O APP GOOGLE EARTH, O ENSINO DE GEOGRAFIA E CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Publicado em 22/01/2024 - ISSN: 2594-5149

Título do Trabalho
O APP GOOGLE EARTH, O ENSINO DE GEOGRAFIA E CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Autores
  • Auriceli de Lima Suzano
Modalidade
Resumo português
Área temática
Infância, Educação e Práticas
Data de Publicação
22/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-estudos-da-infancia-poiesis-e-utopias-356311/703199-o-app-google-earth-o-ensino-de-geografia-e-criancas-em-processo-de-alfabetizacao
ISSN
2594-5149
Palavras-Chave
Ensino de Geografia, Alfabetização, TDIC na sala de aula.
Resumo
As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação são ferramentas que podem auxiliar no dia a dia da vida, assim como oferecem suporte para contribuir na sala de aula com o objetivo de instrumentalizar no ensino de geografia. Neste trabalho apresento um relato de experiência em sala de aula, com crianças de 06 (seis) e 07 (sete) anos, com quem utilizei o aplicativo Google Earth para demonstrar o quanto as crianças em fase de alfabetização expressam e se utilizam de conhecimentos geográficos de forma significativa e espontânea no seu cotidiano. Realizo uma crítica sobre os riscos de uma romantização quanto ao uso das tecnologias de informação e comunicação. O objetivo deste artigo tem a intenção de compartilhar a experiência vivenciada nesta aula com as crianças aqui neste trabalho afim de dialogar sobre a importância, a necessidade, a possibilidade de reconhecer que a Geografia está no dia a dia, presente no mundo das crianças e que a escola tem a possibilidade de trabalhar tais conhecimentos, habilidades, percepções de forma significativa, prazerosa, agradável sutil e amorosa dentro da sala de aula. Descrevo o passo a passo desde a chegada na escola até o momento da utilização do aplicativo, a frustração em não conseguir na primeira aula utilizar o aplicativo, a dificuldade de acessos necessários. Transcrevo as falas das crianças, suas reações enquanto acompanham e visualizam as imagens que o aplicativo Google Earth disponibiliza, durante a aula proposta e realizada. E finalizo apresentando suas atividades de desenhos que expressam as suas espacialidades vivenciadas. Assim, defendo a possibilidade e importância que desde o ensino fundamental I, inclusive em turmas de alfabetização de crianças de 06 (seis) e 07 (sete) anos, temos a oportunidade de desenvolver com as crianças atividades que corroboram para a construção de ideias de alguns dos conhecimentos pertencentes do ensino de geografia. Para realizar esse trabalho acadêmico, busquei fundamentação no autor Jader Janner (2009) e nas autoras Massey (2012), Canto (2018), Girardi (2021) e Tonetto (2022). Na conclusão do texto, foi possível falar sobre a importância da Geografia, da necessidade que temos para trabalharmos Geografia significativa, e as dificuldades para acessar tecnologias. Ressaltando que existem muitas críticas para dialogar, Envolvendo: as dificuldades o que os professores para jantar precisam superar para trabalhar com a Geografia significativa em sala de aula, a importância de ensinar Geografia desde os primeiros anos de escolaridade, dificuldades em utilizar as tecnologias atuais em sala de aula, a o enfrentamento contra a romantização 10 utilização das tecnologias, A necessidade constante de urgência que governos de federal de ano âmbito federal estadual e municipal assumam seus compromissos em investigue valorizar a educação pública.
Título do Evento
IV Congresso de Estudos da Infância: poiesis e utopias
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Congresso de Estudos da Infância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SUZANO, Auriceli de Lima. O APP GOOGLE EARTH, O ENSINO DE GEOGRAFIA E CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.. In: Congresso de Estudos da Infância. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UERJ, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-estudos-da-infancia-poiesis-e-utopias-356311/703199-O-APP-GOOGLE-EARTH-O-ENSINO-DE-GEOGRAFIA-E-CRIANCAS-EM-PROCESSO-DE-ALFABETIZACAO. Acesso em: 24/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes