EMOCIONARTE: EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Publicado em 22/01/2024 - ISSN: 2594-5149

Título do Trabalho
EMOCIONARTE: EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores
  • Karla da Costa Seabra
  • Nicolli Floriano Silva Ferreira
  • Laura Estevam de Oliveira
Modalidade
Resumo português
Área temática
Infância e Arte
Data de Publicação
22/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-estudos-da-infancia-poiesis-e-utopias-356311/681048-emocionarte--educacao-socioemocional-em-escolas-publicas-de-educacao-infantil
ISSN
2594-5149
Palavras-Chave
educação socioemocional, educação infantil, formação continuada de professores, competências socioemocionais
Resumo
As competências socioemocionais estão relacionadas a diversos constructos, como as habilidades sociais e emocionais e a regulação emocional. Compondo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), devem estar inseridas no currículo de escolas públicas e privadas de educação básica brasileiras. Isto porque compreende-se que a educação precisa objetivar o desenvolvimento integral do aluno, considerando os aspectos emocionais, sociais e cognitivos. Assim, considerando que as habilidades socioemocionais contribuem positivamente para a saúde mental, o bem-estar do sujeito, e que a escola pode fazer parte da rede de proteção da criança e tem papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, social e emocional, torna-se imprescindível pensar em programas e projetos de educação socioemocional no contexto escolar. O Projeto Emocionarte, o qual oferta educação socioemocional na Educação Infantil, tem por objetivo favorecer que as crianças identifiquem, nomeiem, regulem e expressem de forma mais assertiva as suas emoções, melhorando a qualidade das interações. Participam do Projeto crianças de quatro e cinco anos matriculadas na Rede Municipal de Queimados e a respectiva equipe pedagógica. Até o momento o Projeto foi realizado em três unidades escolares e tivemos a participação de 211 crianças. Os responsáveis assinaram o termo de consentimento e, após o assentimento das crianças, foram realizados oito encontros semanais de trinta minutos com grupos de até doze crianças, durante o turno escolar. Nos encontros foram realizadas atividades lúdicas que levaram a identificação, o reconhecimento das expressões faciais e dos sintomas fisiológicos, e as estratégias de autorregulação das emoções básicas (alegria, medo, raiva, tristeza, nojo e amor). Além disso, foram realizadas capacitações com os professores sobre desenvolvimento socioemocional e eles foram convidados a participarem das atividades em sala de aula com o intuito de darem continuidade ao processo de formação emocional dos participantes. Para avaliar o impacto nos alunos após as oito oficinas, os professores preencheram um questionário no início e no final do projeto, para entendermos e analisarmos os principais efeitos no cotidiano das crianças. Resultados atuais dos formulários mostram que todos os professores relataram considerável melhora na forma com que as crianças estão lidando e expressando as suas emoções após as oito oficinas, assim como relataram o uso de técnicas de autorregulação pelas crianças. Considerando a importância do desenvolvimento socioemocional e o contexto de vulnerabilidade do município em que o Projeto é ofertado, compreende-se a importância da educação socioemocional desde a Educação Infantil, favorecendo a alfabetização emocional, prevenindo contra formas prejudiciais de expressão das emoções e contribuindo com a formação de repertórios de regulação emocional mais adaptativos.
Título do Evento
IV Congresso de Estudos da Infância: poiesis e utopias
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Congresso de Estudos da Infância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SEABRA, Karla da Costa; FERREIRA, Nicolli Floriano Silva; OLIVEIRA, Laura Estevam de. EMOCIONARTE: EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL.. In: Congresso de Estudos da Infância. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UERJ, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-estudos-da-infancia-poiesis-e-utopias-356311/681048-EMOCIONARTE--EDUCACAO-SOCIOEMOCIONAL-EM-ESCOLAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO-INFANTIL. Acesso em: 20/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes