COMPLICAÇÕES OBSTÉTRICAS ASSOCIADAS À OBESIDADE MATERNA: RISCOS E DESAFIOS ENFRENTADOS POR MULHERES OBESAS DURANTE A GRAVIDEZ.

Publicado em 09/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1035-1

Título do Trabalho
COMPLICAÇÕES OBSTÉTRICAS ASSOCIADAS À OBESIDADE MATERNA: RISCOS E DESAFIOS ENFRENTADOS POR MULHERES OBESAS DURANTE A GRAVIDEZ.
Autores
  • Isabella Machado Barby
  • giulia ferreira tonon
  • Pedro Henrique Pereira Conrradini
  • Julia Agibert Rohnelt
  • Maria Luísa Gobbi Longhi
  • Lara de Oliveira Petry
  • Alexandre Serafim
  • gianna cattoni araldi
  • Sabrina Barancelli Pereira
  • Giovana Pomin Barros Sachetim
  • Lissa Ayumi Aihara
  • Amanda Terres Fausto
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Categoria 4: Revisão de literatura - aberto para todos os ciclos
Data de Publicação
09/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-congresso-academico-de-medicina-da-universidade-positivo-iv-camup-448428/887611-complicacoes-obstetricas-associadas-a-obesidade-materna--riscos-e-desafios-enfrentados-por-mulheres-obesas-durant
ISBN
978-65-272-1035-1
Palavras-Chave
Ginecologia; Obstetrícia; Obesidade; Complicações; Pré-eclâmpsia; Aborto; Diabetes gestacional; Comorbidades; Riscos
Resumo
Introdução: A obesidade é uma das doenças mais emergentes nos últimos séculos, sendo ela uma doença crônica e multifatorial que se define como aumento do tecido adiposo. Ocorre maior risco de desenvolvimento de doenças obstétricas durante a gestação em mulheres obesas, incluindo subfertilidade, perda precoce da gravidez e resultados indesejáveis durante a gravidez como pré-eclâmpsia, diabetes e entre outras. Objetivo: Observar e descrever as principais dificuldades e complicações durante a gestação de uma mulher com obesidade buscando salientar a importância do cuidado com o peso materno durante este período. Método: Realizou-se uma revisão bibliográfica por meio da base de dados PubMed. Os descritores utilizados foram “Obesity”, “Pregnancy” e “Complications”, sendo selecionados 7 artigos em inglês publicados entre 2020 e 2024 que contenham revisões e ensaios clínicos sobre o tema. Resultados: O IMC materno torna-se um determinante conhecido para complicações como o risco de aborto espontâneo no primeiro trimestre da gravidez, o aumento de risco de natimortos principalmente em pacientes obesas mórbidas ao engravidar e a perda de peso durante a gestação reduz significativamente esse risco. Além disso, a obesidade também é um fator de risco para morte materna no período perinatal. As doenças gestacionais mais conhecidas e discutidas são a pré-eclâmpsia e a diabetes gestacional que caracterizam-se como condições de alto potencial de morbidade, ameaçando a vida da mãe e do feto. Outras doenças com menor taxa de mortalidade mas que são vivenciadas por uma alta proporção de mulheres grávidas e incluem azia e disfunção da sínfise púbica e possivelmente uma síndrome da cintura pélvica que persiste além do parto do bebê. Durante o parto, o ganho de peso aumenta a probabilidade de parto prematuro e parto por cesárea, além da maior necessidade de indução ao trabalho de parto nessas mulheres e três vezes mais probabilidade do que mulheres com peso normal de necessitar de uma cesárea de emergência. O risco de hemorragia pós-parto mostrou-se acima de duas vezes superior em mulheres obesas. Conclusão: O aconselhamento pré-gestacional e gestacional incluindo cálculo de IMC, acompanhamento, otimização do peso, triagem de comorbidades e tratamento de transtornos alimentares além de estímulos à atividade física se torna essencial para essas mulheres para modificação dessas complicações, embora, para que sejam bem-sucedidas na atenção primária, será necessário investimento tanto no treinamento de profissionais de saúde quanto na entrega de intervenções adequadas às necessidades de mulheres individuais.
Título do Evento
IV Congresso Acadêmico de Medicina da Universidade Positivo (IV CAMUP)
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do congresso acadêmico de medicina da Universidade Positivo
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBY, Isabella Machado et al.. COMPLICAÇÕES OBSTÉTRICAS ASSOCIADAS À OBESIDADE MATERNA: RISCOS E DESAFIOS ENFRENTADOS POR MULHERES OBESAS DURANTE A GRAVIDEZ... In: Anais do congresso acadêmico de medicina da Universidade Positivo. Anais...Curitiba(PR) UP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-academico-de-medicina-da-universidade-positivo-iv-camup-448428/887611-COMPLICACOES-OBSTETRICAS-ASSOCIADAS-A-OBESIDADE-MATERNA--RISCOS-E-DESAFIOS-ENFRENTADOS-POR-MULHERES-OBESAS-DURANT. Acesso em: 03/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes