OS IMPACTOS DO NEURO-HORMÔNIO MELATONINA NO DESEMPENHO ACADÊMICO

Publicado em 09/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1035-1

Título do Trabalho
OS IMPACTOS DO NEURO-HORMÔNIO MELATONINA NO DESEMPENHO ACADÊMICO
Autores
  • Laura Saurin
  • Ana Paula Zielinski Conforto
  • Ana Laura Feldmann Koefender
  • felipe yoiti periolo ogassawara
  • Valentina Maria Paggi
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Categoria 1: Iniciantes - Ciclo básico (categoria obrigatória caso 50% + 1 dos autores estiverem no ciclo básico - 1º e 2º ano)
Data de Publicação
09/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-congresso-academico-de-medicina-da-universidade-positivo-iv-camup-448428/892495-os-impactos-do-neuro-hormonio-melatonina-no-desempenho-academico
ISBN
978-65-272-1035-1
Palavras-Chave
aprendizado, cognição, ciclo-circadiano, memória, sono
Resumo
NTRODUÇÃO: A melatonina, sintetizada e secretada pela glândula pineal, é um importante regulador do ciclo circadiano e, consequentemente, da qualidade do sono e restauração da energia cerebral. Tal função influencia na memória, no foco e na compreensão do conteúdo e, à vista disso no rendimento acadêmico de estudantes de diferentes idades. OBJETIVO: Estabelecer uma relação entre as taxas de melatonina e o desempenho acadêmico de estudantes. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão integrativa nas bases de dados PubMed, Lilacs e Scielo, no período de 2018 e 2024. Foram excluídos artigos relacionados a idosos, sistema genital feminino, autismo, botânica, antioxidantes e câncer, como também artigos pagos. Foram utilizados como critérios de inclusão, artigos que se associam com as taxas de melatonina com o desempenho intelectual, memória e sono produzido. Para isso, foram utilizados os seguintes descritores, associados pelo conector and em duplas (Lilacs) ou em trincas (PubMed e Scielo): melatonina, aprendizado, sono e memória. RESULTADOS: Com base nos critérios adotados, foram selecionados 11 artigos para a revisão. Apesar de alguns não terem usado a coleta de melatonina noturna para a análise, os resultados corroboram para a sustentação da dependência do desempenho estudantil e da memória com a melatonina. Uma vez que a incidência da luz azul inibe a síntese de melatonina, para que houvesse uma melhor noite de sono, foi sugerido que para uma melhor noite de sono, o indivíduo deveria ter um menor contato com essa luz antes de adormecer. Outrossim, como cada indivíduo possui um ciclo circadiano diferente, uma adaptação a ele levaria a uma melhoria no descanso e consequentemente no aprendizado, segundo artigos realizados no período da pandemia do COVID. CONCLUSÃO: O baixo valor de melatonina endógena afeta a qualidade de memorização, já que a insônia resultante por essa taxa do hormônio, induz o estudante a um baixo desempenho cognitivo. Outro agente que aflige a vida acadêmica é a luz azul, que afeta a síntese da melatonina e, consequentemente, o funcionamento do ciclo circadiano.
Título do Evento
IV Congresso Acadêmico de Medicina da Universidade Positivo (IV CAMUP)
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do congresso acadêmico de medicina da Universidade Positivo
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SAURIN, Laura et al.. OS IMPACTOS DO NEURO-HORMÔNIO MELATONINA NO DESEMPENHO ACADÊMICO.. In: Anais do congresso acadêmico de medicina da Universidade Positivo. Anais...Curitiba(PR) UP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-academico-de-medicina-da-universidade-positivo-iv-camup-448428/892495-OS-IMPACTOS-DO-NEURO-HORMONIO-MELATONINA-NO-DESEMPENHO-ACADEMICO. Acesso em: 05/05/2025

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