UTILIZAÇÕES DE JOGOS DIGITAIS NOS ESTUDOS DA TABELA PERIÓDICA E PROPRIEDADES DA MATÉRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Publicado em 23/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0307-0

Título do Trabalho
UTILIZAÇÕES DE JOGOS DIGITAIS NOS ESTUDOS DA TABELA PERIÓDICA E PROPRIEDADES DA MATÉRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Autores
  • Bianca de Almeida Barros
  • Celso Eduardo Brito
Modalidade
SICTI
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
23/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/692062-utilizacoes-de-jogos-digitais-nos-estudos-da-tabela-periodica-e-propriedades-da-materia--contribuicoes-para-os-pr
ISBN
978-65-272-0307-0
Palavras-Chave
Jogos Digitais; Ensino de Química; Ludicidade.
Resumo
A química é uma disciplina exata e considerada complexa e desafiadora por muitos estudantes, desta forma, com contínuo avanço tecnológico, os educadores vêm reformulando suas práticas e inserindo tecnologia nesse processo para estimular o interesse dos alunos. Assim, esse projeto se propõe a investigar a construção de jogos digitais direcionados para o estudo da Tabela Periódica e Propriedades da Matéria, buscando explorar suas possibilidades para o ensino e para a aprendizagem na educação básica e superior do IFBA, campus Eunápolis e Porto Seguro. Como sustentação teórica nos baseamos na Teoria da Abordagem Instrumental, concebida por Pierre Rabardel (1995), que estabelece que as ações dos sujeitos são determinadas por meio da utilização de instrumentos, destacando-se três elementos principais: o artefato (objeto que o sujeito pode ou não usar apropriadamente), o instrumento (construção que individuo faz com o artefato ao longo do processo de aprendizado) e a Gêneses Instrumental (o processo de transformação de artefato em instrumento). Inicialmente foram estudados conceitos de Game Design, os objetos do saber químico e as plataformas para a construção das ferramentas (Unity e Blender). A Unity, uma plataforma de desenvolvimento de jogos com ênfase na programação em C#, foi utilizada para elaborar mecânicas e ambientações do jogo, enquanto o Blender, um software de modelagem 3D, desempenhou um papel fundamental na animação e caracterização dos personagens selecionáveis pelos jogadores. Prosseguindo, uma pesquisa direcionada ao público-alvo – composto por estudantes da educação básica – foi conduzida por meio de um questionário de 12 perguntas, utilizando a plataforma Google Forms. O resultado foi a obtenção de 48 respostas, sendo 43 delas originárias do público-alvo principal, fornecendo informações cruciais para embasar o desenvolvimento dos artefatos. No jogo da Tabela Periódica, nomeado “Risco Químico”, os jogadores encarnam professores de uma universidade fictícia, escolhendo entre quatro personagens para enfrentar, com base em conhecimentos químicos, uma invasão alienígena. A jogabilidade se desenrola em dois níveis, onde os jogadores coletam os elementos da Tabela Periódica para ganhar experiência e combater os alienígenas. A arma principal é recarregada por meio de quizzes, além disso, há terminais de computador distribuídos pelo ambiente que registram o progresso e oferecem informações sobre os elementos. Em contraste, no jogo focado nas Propriedades da Matéria, os jogadores, como sobreviventes de um acidente aéreo, podem escolher entre dois personagens e precisam aplicar seus conhecimentos sobre o objeto do saber para alcançar uma cidade próxima. Ambientado em uma floresta após o desastre, desafios como utilizar flutuabilidade para cruzar um rio e combustibilidade para desobstruir caminhos são apresentados. Por fim, os jogos criados evidenciam um potencial promissor em termos de contribuições para o processo de aprendizagem. Suas mecânicas educativas visam capacitar os jogadores a exercitarem a memória e o conhecimento dos objetos do saber, além de compreenderem a aplicabilidade prática no mundo real e identificarem os fundamentos dos objetos de estudo (Tabela Periódica e Propriedades da Matéria). Ainda em fase de finalização, os jogos não foram aplicados frente aos estudantes. Desde a concepção, foi dedicado esforço à criação desses jogos como artefatos educacionais lúdicos, visando torná-los aliados valiosos tanto para estudantes quanto para professores da disciplina de Química, esperando que se tornem contribuintes instrumentos da aprendizagem.
Título do Evento
IVCPPGI-XXSICTI-IIIJE-IIPIBIEX
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e III Jornada de Extensão do IFBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARROS, Bianca de Almeida; BRITO, Celso Eduardo. UTILIZAÇÕES DE JOGOS DIGITAIS NOS ESTUDOS DA TABELA PERIÓDICA E PROPRIEDADES DA MATÉRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/692062-UTILIZACOES-DE-JOGOS-DIGITAIS-NOS-ESTUDOS-DA-TABELA-PERIODICA-E-PROPRIEDADES-DA-MATERIA--CONTRIBUICOES-PARA-OS-PR. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

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