CYBERBULLYING E QUADRINHOS: UMA ALTERNATIVA DE ENFRENTAMENTO E COMBATE À VIOLÊNCIA ESCOLAR, ATRAVÉS DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO - NTICS.

Publicado em 22/01/2024 - ISSN: 2594-5149

Título do Trabalho
CYBERBULLYING E QUADRINHOS: UMA ALTERNATIVA DE ENFRENTAMENTO E COMBATE À VIOLÊNCIA ESCOLAR, ATRAVÉS DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO - NTICS.
Autores
  • Waleska Silva.
Modalidade
Resumo português
Área temática
Infância, Educação e Práticas
Data de Publicação
22/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-estudos-da-infancia-poiesis-e-utopias-356311/671236-cyberbullying-e-quadrinhos--uma-alternativa-de-enfrentamento-e-combate-a-violencia-escolar-atraves-do-uso-das-no
ISSN
2594-5149
Palavras-Chave
Escola do século XXI, Educação dialógica, Bullying, Cyberbullying, HQs no ensino.
Resumo
Este trabalho objetiva ser uma contribuição, aos estudos sobre infância, juventude práticas educacionais e violência escolar. Para tanto, realiza um levantamento de informações sobre bullying e cyberbullying, almejando através da literatura de quadrinhos desvendar novas possibilidades de enfrentamento à essas situações. O referencial teórico que embasa este trabalho, parte da premissa de que a escola deve se arquitetar como um lugar de acolhida, diálogo, amor e paz. Destacando a relevância da troca de saberes, no cotidiano escolar, para a constituição de uma sociedade mais justa e igualitária. A metodologia deste trabalho, perpassa por estudos em fontes secundárias e observação participante, em meio ao ambiente escolar. Conclui que o respeito à diversidade, inerente as práticas educacionais, sobretudo na infância, consiste em uma das alternativas, para a superação de um mundo de exclusão e, consequentemente, de tristezas e desencantos. Onde, o professor, do século XXI, deve se configurar como um profissional que estimula a criação do conhecimento. Não sendo mais, um transferidor deste, como se via na educação bancária, de Paulo Freire. Nesse sentido, urge que os docentes alertem os estudantes sobre os perigos e ameaças que as novas tecnologias podem apresentar, como riscos, aos seus usuários. Se constituindo como mediadores de um saber que oriente, os educandos, sobre os perigos do lado sombrio da internet. Buscando assim, pontes e caminhos para o engendramento de uma educação voltada para a cultura da paz, e que seja essencial para se reduzir as práticas de Bullying e Cyberbullying, nas escolas e, consequentemente, no mundo atual. Sendo assim, sugere a utilização da literatura dos quadrinhos, como possibilidade de enfrentamento ao cyberbullying e à violência escolar, principalmente, em virtude das características que este gênero literário propõe, essencialmente, por conta da utilização da imagem. Por constituir uma literatura dinâmica e lúdica, a utilização das HQs na Educação, visando o combate as práticas de violência escolar, possibilitam a compreensão sobre este problema, através da sensibilização e desenvolvimento da criticidade. Onde a utilização das Histórias em Quadrinhos, a partir, principalmente, da possibilidade de interação, imaginação, reflexão e diálogo, em sala de aula, propõe-se a ser uma ferramenta, importantíssima para que os educandos, possam arquitetar suas identidades afetos à tolerância, ao respeito, à harmonia e à convivência pacífica com todos, desde as mais tenras idades educacionais. Por fim, conclui que a escola deve se constituir como um lugar de paz e de todos. Favorecendo o desenvolvimento de uma didática inovadora, que de fato, prepare os seus estudantes para o mundo do trabalho e para a vida. Onde, o respeito à infância, consubstanciado pela intermediação de saberes através de práticas pedagógicas dialógicas, tornam-se essenciais. Pois, permitem o desenvolvimento da escuta e da oralidade, por meio de uma didática inovadora e flexível. E, que contribui para o sucesso dos processos de ensino-aprendizagem e Educação contemporânea.
Título do Evento
IV Congresso de Estudos da Infância: poiesis e utopias
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Congresso de Estudos da Infância
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA., Waleska. CYBERBULLYING E QUADRINHOS: UMA ALTERNATIVA DE ENFRENTAMENTO E COMBATE À VIOLÊNCIA ESCOLAR, ATRAVÉS DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO - NTICS... In: Congresso de Estudos da Infância. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UERJ, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-estudos-da-infancia-poiesis-e-utopias-356311/671236-CYBERBULLYING-E-QUADRINHOS--UMA-ALTERNATIVA-DE-ENFRENTAMENTO-E-COMBATE-A-VIOLENCIA-ESCOLAR-ATRAVES-DO-USO-DAS-NO. Acesso em: 02/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes