MIGUEL, BITUCA E A FADA DO GELO MÁGICO: REPRESENTATIVIDADE ÉTNICO-RACIAL E CUIDADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Publicado em 22/01/2024 - ISSN: 2594-5149

Título do Trabalho
MIGUEL, BITUCA E A FADA DO GELO MÁGICO: REPRESENTATIVIDADE ÉTNICO-RACIAL E CUIDADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores
  • Priscila Daniele Ladeira
  • Mônica Correia Baptista
Modalidade
Resumo português
Área temática
Infância, Educação e Práticas
Data de Publicação
22/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-estudos-da-infancia-poiesis-e-utopias-356311/682122-miguel-bituca-e-a-fada-do-gelo-magico---representatividade-etnico-racial-e-cuidado-na-educacao-infantil
ISSN
2594-5149
Palavras-Chave
Relações étnico-raciais, cuidado, educação infantil.
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da representatividade étnico-racial e o cuidado (do corpo e dos afetos) na Educação Infantil a partir de algumas práticas docentes vivenciadas com crianças de 4 e 5 anos em uma unidade de educação infantil federal do interior de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caso, em que foram analisadas práticas docentes voltadas para o cuidado do corpo e dos afetos atravessadas pelas questões étnico-raciais para promoção de uma educação antirracista. Os saberes acadêmicos sobre relações étnico-raciais na infância, apresentados por Oliveira e Abramowicz (2010), Rosemberg (2014) e Araújo e Gomes (2023), as teorias do cuidado abordadas por Tronto (2007) e Montenegro (2005), deram suporte teórico para as discussões tecidas ao longo do texto. Em um movimento de valorização da presença das crianças em textos acadêmicos e a participação das mesmas nos saberes aqui construídos, optou-se por utilizar o nome verdadeiro no título e no corpo do texto deste artigo. Para esta utilização a família foi consultada e autorizou o uso do mesmo. O artigo inicia-se com a apresentação sobre o menino Miguel, do qual fui professora por dois anos na etapa da pré-escola. Em seguida, descreve-se uma das práticas de cuidado do corpo e dos afetos denominada “gelo mágico”, à qual experimentou-se com crianças e adultos durante nossa rotina escolar ao longo de 2022. Dando continuidade aos entrelaçamentos propostos, o trabalho realizado junto às crianças sobre o cantor Milton Nascimento é descrito brevemente. Este trabalho iniciou-se a partir de uma curiosidade despertada pela ida da professora a um show do artista na cidade de Juiz de Fora. O conjunto de experiências decorrentes deste trabalho permitiu o encontro do menino Miguel com o menino Bituca, bem como refletir sobre a importância da representatividade para as crianças negras, sobretudo em espaços escolares. As questões étnico-raciais e as práticas de cuidado na educação infantil podem se entrelaçar nos diferentes tempos e espaços destas instituições. Por meio desta experiência, vimos que cuidar está para além da dimensão física, envolve também os afetos de cada sujeito, e o cuidado com as suas existências. Em se tratando de sujeitos negros, estes afetos podem ser marcados por experiências negativas, de negação de suas identidades étnico-raciais, já na primeria etapa da educação básica. No entanto, com práticas docentes antirracistas e de cuidados, intencionalmente planejadas, as crianças podem vivenciar um conjunto de experiências que valorizem seus saberes e as coloquem em contato com outros sujeitos negros e suas produções, às quais contrariam o imaginário social construído sobre a população negra no Brasil. Esperamos que as discussões aqui apresentados possam ser úteis nos debates sobre os temas e inspirar outras práticas críticas e emancipatórias em instituições de educação infantil na tentativa, mais uma vez, de “reparar nosso ‘mundo’ para que possamos viver nele da melhor maneira possível”, como nos lembra Fischer e Tronto (2007).
Título do Evento
IV Congresso de Estudos da Infância: poiesis e utopias
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Congresso de Estudos da Infância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LADEIRA, Priscila Daniele; BAPTISTA, Mônica Correia. MIGUEL, BITUCA E A FADA DO GELO MÁGICO: REPRESENTATIVIDADE ÉTNICO-RACIAL E CUIDADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. In: Congresso de Estudos da Infância. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UERJ, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-estudos-da-infancia-poiesis-e-utopias-356311/682122-MIGUEL-BITUCA-E-A-FADA-DO-GELO-MAGICO---REPRESENTATIVIDADE-ETNICO-RACIAL-E-CUIDADO-NA-EDUCACAO-INFANTIL. Acesso em: 21/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes