0307-0
Palavras-Chave
Ensino de Ciências; Metodologias Ativas; Ensino Híbrido; Cinética Química.
Resumo
Área do Conhecimento: Educação/Ensino-aprendizagem O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um material didático complementar voltado para o ensino de cinética química, no âmbito do Ensino Médio, utilizando metodologias ativas na perspectiva da rotação por estações de trabalho. O propósito principal é oferecer aos professores um guia didático e um módulo de ensino que permitam abordar o conteúdo de cinética química por meio de atividades que engajem os estudantes. A pesquisa adotada baseia-se em uma abordagem qualitativa, incorporando análises bibliográficas, documentais e de discurso. O percurso metodológico inicia-se com um levantamento de fontes bibliográficas e documentos pertinentes, abrangendo as estratégias e abordagens que utilizam metodologias ativas. A subsequente adaptação dessas abordagens à realidade das escolas públicas brasileiras assume um papel crucial, refletindo-se nas orientações metodológicas presentes no guia didático em processo de elaboração. A construção do material didático complementar envolve a aplicação da análise de conteúdo proposta por Bardin, visando à criação de um texto que realce e conecte as unidades de conteúdo e contexto identificadas anteriormente. Com base nessas informações, foram delineados conteúdos específicos de cinética química que se harmonizam com variadas metodologias ativas, abrangendo desde a Sala de Aula Invertida até a Aprendizagem Baseada em Problemas, o Ensino Híbrido, a Cultura Maker e a Gamificação. Este estudo confere importantes contribuições para a compreensão e aplicação de metodologias ativas no ensino de cinética química, proporcionando propostas concretas para a transposição didática. Os módulos educativos em elaboração interligam atividades, experimentos e metodologias ativas, com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa e envolvente. O guia didático resultante desse estudo não apenas apresentará atividades, mas também orientações claras para a sua adaptação às diferentes realidades. Quanto à construção do material didático complementar, o uso da análise de conteúdo de Bardin revelou-se fundamental para extrair os elementos mais relevantes das fontes consultadas. A estruturação do texto didático busca conciliar a apresentação dos conceitos de cinética química com a inserção das metodologias ativas escolhidas, de modo a criar uma experiência de aprendizagem envolvente para os alunos. A articulação entre conteúdo e metodologia visa não apenas transmitir conhecimento, mas também estimular a curiosidade e a participação ativa dos estudantes. Destaca-se, ainda, a elaboração de um módulo específico para a abordagem da cinética química com ênfase na influência da superfície de contato. O uso da Sala de Aula Invertida permite que os estudantes realizem experimentos práticos antes mesmo da exposição teórica, o que tende a aumentar a compreensão e o interesse pelo conteúdo. Além disso, a incorporação de metodologias como Aprendizagem Baseada em Problemas e Ensino Híbrido possibilita uma imersão mais profunda nas interações entre a cinética química e fatores como temperatura, concentração e catalisadores. A abordagem da Cultura Maker, por sua vez, oferece uma oportunidade única para os alunos explorarem a cinética química de forma criativa, com a construção de um protótipo de catalisador automotivo. Essa atividade estimula a experimentação, a colaboração e o pensamento crítico, além de demonstrar as aplicações concretas dos conceitos estudados. Ao unir metodologias ativas, ensino híbrido e abordagens inovadoras, busca-se não apenas transmitir informações, mas também despertar o interesse e a participação ativa dos alunos. A proposta é construir uma experiência de aprendizagem que transcenda a sala de aula, capacitando os estudantes a compreender, questionar e aplicar os princípios da cinética química em contextos do mundo real.
Título do Evento
IVCPPGI-XXSICTI-IIIJE-IIPIBIEX
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e III Jornada de Extensão do IFBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMOEIRO, Emilly Gomes; PIRES, Ronaldo Gonçalves. METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZANDO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/695475-METODOLOGIAS-ATIVAS-UTILIZANDO-ROTACAO-POR-ESTACOES--UMA-PROPOSTA-PARA-O-ENSINO-DE-CINETICA-QUIMICA. Acesso em: 04/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes