POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: ANÁLISE DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) E DO CURSO PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER

Publicado em 22/01/2024 - ISSN: 2594-5149

DOI
10.29327/1359453.4-1  
Título do Trabalho
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: ANÁLISE DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) E DO CURSO PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER
Autores
  • Andreia Jorge da Silva Dias
Modalidade
Resumo português
Área temática
Infância e Política
Data de Publicação
22/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-estudos-da-infancia-poiesis-e-utopias-356311/680927-politicas-publicas-para-formacao-continuada-de-professores-alfabetizadores--analise-do-pacto-nacional-pela-alfabe
ISSN
2594-5149
Palavras-Chave
Alfabetização, Formação Docente, Políticas Públicas.
Resumo
O presente trabalho apresenta parte da pesquisa em andamento a nível de dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE), cujo objetivo é identificar e compreender as estratégias das políticas públicas para formação continuada de professores alfabetizadores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise documental, com aporte teórico-metodológico pautado nos conceitos da pedagogia histórica-crítica, fundamentada pelo materialismo histórico-dialético da teoria marxiana, a fim de apreender o objeto anunciado a partir de suas contradições históricas. O material empírico selecionado para este estudo, corresponde a análise documental que instituíram o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2013) e o curso Práticas de Alfabetização (2020). Por concebermos, a proposta da formação continuada como um artefato cultural que organiza, informa e produz sentido sobre a alfabetização, também analisaremos os materiais disponibilizados no processo formativo, bem como estabelecer diálogos científico com trabalhos acadêmicos que abordam a temática. No processo investigativo, seguiremos as orientações de Evangelista, Shiroma e Moraes (2002), que destaca a necessidade de identificar o conteúdo da política para além do que está escrito no texto legal, pois ela é composta pelo que ficou ausente do texto e pelo contexto de sua implementação. Os resultados preliminares indicam muitas fragilidades nos programas de formação continuada para professores alfabetizadores, como: reducionismo teórico, prático e conceitual de alfabetização. Em sua maioria, a concepção de linguagem não possibilita uma articulação com experiências concretas das crianças, as quais poderiam constituir recursos valiosos para o ensino da leitura e escrita. Além da pouca articulação de um percurso metodológico com bases teóricas de filiação filosófico-epistemológica convergentes. Constata-se, ainda, fragilidades na formação docente inicial, essa se firma como o maior campo de investimentos privados, potencializados os lucros pela preponderância da modalidade de ensino a distância. Nesta lógica mercadológica, o professor é visto como um aprendiz, portanto não é necessária uma formação inicial longa e sólida, pois vai se constituindo por meio de treinamento e cumpre apenas o papel de executor ou aplicar de um projeto de governo, ou seja, precarizam a formação inicial para balizar os discursos que desqualificam a atuação desses trabalhadores, necessitando constantemente de capacitações e formação em serviço.
Título do Evento
IV Congresso de Estudos da Infância: poiesis e utopias
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Congresso de Estudos da Infância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

DIAS, Andreia Jorge da Silva. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: ANÁLISE DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) E DO CURSO PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER.. In: Congresso de Estudos da Infância. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UERJ, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-estudos-da-infancia-poiesis-e-utopias-356311/680927-POLITICAS-PUBLICAS-PARA-FORMACAO-CONTINUADA-DE-PROFESSORES-ALFABETIZADORES--ANALISE-DO-PACTO-NACIONAL-PELA-ALFABE. Acesso em: 16/07/2025

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