MASCULINIDADES E FEMINILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO

Publicado em 22/01/2024 - ISSN: 2594-5149

Título do Trabalho
MASCULINIDADES E FEMINILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO
Autores
  • Camila Trigo Matos
  • ANTONIO MARCOS DE SOUSA BARBOSA MIRANDA
  • Clara Vianna De Paula Vidal
Modalidade
Resumo português
Área temática
Infância, Educação e Práticas
Data de Publicação
22/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-estudos-da-infancia-poiesis-e-utopias-356311/671252-masculinidades-e-feminilidades-na-educacao-infantil--um-olhar-critico-sobre-a-construcao-das-identidades-de-gener
ISSN
2594-5149
Palavras-Chave
Estudos da Infância, Gênero, Educação Infantil
Resumo
Resumo: Neste texto, buscamos compreender a construção das identidades de gênero na infância. Partimos da seguinte questão “como as identidades de gênero são cotidianamente construídas, vivenciadas e apropriadas por crianças e adultas/os na Educação Infantil?” Para discutir esta e outras questões, revisitamos os estudos de Connel e Pearse (2015), em articulação com a teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1931), para analisar alguns trabalhos recentes que sintetizaram as complexas relações de gênero na Educação Infantil. O desenvolvimento humano acontece com a transformação das funções elementares em funções psicológicas superiores. Essas funções são de origem cultural e dependem da/o Outra/o e do meio para se desenvolverem (VIGOTSKI, 1931). O mesmo ocorre com a construção de gênero para cada pessoa. A percepção sobre o gênero se constrói a partir de múltiplos fatores, que envolvem as características biológicas dos corpos, bem como as significações culturais construídas sobre esses. O corpo passa por um processo de corporificação social, ou seja, através das práticas sociais acontecem as construções das feminilidades e das masculinidades (CONNELL, PEARSE, 2015). Assim, podemos pensar a corporificação como parte das vivências das pessoas, em nosso caso, as crianças. As vivências são consideradas a síntese da dialética entre a pessoa/meio (VIGOTSKI, 2018). Connell e Pearse (2015) também argumentam que gênero é uma categoria relacional, ou seja, depende do Outro. Não se pode desconsiderar que o cotidiano da Educação Infantil é organizado por mulheres e, nesse sentido, tal organização passa a ser concebida a partir do universo feminino. Assim as primeiras representações de masculino e feminino com as quais as crianças se defrontam no contexto da Educação Infantil, são produzidas via representações de mulheres. (AFONSO, 1995; LESSA, BUSS-SIMÃO, 2021). Ademais, quando há a presença masculina, esta pode ser vista trazendo novas possibilidades (masculinidades alternativas), mas também de maneira hegemônica - como o padrão dominante e privilegiado em uma sociedade que desvaloriza outras formas de masculinidades (CONNELL, 2016). Algumas pesquisas (NEVES, 2008; SILVA, LUZ, 2012; SANTOS, SILVA, 2020; entre outros) sugerem que o ambiente que cerceia e segrega meninos e meninas em brincadeiras e atividades orientadas por estereotipias de gênero, também permite a desconstrução/reconstrução de vivências que transcendem as feminilidades e masculinidades e tantos outros binarismos construídos a partir as diferenças de gênero. Nesse sentido, Connel (2016) apresenta a exclusão que os meninos têm nos momentos de cuidados educativos. Tal fato foi observado por Neves (2008) e Silva e Luz (2010), que nos mostram a necessidade de uma Educação Infantil antissexista, anticlassista e antirracista. Desse modo, pensar as relações de gênero traz a possibilidade de (des)construirmos diversas formas de entender a sociedade na qual as crianças e nós estamos inseridos.
Título do Evento
IV Congresso de Estudos da Infância: poiesis e utopias
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Congresso de Estudos da Infância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MATOS, Camila Trigo; MIRANDA, ANTONIO MARCOS DE SOUSA BARBOSA; VIDAL, Clara Vianna De Paula. MASCULINIDADES E FEMINILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO.. In: Congresso de Estudos da Infância. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UERJ, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-estudos-da-infancia-poiesis-e-utopias-356311/671252-MASCULINIDADES-E-FEMINILIDADES-NA-EDUCACAO-INFANTIL--UM-OLHAR-CRITICO-SOBRE-A-CONSTRUCAO-DAS-IDENTIDADES-DE-GENER. Acesso em: 06/05/2025

Trabalho

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