DESIGN SOCIALMENTE ENGAJADO COMO IDEOLOGIA E A ALIENAÇÃO DO TRABALHADOR DESIGNER

Publicado em 25/04/2024 - ISBN: 978-65-272-0422-0

Título do Trabalho
DESIGN SOCIALMENTE ENGAJADO COMO IDEOLOGIA E A ALIENAÇÃO DO TRABALHADOR DESIGNER
Autores
  • matheus augusto cannone miranda da silva
  • Denise Portinari
Modalidade
Artigo
Área temática
Design, arte e novos modos de debates políticos
Data de Publicação
25/04/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-coloquio-de-pesquisa-em-design-e-arte/706079-design-socialmente-engajado-como-ideologia-e-a-alienacao-do-trabalhador-designer
ISBN
978-65-272-0422-0
Palavras-Chave
Design Social, Design Ativismo, Ideologia.
Resumo
Esse artigo propõe introduzir, através de um debate teórico crítico, um estudo sobre as particularidades do Campo do Design, no contexto do capitalismo tardio, isto é no neoliberalismo, que tem como uma de suas principais características a possibilidade de cooptar anseios e desejos políticos de seus trabalhadores, isto é, dos designers, a partir de um conjunto de ideologias próprias fundamentadas nas práticas gestoriais e projetivas do Design Thinking e do “Usuarismo”. Buscamos demonstrar como as práticas que nomeamos de “Design Socialmente Engajado” (como Design para Inovação Social e Design Ativismo), operam ideologicamente ao cooptar todo o horizonte político dos seus trabalhadores direcionando estes anseios e desejos para a realização de um trabalho produtivo de comodificação da ação e do pensamento político para produção de mercadorias. Discutiremos aqui as características gerais da produção do Campo do design na conjuntura sócio produtiva contemporânea e buscamos, com a ajuda de estudos recentes, situar alguns elementos ideológicos neoliberais da prática do design atual. Ao identificarmos estes elementos ideológicos nas obras fundantes do Design Ativismo e do Design para Inovação Social, indagamos sobre a possibilidade destas correntes configurarem uma cooptação dos anseios e desejos políticos destes profissionais do Campo para a reprodução do capitalismo e não para a transformação social.
Título do Evento
IV Colóquio de Pesquisa em Design e Arte. Arte, design, (re)invenção política e transformação social
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Colóquio de pesquisa em Design e Arte: arte, design, (re)invenção política e transformação social
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, matheus augusto cannone miranda da; PORTINARI, Denise. DESIGN SOCIALMENTE ENGAJADO COMO IDEOLOGIA E A ALIENAÇÃO DO TRABALHADOR DESIGNER.. In: Colóquio de pesquisa em design e arte: arte, design, (re)invenção política e transformação social. Anais...Fortaleza(CE) UFC, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-coloquio-de-pesquisa-em-design-e-arte/706079-DESIGN-SOCIALMENTE-ENGAJADO-COMO-IDEOLOGIA-E-A-ALIENACAO-DO-TRABALHADOR-DESIGNER. Acesso em: 21/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes